Post original: https://www.boardseyeview.net/post/block-and-key
Lembra da cena em Os Caçadores da Arca Perdida em que Indiana Jones tem que alinhar um cristal e um cajado de uma altura precisa, para localizar um ponto específico? Bem, há pelo menos uma sugestão disso em
Block and Key, de David Van Drunen, porque os jogadores estão colocando blocos para criar padrões que são vistos especificamente de sua própria posição no tabuleiro. E também há um aceno para os filmes de Indiana Jones no tema subjacente e na arte de Edu Valls, que aborda os restos arqueológicos de uma civilização antiga. Na prática, Block and Key é um jogo de quebra-cabeça abstrato.
Abra a caixa de
Block and Key e você encontrará uma grande quantidade de blocos poliominos tridimensionais muito sólidos, uma grande bolsa de lona, cartas de chave mostrando vários padrões de blocos e quatro suportes de papelão. A editora Inside Up fez uso total de tudo isso para jogar o jogo, incluindo a própria caixa. Os suportes são usados com a base e a parte superior da caixa para criar a área de dois níveis. O nível inferior tem nove blocos colocados nele. Abriga também, divididas em dois níveis de dificuldade (e, portanto, valor de pontos), cartas que mostram os padrões que você precisa para pontuar. O nível superior do tabuleiro é onde os jogadores colocam os blocos. Idealmente, isso se alinhará com a linha de visão dos jogadores.

Na sua vez, você pode pegar uma linha ou coluna de três blocos do nível inferior, reabastecendo-os na sacola, ou pode colocar um bloco no nível superior. As únicas regras para colocar um bloco é que ele deve estar ortogonal ou diagonalmente adjacente a um bloco que já esteja no tabuleiro e que deve ser pelo menos um cubo maior do que todos os blocos aos quais é ortogonalmente adjacente.

Você coloca blocos com o objetivo de combinar padrões com aqueles mostrados em apenas duas dimensões em suas cartas-chave de destino, conforme visto de sua posição específica em seu lado do tabuleiro. Outros jogadores, vendo os blocos de seus diferentes lados do tabuleiro, verão diferentes padrões dos mesmos blocos e, é claro, eles estão tentando combinar os padrões de sua própria perspectiva. Isso pode significar que quando você coloca um bloco para ajudá-lo a alcançar uma de suas cartas-chave, você pode inadvertidamente concluir um dos padrões de seu adversário. Se isso ocorrer, o adversário não recebe o benefício: os jogadores só pontuam para as cartas completadas por um bloco que eles próprios colocam.
Com seus blocos 3D,
Block and Key é um jogo pesado – estritamente no sentido físico! Em termos de jogabilidade, porém, é leve e muito acessível – certamente muito jogável como um jogo família. Embora seja divertido com três e quatro jogadores, nós gostamos mais com dois jogadores porque a disputa oferece mais espaço para jogadas estratégicas e até mesmo um elemento de dedução para descobrir o objetivo oculto de seu oponente e tentar impedi-lo: cada jogador terá uma carta-chave enigma mostrando uma das cores do bloco e você obtém uma pontuação de bônus no final do jogo de 1 ponto para cada três cubos dessa cor visíveis para você.
Block and Key tem grande presença na mesa, então é provável que comande várias partidas. E se você se cansar do jogo principal, montar o tabuleiro de dois níveis em uma plataforma giratória oferece espaço para uma variante fascinante…
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.