Olá pessoal! Recentemente adquiri o Saboteur e o joguei com 8 pessoas. Ao todo fizemos 3 jogatinas, totalizando 9 rodadas. Destas, os sabotadores venceram somente 2.
Nitidamente há um desbalanceamento no que tange os sabotadores. Em função disso, optamos por alterar algumas regras a fim de dificultar o lado dos mineradores. Confira:
1. Ignore a regra de colocar um minerador a mais para ser descartado durante a distribuição. Ao invés disso, utilize a seguinte regra:
3 jogadores: 1 sabotador e 2 mineradores
4 jogadores: 1 sabotador e 3 mineradores
5 jogadores: 2 sabotadores e 3 mineradores
6 jogadores: 2 sabotadores e 4 mineradores
7 jogadores: 3 sabotadores e 4 mineradores
8 jogadores: 3 sabotadores e 5 mineradores
9 jogadores: 3 sabotadores e 6 mineradores
10 jogadores: 4 sabotadores e 6 mineradores
2. Coloque no baralho a quantidade de mapas igual ao número de sabotadores. Por exemplo, numa mesa com 2 sabotadores, deixe apenas 2 mapas.
3. Retire 2 cartas de cada tipo de ferramenta quebrada, ou seja, remova 2 cartas que quebram a picareta, 2 que quebram o carrinho e 2 que quebram a lamparina.
4. Aumente a distância padrão entre a escada e o objetivo, de 7 para 8 cartas.
5. Anão Egoísta: escolha uma das cartas de mineradores para adquirir a função de egoísta. Particularmente escolhemos o minerador com o uniforme roxinho para essa função. Dito isso, o Anão Egoísta joga pensando em si. Ele recebe pontos caso coloque o último caminho de acesso a pepita de ouro! Neste caso ele recebe 4 pepitas de ouro e nenhum outro jogador (nem mesmo outros mineradores) recebem as pepitas. Por outro lado, se ele não cumprir seu objetivo, não recebe pontos, mesmo que os mineradores vençam a rodada.
Nota: Pode utilizar uma ou mais dessas regras ao mesmo tempo.