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  4. Star Wars Deckbuilding, um bom começo pra um jogo que pode crescer bastante

Star Wars Deckbuilding, um bom começo pra um jogo que pode crescer bastante

Star Wars: The Deckbuilding Game
  • avatar
    DrGrayrock25/05/23 13:30
    avatar
    DrGrayrock
    25/05/23 13:30
    2263 mensagens MD

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsmrHYO3B5cmtywr-E0C-wqtbJFc9oWuixMGh0deYou0nC54IAAbepY4EjcRM6HjbGR3_r9qENl7t8SzgooGdjslM-_vux5Ez0LZYeRkgxy5FiMQ9bBbZ2JzwNmI_7jhJ7bfwaxIQbfp9mk2RDIJLBJTghHVKTi_Hw_PGHcnwAdkpYUy4YNIy-Ucb1/w640-h416/!!Logo_E%20ai%20tem%20jogo2.jpg


    Em Star Wars : The Deckbuilding Game dois jogadores lutam com Rebeldes ou Império pela ordem da galáxia defendendo suas bases com naves e se utilizando da Força junto com os personagens clássicos dessa franquia tão querida.


    Cada jogador vai escolher no início da partida um dos lados (Rebelde ou Império) para então pegar o seu deck inicial e suas bases colocando a base inicial por cima das outras.


    Depois embaralhamos o deck principal que será composto de cartas Rebeldes, cartas Imperiais e Mercenários em que abrimos 6 para um mercado principal que vai fazer com que seu deck pessoal vá ficando cada vez mais poderoso conforme você vai comprando novas cartas.



    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhA3aTZpKPs2f3kIlfecucO5w8RSmi2P0oVVN1O6xT4Kig8IJoB2ZtQu2IhzM7CXi7Mm_kBSKjkziq2uNbZDoZN52WGWDm2-Nr-RQcBcajoJwGxIyvKjvPum_plxtAStH58HiEDRwAaxFqA767696ayiVmmGE5kW5Xq-XRVsrLHSpD1GlLbETzZ_j6b/w640-h480/2023-05-22%2016.29.34.jpg
    O mercado e a trilha da Força são elementos importantes do jogo.



    Além das cartas temos também a trilha da Força que começa inicialmente mais forte do lado Rebelde mas devido a ações das cartas vai alternar bastante durante a partida e é importante para ativar determinadas ações além de garantir um recurso extra na hora de comprar cartas.


    O turno do Star Wars Deckbuilding é bem parecido com a maioria dos jogos com essa mecânica, você tem 5 cartas na mão e vai utilizá-las para comprar novas cartas ou atacar a base adversária ou cartas na trilha de compra.


    Os jogadores podem comprar na trilha de compra cartas da sua facção ou mercenários, essas cartas vão para o descarte para posteriormente virem pra sua mão para serem utilizadas.



    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgR5yX1wD5IzJzevcktvfBempGbb35tsnjVxuNJf_rCIcMZo_PqhCrRRng-9hhp3HQJVwkpNcam8WUdinsbx6cdLM-KLG6n8YxTN0cAuM9SOpmfk67dk1IB6n5-dAMd8xzNCC6m0aWO3eImKj_6T96yMoLtX1pWCjps-f6MHB75tacVMS0IPV2fQonw/w640-h480/2023-05-22%2016.30.29.jpg
    As cartas que vem na sua mão ditam as ações no seu turno.



    O diferencial aqui é que você pode atacar as cartas adversárias, isso faz com que o outro lado não consiga comprar determinada carta e ainda te garante uma recompensa legal para usar no seu turno.

    O objetivo do jogo é destruir 3 bases adversárias, para isso você vai usar cartas com força de ataque para infringir dano à elas, a primeira base é fraquinha mas à partir da segunda elas tem mais pontos de vida e também poderes especiais que serão usados.


