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Vamos colocar todos os atores no set, aí está, aqui, por favor - fique na frente da câmera, bem ali, entre as luzes. Os maquiadores estarão com você para fazer sua mágica. Um de vocês não está aqui? Sem problemas, vamos adicionar quem precisa através de efeitos especiais, hoje em dia nem precisamos do ator aparecer no set, temos computadores para isso, meu amor. Bem, palmas, vamos continuar - tempo é dinheiro e o orçamento é limitado. A equipe de som está aqui? Está? Não? Como não está aqui? Por favor, envie um dos estagiários, faça com que ele organize a equipe de som o mais rápido possível. O que quer dizer com não há estagiários?! O que você está falando? Para onde foram os estagiários? ONDE ESTÃO MEUS INTERNOS?!
O PRÓLOGO
Supostamente, no começo, havia uma palavra. No mundo da cinematografia, desde o início, houveram problemas.
Todos os dias em nosso set começam com um incêndio que devemos apagar. Os problemas podem variar: o marketing quer contratar uma equipe de filmagem para documentar a equipe de filmagem, a pós-produção acaba sendo mais cara do que você pensava inicialmente e o operador pode decidir filmar tudo em um rolo caro de 120 mm.
Cada problema requer uma pessoa para resolvê-lo - quanto mais você esperar, maiores serão os requisitos necessários para removê-lo. Além disso, você só conhece sua equipe depois de saber quais problemas está enfrentando em um determinado dia. Vamos ver quem irá ajudá-lo a criar esta obra-prima!
APRESENTANDO OS HERÓIS
Senhoras e senhores, conheçam a equipe de dados! Tudo que você precisa fazer é rolá-los e pronto. As faces representam a equipe de filmagem, a equipe de iluminação, a equipe de som, o departamento de maquiagem, os atores e atrizes e o VFX. Os cinco primeiros são autoexplicativos, mas graças aos efeitos visuais você pode, como faz no mundo real, substituir todo o resto. Estritamente falando, a face VFX do dado pode executar as tarefas de cada membro da equipe.

No set também temos os jogadores - criadores do próximo filme épico. Nas cartas de função temos o Diretor, Cenógrafo, Editor e o Produtor - cada um deles dupla face e duplo gênero, cada um com poderes próprios e únicos e uma habilidade especial, que torna a jogabilidade mais imersiva (o diretor pode gritar “AÇÃO!” enquanto filma uma cena e a Estrela pode a qualquer momento silenciar os outros jogadores). Juntos, estamos fazendo uma obra-prima - marcando muitos pontos - ou um filme tão ruim que chega a ser bom - marcando o mínimo de pontos possível.
Vamos dar uma volta com essa fera de celulóide?
ATO I - Entrar no set
Nossas lutas com a indústria cinematográfica acontecerão em um tabuleiro espaçoso e arejado. Aqui temos um lugar para nossos problemas se acumularem, uma galeria de cenas esperando para serem filmadas, um rascunho de nosso roteiro (composto por duas cartas que também afetam nossa pontuação), além de um índice de cenas já filmadas. Temos também o ponto central: o cenário, onde colocaremos nossa equipe e elenco. Em algum lugar lá embaixo, quase imperceptível e meio tímido, fica o espaço Reunião de Produção, onde trocamos ideias. Um olhar atento também deve identificar um espaço destinado a estagiários. O que fazemos lá? Claro que colocamos o estagiário para trabalhar! Um bom estagiário pode providenciar quase tudo: um café, uma equipe de iluminação ou a estrela principal.

O jogo nos permite experimentar as luzes, as sombras e o claro-escuro de um set de filmagem - trabalharemos juntos, todos os jogadores como uma grande família produtora de filmes. Na sua vez, você revelará uma carta de problema, rolará todos os dados gratuitos e os colocará em espaços de ação, impulsionando nossa produção. A sua colocação deveria - em teoria - ser precedida de consulta aos outros jogadores, mas neste negócio abundam carreiristas, avançando cegamente, sem levar os outros em consideração. Após a realização das ações, o tempo programado é reduzido, os dados usados são entregues ao próximo jogador (além dos dados usados para filmar uma cena, que permanecem lá até o final da filmagem) e o ciclo se repete.
ATO II - A magia
O jogo consiste em alguns mecanismos - o mais importante deles é enviar nossos trabalhadores (dados) para realizar tarefas. Temos um quebra-cabeça espacial no set (para filmar uma cena precisamos de dados, especificamente colocados em peças que compramos, movemos e giramos durante o jogo), temos poderes variáveis de jogador (vistos nos tabuleiros de jogador como opções separadas de colocação de dados), eventos na forma de problemas (nos dando mini tarefas durante o jogo) e comunicação limitada entre os jogadores (as cartas de ideias são secretas e não podem ser discutidas abertamente).

