Pax Pamir é um dos jogos mais incríveis que existem! Ele tem personalidade e dificilmente existe algo sequer parecido no mercado.
MAS
Você ta comparando com El Grande mano, El Grande não tem como, o jogo é foda demais, super simples mas difícil de dominar, é elegância pura. É um jogo atemporal, pode passar mais 50 anos e ele vai continuar eficiente.
Mas, deixando a emoção de lado....
Obviamente são jogos distindos.
Se você quer um jogo mais pesado e cheio de regras, com possibilidade de jogar solo ou somente com 2, então é Pax Pamir. Pax é bem legal solo, e mesmo com 2 parte da experiência ainda é bastante satisfatoria, ainda com a possibilidade de colocar uma automa na briga. Mas claro que quanto mais gente na mesa, melhor vai ser o jogo. Além disso, como eu disse, é um jogo único em sua proposta. Para quem quer ter jogos realmente distintos na coleção, Pax Pamir deve caber em qualquer uma sem parecer uma figurinha repetida.
Já o El Grande é mais reestritivo quanto ao número de jogadores, sendo que pra rodar mesmo vc precisa jogar no número máximo ou perto disso. Além disso é um jogo muito direto e simples, não é uma salada de pontos com vários caminhos como as pessoas estão acostumadas hoje. Sendo a Big Box, vc ainda tem a opção de colocar as expansões para mudar um pouco isso, mas em essencia é um jogo leve (mas com profundidade).