    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCvjbXI6-rVLiSWSfB-mBOC3TgE5N-3HoAX_7ywrPJJFwlwwwRxx-etMJpOASgpTAcTE4ssUC3a1BxeuqdLEOMwzcHtMogOg14UGh7pFC3SVFbsAwOBLP83pjy0rfaSFszDV7mrG7YJSdsjW49wg9epTMD1ZH-kUwrxuuJNL4-vgMBemCTRdtvs-hZ/w640-h480/2023-05-22%2016.29.43.jpg
    Você tem cartas Rebeldes ou Imperiais que podem ser compradas ou atacadas.


    Na trilha de compra além de personagens e naves básicas também estão as Naves Capitais que ajudam na defesa das bases sofrendo os danos antes que eles cheguem a elas.

    Assim que um dos lados destruir a terceira base adversária a partida termina com a vitória de quem destruiu as três primeiro.

    Star Wars Deckbuilding Game
    é bacana, tem uma pegada bem similar ao Star Realms (que é um jogo que eu adoro), mas ainda tem coisas para se ajustar pois rola de o mercado favorecer muito um dos lados e isso prejudicar na hora de você montar seu deck, mas é um daqueles jogos que já nasceram com cara de que vão ter várias expansões, então tem espaço pra crescer.


    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdtYOYFQyrX29OJCPeMNIAEjL3BDdTYsUewGwDxz1dKzwBlejZbPhiPa0hjewmALxsYfFEejnyoTegEQw0sqJVEvyhCge841P_s6JaHrhy3kjyXWeiXhjm0lzwRcq7F4mh_piePpfjAR-bLHaXxix-RpWgI4T16pEB71TdHaPg2Fd1OWymHx-dhIBk/w640-h480/2023-05-22%2017.00.13.jpg
    Mas o objetivo é tentar atacar as bases adversárias que podem ser defendidas por Naves Capitais.

     
    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkzH6Pi1dxcqjp6t2A327GXqVpMV_l-XVHGkRyULqcdWHtbdvm1wioi6KTaXvuLSCYUXz7D0DlhoY2qN1xx_SnMnz0mIrluxNpefEW1lNYHpprdOTBnGDDsyWhU98f7h7ThOx3xubE6JUaPZ3HELuKY38jqQBtDrqPPdFtUeLwpffPEU12rlELxq_l/w640-h112/sleeves_boardgame_bucaneiros_e_ai_tem_jogo_protetor-_carta.jpg



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    Comentários:

  • irsigor
    218 mensagens MD
    avatar
    irsigor25/05/23 14:31
    irsigor » 25/05/23 14:31

    "mas ainda tem coisas para se ajustar pois rola de o mercado favorecer muito um dos lados e isso prejudicar na hora de você montar seu deck"


    Então rola um desbalanceamento no mercado? ou a aleatoridade pode pesar para um dos lados? 

    1
  • DrGrayrock
    2263 mensagens MD
    avatar
    DrGrayrock25/05/23 14:42
    DrGrayrock » 25/05/23 14:42

    irsigor::"mas ainda tem coisas para se ajustar pois rola de o mercado favorecer muito um dos lados e isso prejudicar na hora de você montar seu deck"


    Então rola um desbalanceamento no mercado? ou a aleatoridade pode pesar para um dos lados? 

    A aleatoriedade pode pesar... E aí o outro lado tem mais dificuldade de performar uma vez que o deck base privilegia recursos de compra (7 cartas contra 2 de ataque e uma "coringa"), então se não aparece nada pra você comprar fica difícil arrumar o deck...

    2
  • gtisot
    236 mensagens MD
    avatar
    gtisot25/05/23 15:08
    gtisot » 25/05/23 15:08

    DrGrayrock::"...mas é um daqueles jogos que já nasceram com cara de que vão ter várias expansões, então tem espaço pra crescer."


    Eu tinha muito interesse nesse jogo, mas essa pegada da Fantasy Flight de entregar um jogo OK, já pensando nas expansões desde o princípio como modelo de negócio, é algo que me afasta completamente. Larguei os videogames justamente por causa do número cada vez maior de jogos pay-to-win, game as a service, micro transações, DLCs pagas e comunidade tóxica, pra cair em outro hobby onde algumas empresas fazem exatamente a mesma coisa... Já abandonei a FF há alguns anos, e a sensação de liberdade que isso me dá é indescritível. Obrigado, Cacá, por me lembrar disso e sair do hype por esse jogo. Por um momento, eu estava pronto pra fazer mais uma besteira.