E embora possa parecer muito, graças ao tema intenso, o jogo corre tão bem quanto um projetor de filme bem oleado. Os espaços do tabuleiro têm um significado específico, as ações são fáceis de entender em termos de filmagem e a iconografia amigável torna desnecessário buscar o manual após alguns movimentos. O que é mais importante: o tema do jogo se infiltra na linguagem usada durante o jogo. De forma discreta, o jogo muda a narrativa de uma conversa de jogo de tabuleiro para uma conversa de filmagem entre profissionais: “manda o estagiário buscar um cara da câmera”, “compra alguns cenários novos”, “passa a câmera para o lado”, “Vamos fazer um brainstorming!” ou “vamos filmar a cena da comédia agora”. Não temos a “conversa robótica” que costuma acontecer durante os jogos (“coloco dois cubos pretos no chão e coleto quatro tokens de recursos para mover um espaço na trilha de progresso”) - estamos trabalhando em um projeto de filme, no tabuleiro e fora dela.

Uma coisa é particularmente temática e emocionante - o brainstorming. A convocação de uma reunião de produção funciona da seguinte maneira: cada jogador adiciona um cartão de ideia a reserva de ideias e o jogador ativo toma uma decisão. Uma carta é removida do jogo, uma é guardada para mais tarde (para ser ativada por qualquer jogador) e uma é imediatamente resolvida com todos os seus efeitos. Os cartões variam, mas geralmente permitem contornar as regras do jogo ou torná-lo momentaneamente mais fácil - por exemplo, removendo um cartão com problema ou adicionando tempo ao cronograma. É uma mecânica bastante simples - receba cartas e decida o que fazer com elas - mas é tão profundamente temática que não só torna o jogo mais cooperativo, mas também simula o processo intenso e difícil de um grupo trabalhando em um projeto. E o jogo está cheio de pequenas joias como esta.
ACT III - VFX não requerido
Eu tenho um problema com
Roll Camera! - minhas palavras não expressam o valor deste jogo.
É simples e acessível de uma forma que eu não conhecia - algumas regras podem ser feitas simplesmente olhando para o tabuleiro, a maioria das outras vem naturalmente do tema do jogo. Apesar de implementar alguns mecanismos inteligentes (por exemplo, combater os problemas de montagem requer combinações de dados mais difíceis com o passar do tempo e o custo de filmar uma cena depende de sua posição no tabuleiro), a jogabilidade é muito suave e rápida, com movimentos subsequentes vindo organicamente. Tudo aqui se soma a um belo conjunto cinematográfico, as arestas são lixadas, não há tempo de inatividade e tudo é temperado com discussões entusiásticas e ativas entre os jogadores.

O jogo é engraçado, mas o humor está ligado à mecânica - não são as mesmas piadas obscenas e grosseiras nas cartas, mas laços divertidos, inteligentes e temáticos entre o problema e seu efeito na jogabilidade (derramar ácido no set significa que você só pode colocar sua equipe em espaços não utilizados anteriormente) ou entre a ação e seu efeito (o diretor de fotografia pode resolver qualquer problema usando a ação "Gaff Tape"). O sentimento do jogo é ainda mais enfatizado pela folha, na qual as fichas foram impressas. Havia algum espaço sobrando, então o autor colocou o seguinte token lá, junto com a informação: "Tínhamos algum espaço sobrando, então aqui está este token - ele não serve para nada no jogo". Quão legal é isso?

