Post original: https://www.boardseyeview.net/post/peanut-club
Criado por Henri Kermarrec, com arte de Kevin De Castro e Gray Shuko,
Peanut Club é um jogo de coleção de conjuntos onde os jogadores fazem lances em uma sucessão de leilões por cartas de ícones extravagantes que lhes darão pontos no final do jogo para cada par de ícones coloridos correspondentes. O jogo é publicado pela Lumberjacks Studio como parte de sua série de jogos 'coffee break' fáceis de ensinar e rápidos de jogar.
Se houvesse apenas uma moeda,
Peanut Club seria realmente muito simples. Com apenas uma quantia finita de dinheiro para gastar em lances bem-sucedidos, os 3-6 jogadores estariam apenas fazendo seus próprios julgamentos sobre quais cartas competir pesadamente e quais ignorar e deixar para outros comprarem. Sua escolha seria ditada pelos ícones coloridos nas cartas e suas perspectivas de formar pares correspondentes que pontuarão no final do jogo. Seu lance também seria influenciado pelo fato de que itens de luxo e antiguidade (ou seja: ícones preto e branco) marcam um ponto extra e cada jogador tem uma carta de colecionador secreta que dá a eles um ponto extra para todos os ícones de uma determinada cor.
Como você deve ter adivinhado, há mais em
Peanut Club. Existe mais de uma moeda... Você pode dar lances em milhões de dólares, camelos ou amendoins. As moedas não têm equivalência. Elas são classificadas em valor e qualquer lance em uma moeda com classificação mais alta vencerá um lance de valor maior na moeda mais baixa. Assim, por exemplo, se o jogo começar com o milhão de dólares na parte inferior, os camelos no meio e os amendoins no topo, um único camelo valerá mais do que qualquer número de milhões e um único amendoim valerá mais do que qualquer número de camelos.

No início do jogo, os jogadores compram um par de cartas de moeda do baralho embaralhado e cada um de vocês continua comprando pares de cartas até que sua compra atinja ou exceda um valor total de pelo menos 35 (30 em um jogo de seis jogadores). Claro, é provável que você termine com uma mistura de cada uma das três moedas diferentes e com cartas de vários valores de 1 a 5. Os jogadores também têm cinco fichas que podem jogar a qualquer momento para distorcer os leilões. Elas são viradas quando usadas, mas são viradas de volta quando a carta de seta dupla aparece na pilha de leilão. As fichas são especialmente poderosas e você tem que fazer um julgamento sobre o melhor momento de jogá-las. Segure-as por muito tempo enquanto outros estão jogando e obtendo lucro, e você pode descobrir que a carta de seta dupla aparece atualizando as fichas de outros jogadores para que eles obtenham dois usos delas e você acabe recebendo apenas um.

A ficha Crash pode ser usada para alterar a posição relativa de uma moeda no mercado - por exemplo, movendo a última moeda para o topo. A ficha Niet retira uma moeda do leilão atual. A la Carte faz com que cada carta no leilão valha apenas 1 - portanto, se você licitar 6 Camelos à la carte, estará licitando seis cartas de Camelo, independentemente do valor de cada uma das cartas. O Convert permite que você pague por um lance bem-sucedido usando cartas de qualquer moeda. Abracadabra dobra o valor de uma das cartas que você usa para pagar.
De qualquer forma, a licitação é um vale-tudo: você anuncia as licitações quando deseja fazê-las - como em um leilão real - não há turnos. As fichas tornam os lances animados a ponto de serem caóticos - perfeitos para um jogo festivo. Os lances quase sempre aumentam da moeda de menor valor para a de maior valor, a menos e até que você ache que outros jogadores podem estar começando a ficar sem dinheiro na moeda de maior valor.
Peanut Club está no seu melhor caótico com seis jogadores, onde parece muito mais um jogo festivo do que um jogo de leilão mais convencional.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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