Post original: https://www.boardseyeview.net/post/kinoko
Este jogo tem um tema fictício sobre famílias de cogumelos, mas não preste atenção nisso.
Kinoko de Tim Rogasch é realmente um jogo micro de cartas abstrato que segue a mecânica central de
Hanabi: você pode ver as cartas de todos os outros jogadores, mas não pode ver as suas. Para sua própria mão e as duas mãos de cartas viradas para baixo na mesa, você só pode ver os números no verso das cartas, não suas cores.
O jogo é jogado com um baralho de até 18 cartas: seis naipes coloridos numerados 1, 2 e 3. Você joga com duas cores a mais do que o número de jogadores, então você usa todas as 18 cartas em um jogo para quatro jogadores, mas apenas 15 cartas em um jogo de três jogadores e apenas 12 cartas quando você joga
Kinoko com apenas dois jogadores. Os jogadores recebem uma mão de três cartas: uma de cada uma das cartas 1, 2 e 3, para que possam ver apenas o verso de suas próprias cartas. Além das cartas numeradas, existe uma carta família para cada cor. Uma delas é distribuída a cada jogador e se torna sua cor alvo secreta, uma outra carta é colocada na mesa com a face para cima como a cor proibida. Você ganha 2 pontos se conseguir juntar todas as três cartas da sua cor alvo em qualquer mão (sua própria, de outro jogador ou qualquer uma das duas mãos de cartas viradas para baixo na mesa). Se você terminar uma rodada com qualquer carta de cor proibida em sua mão, você perde um ponto.

Na sua vez, você rola os três dados personalizados e escolhe uma das ações indicadas. Se você rolar e escolher um número, você troca duas cartas desse número - da sua própria mão ou da mão de outro jogador ou com as cartas da mesa. Além dos números 1, 2 e 3, cada dado dá a você uma chance de 1 em 6 de rolar um símbolo: um que permite que você dê uma olhada em uma carta de sua escolha, um símbolo que permite rolar novamente e um símbolo que permite você trocar todas as três cartas da sua mão pela mão de outro jogador ou por uma das que estão na mesa.
Há um elemento de memória muito forte em
Kinoko, pois é provável que os jogadores troquem as cartas com as duas na mesa, então lembrar onde está, será a chave para reunir suas três cartas-alvo. Há potencial para ações de "Toma Essa" na transferência de cartas de cores proibidas para as mãos dos oponentes. Obviamente, há um fator de sorte porque você está rolando dados, mas você pode escolher entre os três dados rolados, o que ajuda bastante a mitigar a sorte. O jogo é rápido, com a vitória indo para o primeiro jogador a somar 4 pontos: então você pode vencer em duas rodadas se conseguir evitar ser penalizado por ter cartas proibidas.
Kinoko faz parte da série de jogos compactos de caixa pequena da Helvetiq, e eles fizeram um excelente trabalho em sua produção, incluindo arte fofa de Polina Ozean.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.