Bora falar de Akropolis? Jogão que importamos e ficamos muito felizes que a Papergames anunciou aqui no Brasil!
Dito isso, saiba que esse texto é baseado na versão importada, logo, diferenças na qualidade podem existir… ou não.
Akropolis é um jogo abstrato que curtimos demais por aqui. Ele foi lançado ano passado lá fora e ganhou alguns prêmios, principalmente, de jogos para família e leve.
Sobre os componentes, são poucos:
1 manual bem curto, com 8 páginas, muito fácil de ler e entender; com exemplos em imagens; e uma página só para explicar a variante.
1 bloco de pontuações bem funcional
1 token cartonado de primeiro jogador
61 cartonados de construção, que são bem grossos - acho que mais grosso que qualquer outro jogo que tenho.
4 cartonados de início
40 cubos de madeira.
4 cartas de ajuda.
A caixa vem com divisórias para você guardar as peças.



(Clica que aumenta! E sigo com as imagens sendo viradas sei lá porque)
Bom, são poucos componentes, a caixa tem um tamanho parecido com a de Azul, só é um pouco mais fina. Se levar em consideração a quantidade de peças dentro, daria para ser menor e o insert é bacaninha.
Falando da arte do jogo: não é nada muito sensacional, mas é bonitinha e em questão de entendimento do jogo, ela é bem clara. Eu não sou daltônico, mas imagino que para quem é, não haverá empecilho, porque cada espaço com cor tem um desenho diferente.
Falando das peças, todas têm o número de jogadores no verso, o que facilita na hora de montar o setup, pq vc já pode guardar as peças separadinhas pela quantidade de jogadores.


O guia de jogador é bem bacana também. De um lado, tem as regras básicas e a quantidade de peças por número de jogadores, de outro, as regras da variante. Bem claro e simples.
Falando do jogo: como já disse antes, adoramos!
Em 2 jogadores as partidas não passaram de 15 minutos. É um jogo bem simples de aprender e muito gostoso de jogar. Um dos nossos favoritos esse ano com toda certeza!
Não jogamos em mais jogadores, mas entendo que não mude muito. Pra quem já jogou Cascadia e gosta, esse aqui é na mesma pegada. O que vai diferenciar é que não são hexágonos para encaixar (nem sei como nomear o formato das peças de Akropolis) e não tem peças de animais para colocar em cima. Uma das coisas que achei mais bacana é que uma peça pode sobrepor a outra (de acordo com algumas regras, claro).
Basicamente, no jogo existem 6 cores (5 de distritos e uma pedreira). Cada distrito tem uma regra e a pedreira serve para te dar cubos de pedra, que servem para comprar tiles que estejam mais longe no mercado de compra. Para conseguir os cubos, você tem que cobrir um espaço de pedreira com outro tile por cima (essa é uma mecânica que eu curti muito. Nas regras da variante, um dos distritos deve estar um andar acima para pontuar).
Eu comprei Akropolis por gostar de tile placement e abstratos. Na época, demorou para chegar e eu até já tinha desanimado do jogo, mas quando jogamos, foram 3 partidas seguidas e já é um dos mais jogados por aqui esse ano. Com certeza ficará na coleção!
Se você é fã de jogos de construção de cidades e tile placement, com toda certeza vale a pena dar uma olhada no Akropolis!
Já jogou Akropolis? Comenta aí o que achou!
Aproveita e segue a gente lá no Instagram para mais conteúdos sobre esse e outros jogos! @ticket.toboard