Basta olhar para a embalagem. O que poderia ser mais temático para um jogo sobre filmes do que a lista de filmes? Aqui você tem os dois, ao mesmo tempo! O insert amarelo interno acomoda todos os elementos de maneira pensada e conveniente, incluindo as expansões - o que por si só merece uma ovação em pé. Abrir a caixa dessa maneira característica provavelmente foi doloroso e caro de produzir, mas o efeito é impressionante: uma lousa de filme real cai em nossa prateleira. Uma pequena obra de arte impressa, um bilhete de jogo de tabuleiro para a terra da aventura cinematográfica.
Roll Camera é como esta caixa - tudo tem um lugar lógico e uma razão temática para existir. Descobrir esse jogo, combater problemas, remendar o orçamento, alongar o cronograma (que marca o tempo até o final do jogo), organizar a equipe, empurrar suas ideias e se frustrar quando elas caem no lixo, cuidar para fazer o melhor filme possível e entrar em apatia, quando você perde pontos e parte para a criação de um filme medíocre (pontuação medíocre no final do jogo é considerada uma perda)… é fácil esquecer o que é verdade e o que é ficção: o que é jogo e o que é filme.
EPÍLOGO - Amor
Em todas as caixas de jogos de tabuleiro - mesmo nas convencionais e não temáticas - você encontra um tabuleiro, algumas cartas, às vezes fichas, dados e outros acessórios. Na caixa
Roll Camera, pouco convencional e profundamente temática, tem mais uma coisa: amor.
Este jogo é amor. Amor pelo cinema, amor pela boa diversão, piadas de bom gosto, jogos de tabuleiro e tempo passado juntos.
Roll Camera é perfeito - repito: pacote perfeito, contendo humor, desafio, história e entretenimento condensado que vai encantar não só os cinéfilos, mas todos que apreciam uma ideia original, consistência temática e alta qualidade. É um jogo ótimo e saboroso, beirando a genialidade - nunca, em meus anos de jogatinas, vi um jogo que fosse uma experiência tão completa, graciosa e satisfatória quanto Roll Camera. Todos os seus elementos evidenciam o profundo respeito pela sua temática e um enorme fascínio pelos jogos enquanto fenômeno que se vive junto de pessoas próximas. Uma joia absoluta na coroa do hobby de jogos de tabuleiro - se eu tivesse um selo de qualidade, este jogo estaria totalmente coberto por ele.
EPÍLOGO II - Créditos finais
Incluídas na caixa estão cartas de empresa de produção opcionais (recomendadas depois de conhecer o jogo), que nos dão uma meta a cumprir durante o jogo, limitam nossas possibilidades ou introduzem novas regras. Uma expansão também está disponível - a
Roll Camera!: The B-Movie Expansion - introduzindo novos gêneros de filmes no jogo, adicionando uma carta intermediária ao roteiro, bem como novos papéis, problemas, fichas de conjunto e cartas de equipamento (que servem como bônus de uso único). Existe o
Roll Camera: Story Pack – Super Hero, que apresenta componentes relacionados a super-heróis que podem ser usados de maneira modular... crie seu próprio combo.
O manual sugere que ao final do jogo, utilizando as instruções do tabuleiro, os jogadores contem a história do filme que acabaram de fazer. No outro lado do tabuleiro, você pode encontrar um diagrama completo do roteiro tradicional do filme - ele não tem nenhum papel prático, além de reforçar o tema. O mesmo vale para o manual, que é impresso para se parecer com um roteiro de filme, com furos de encadernação e tudo mais. Existe até um glossário de todos os termos estranhos e esotéricos que se usa ao fazer um filme - alguns dos quais você encontrará nos cartões de cenas. Cartas, que em si incluem referências de filmes e pedaços saborosos que irão encantá-lo quando você os descobrir durante suas muitas partidas.
Na verdade, tenho uma cena em mente.
Não muito tempo atrás, Malachi Ray Rempen inventou um jogo, contando suas histórias de fazer filmes.
Por isso se sentiu na obrigação de dar vida a ele - o que não seria possível se não fosse o financiamento coletivo.
Por conta disso, o jogo surgiu e chegou até a minha mesa, que resultou neste texto editorial.
Ao lê-lo, pode ser que você inseriu este jogo em sua lista de desejos - e todos nós vivemos felizes para sempre.
Prós:
+ um casamento incrível de tema, mecânica e embalagem
+ regras lógicas, acessíveis e muitas vezes temáticas
+ bom humor
+ propenso a interpretar e criar um clima de filmagem ao redor da mesa
https://www.gamesfanatic.pl/
Por Piotr Wojtasiak
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
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