isauraluiza::Eu tenho uma pergunta que surgiu num grupo quando eu tentei incentivar o pessoal a criar uma lista, cânone, de jogos modernos historicamente relevantes.
Quando eu fiz a pergunta uma pessoa me alertou que jogos como Monopoly e Risk não são jogos modernos, já que o advento dos jogos modernos começa com Catan. Aí a minha pergunta, como eu classifico os jogos que são anteriores à Catan, mas vieram no surgir da Idade Moderna e Contemporânea. Pois esses jogos são muito distintos para que colocar eles nos mesmo balaio que os jogos antigos ou "clássicos", como Xadrez e Dominó.
Fora que esses jogos que ficam nesse meio entre o início da Era Moderna e 1994 é um terreno todo de estudos à parte.
Cara
isauraluiza
Você tem toda a razão. Essa questão de como classificar os jogos, em relação ao seu surgimento é bem complexa. O termo "moderno" pode ser aplicado tanto a invenções muito recentes, quanto a invenções da Idade Moderna, que já é bem antiga. Assim sendo, mesmo considerando que toda a classificação é arbitrária, pois atende às idiossincrasias do classificador, e que também são falhas pleo mesmo motivo, no meu caso, eu gosto de dividir os jogos de tabuleiro da seguinte forma:
1) Jogos Tradicionais - jogos muito antigos e que extrapolam o hobby, como Xadrez, Damas, Gamão, GO, e jogos de cartas Porker, Blackjack, Buraco, Sueca);
2) Jogos Clássicos - board games criados antes do Catan, mas já do século XIX em diante, com Monopoly, WAR, Clue, Jogo da Vida, Interpol, Scotland Yard, Imagem & Ação, etc), e que usem mecânicas e uma estrutura ultrapassadas.
3) Jogos Modernos - jogos criados após o Catan, em 1995, mas que já tenham as características mais gerais dos board games.
Essa classificação é basicamente calcada na questão temporal. Portanto ela não se aplica às exceções, que são jogos anteriores a 1995, mas que já tenham uma estrutura moderna, bem como os jogos posteriores, mas que utilizam uma estrutura ultrapassada. Nesse caso "estrutura ultrapassada" se refere ao uso de mecânicas antigas como "rolar e andar", "eliminação de jogadores", e a uma prevalência do fator sorte. Assim sendo, seu um jogo não usar essa "estrutura ultrapassada", ele será moderno, mesmo tendo sido lançado antes de 1995. Por outro lado, se um jogo usar essa estrutura ultrapassada, mesmo que tenha sido lançado após 1995, ainda assim ele será um jogo clássico. No final, cada caso é um caso, e deve ser analisado individualmente, antes de ser classificado.
Por fim, não sei se essa essa classificação é a melhor ou mais adequada, mas é o que funciona para mim.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio