Mah Roez::Infelizmente, o que era pra ser só um hobby saudável, agora está se tornando mais um mercado em expansão que visa somente lucros, altos lucros, quanto mais melhor!
O ramo de jogos de tabuleiro está entrando no mesmo buraco em que a cinematografia, a música e os streamings entraram.
Um buraco lamacento, obscuro, onde se produz cada vez mais "arte" sem qualidade, sem profundidade e sem conteúdo.
P.S.: A crítica não é direcionada a nenhuma editora, mas ao mercado dos board games como um todo.
Não acho nem de longe que o mercado de boardgame está nesse buraco obscuro como diz. Eu sou desconfiado com jogos de franquia, como Senhor dos Aneis e Star Wars, pq esses claramente foram criados na intensão de surfar no hype dos filmes e séries.
Tirando isso, sempre tem espaço pra criatividade e novos jogos com ideias pelo menos interessantes. Quer um exemplo? ISS Vanguard, que já foi anunciado pela Meeple BR. Qual o traço inovador dele? Você tem um fichario de 9 bolsos que representa as partes e tripulantes da sua nave.
Claro que isso não isenta o ponto de que faz parte de um mercado que visa lucro. E na boa, existe algum mercado que não seja visado em lucro? Se não lucrasse, nem existiria o mercado. E se existe mercado, existe oportunidade, principalmente pro pessoal que sonha em criar e divulgar seu próprio jogo (tipo eu).
Desculpe por discordar, mas o mercado de boardgame não é obscuro como diz, está mais pra cinzento ou colorido em tons pastéis.