    8
  • Adevan
    235 mensagens MD
    avatar
    Adevan25/05/23 16:40
    Adevan » 25/05/23 16:40

    A solução é criar uma house rule limitando o número de cartas a 3 ou 4 para cada facção no mercado. Caso a próxima carta aberta seja da facção que já atingiu o limite, compra-se carta até sair da facção oposta. Sei lá. Pensei nisso lendo o review do Cacá aqui e vendo o gameplay do Covil que só saía carta para o império.

    8
  • DrGrayrock
    2263 mensagens MD
    avatar
    DrGrayrock25/05/23 17:11
    DrGrayrock » 25/05/23 17:11

    Adevan::A solução é criar uma house rule limitando o número de cartas a 3 ou 4 para cada facção no mercado. Caso a próxima carta aberta seja da facção que já atingiu o limite, compra-se carta até sair da facção oposta. Sei lá. Pensei nisso lendo o review do Cacá aqui e vendo o gameplay do Covil que só saía carta para o império.

    Sim, eu pensei em começar a fazer dessa forma... Testes serão feitos... :D

    1
  • cesariafrate
    26 mensagens MD
    avatar
    cesariafrate26/05/23 09:41
    cesariafrate » 26/05/23 09:41

    Adevan::A solução é criar uma house rule limitando o número de cartas a 3 ou 4 para cada facção no mercado. Caso a próxima carta aberta seja da facção que já atingiu o limite, compra-se carta até sair da facção oposta. Sei lá. Pensei nisso lendo o review do Cacá aqui e vendo o gameplay do Covil que só saía carta para o império.

    Eu fui na premiere e joguei com os Rebeldes e perdi a partida exatamente por isso...só vinham cartas do império e mercenários. Para melhorar a situação, logo no final do primeiro planeta dele, a carta que virou no mercado foi a do Vader, a qual ele conseguiu comprar com a habilidade do segundo planeta...se tivesse essa house rule, talvez ficasse mais equilibrado, pois assim talvez conseguisse me defender melhor...
    No mais, achei um jogo rápido e divertido...talvez o preço inicial não agrade tanto...

    1
  • danielbatz
    49 mensagens MD
    avatar
    danielbatz26/05/23 10:58
    danielbatz » 26/05/23 10:58

    Oi pessoal!

    Existe sim a aleatoriedade da disposição das cartas na linha da galáxia, existem cartas de ambas as facções que podem bonificar compra de facções, acelerar ou excluir cartas da linha da galáxia (que são as cartas disponíveis para compra). 

    Este deckbuilding não é um pay-to-win até porque se saírem expansões, serão expansões que incluem igualmente as duas facções.

    É legal pensar em comprar as cartas neutras também, não somente cartas da facção escolhida por você no jogo.

    O que mais me cativou é a diferença entre as duas facções disponíveis. O império com o poder bélico de naves e a aliança rebelde com a sabotagem.

    Vale a pena!

    3
  • Júlio Ferreira
    1033 mensagens MD
    avatar
    Júlio Ferreira26/05/23 11:40
    Júlio Ferreira » 26/05/23 11:40

    Tem a variante no manual de pagar 1 credito para descartar uma carta neutra do mercado. Isso deve ajudar um pouco com a questão do mercado. 

    4
  • DrGrayrock
    2263 mensagens MD
    avatar
    DrGrayrock26/05/23 12:39
    DrGrayrock » 26/05/23 12:39

    Júlio Ferreira::Tem a variante no manual de pagar 1 credito para descartar uma carta neutra do mercado. Isso deve ajudar um pouco com a questão do mercado. 

    Pode funcionar sim... Eu só tinha jogado a regra básica (que não tem essa opção)...

    1
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