Por uma sinuosa e escura trilha, a caravana avançava. A Longa Noite já caiu faz meses. Tudo que as parcas luzes dos lampiões nos permitiam ver eram flocos de neve caindo cada vez em maior número. Uma nevasca se avizinhava. Não podíamos continuar ou os cavalos morreriam de exaustão. Ficar parados na estrada não era opção, já que era infestada de todos os tipos mais vis de ladrões e coisas piores. Saíamos que naquela região não haveria nenhum bom lugar para erguer acampamento. Ainda faltavam uns três dias de viagem até Nightpoem quando os uivos começaram, e esse era o menor de nossos problemas. Se nossa carga não chegasse logo na cidade, teríamos um destino pior que a morte. A perda total de nossa credibilidade como os melhores Mercadores da Estrada Sombria. The Merchants of Dark Road Tá na Mesa!
Merchants of Dark Road é um jogo criado por Brian Suhre em 2022. De pois a quatro jogadores, com duração média de 120 minutos, em Merchants of Dark Road os jogadores são comerciantes que levam mercadorias da Capital para as cidades da Estrada Sombria.
- Vade Retro, Coisa Ruim. Nunca caminharei pela estrada sombria.
Do que está falando filhote de cruz-credo? Merchants of Dark Road é só um jogo ambientado em um mundo de fantasia onde a noite dura por meses e meses. É tão real quanto seu bom senso. Durante a partida temos que comprar equipamentos, conseguir contratos e buscar grandes aventureiros que queira ir as uma das seis cidades da Dark Road. A capital funciona como um rondel, onde os jogadores rodam para fazer suas ações nas cinco principais áreas da cidade: Mercado, Taverna, Palácio, Mercado Negro e Portão. Há também quatro lugares secundários que são escolhidos no início da partida, variando muito a estratégia de um jogo para outro.
Cada jogador tem uma carroça que pode levar até três aventureiros, uma certa quantidade de equipamentos, já que há uma área quadriculada no meio do vagão onde o jogador pode encaixar da maneira de achar melhor os equipamentos, que tem tamanhos diferentes (Nota da Sra. Slovic: Praticamente um puzzle dentro do jogo) e três contratos.
Como os jogadores só se movem em sentindo horário pela rondel, é preciso um cuidadoso planejamento para fazer tudo que precisa antes de se arriscar nas viagens. E falando nelas, quando um jogador decide que sairá da cidade, todos os outros podem acompanhá-lo, independente de se estão ou não no Portão. Ao declarar uma viagem, o jogador deve decidir se vai pelo Caminho Curto ou pelo Longo. A diferença é que o primeiro não tem nenhum custo, mas o outro apresenta menos perigos. Ao decidir por onde vai, joga-se um dado e outro extra para cada jogador que for junto. Cada um escolhe um dado pela ordem do turno e seu valor indica que prêmio ele conseguiu. Nem sempre o prêmio é útil e algumas vezes pode ocorrer um roubo (Nota da Sra. Slovic: Sua mãe não te ensinou que é perigoso andar de noite, mesmo acompanhado pelos amigos?). Cada cidade dá um tipo de pontuação diferente pelos passageiros, que pode ser Moedas ou Pontos de Prestígio. Já as mercadorias sempre valerão Prestígio. Quem inicia a viagem ganha mais alguns bônus (Nota do Sr. Slovic: Esse sim todos ótimos).
- Oba, tem chocolate no jogo!
Não, cabeça de Theobroma cacao podre. A cada rodada o jogador deve escolher um de seus dados disponíveis para se movimentar pelo tabuleiro e fazer uma ação extra, que pode ser fabricar um item, manipular o mercado, ganhar moedas ou desbloquear o dado dourado, que é raro, mas permite o jogador fazer a ação de dois lugares na cidade. E só com o dourado é que pode utilizar os locais secundários.
Conforme o jogo avança, o jogador pode conseguir uma melhoria em sua carroça e até mesmo conseguir outro cavalo, o que pode ser muito útil, já que cada animal dá uma habilidade única para o jogador.
O jogo termina quando se usa o último dado. Todos comparam quanto tem de Prestígio e de Dinheiro, ficando com o menor valor. Soma-se os pontos consegidos por objetivos completados e quem tiver mais, é o grande vencedor.
No geral, Merchants of Dark Road é um grande jogo. Não é para todo mundo, pois tem algumas regras mais complexas, pincipalmente com os dados do jogador (Nota do Sr. Slovic: Pode demorar um pouco para certas pessoas pegarem o jeito e com certeza não será no fim da primeira rodada, ou mesmo partida). É bom sempre bem preparado, pois quando menos esperar alguém saira para a Dark Road e perder a opurtunidade de ir junto (Nota da Sra. Slovic: É praticamente ganhar uma rodada extra) não é nada bom para um resultado safisfatório no fim da partida. A arte do jogo é fantástica, bem característica para um ambiente escuro e gelado. Quando o jogadore viaja, há uma carta indicando o que cada valor do dado representa e seu texto dá um flavor bem legal. Não muda nada em termos de jogabilidade, mas é legal entrar na ambientação. Apesar de não ser um RPG, é fácil se imginar jogando nesse cenário sombrio e cruel, quase um Ravenloft. Quem sabe a Dark Road não tem um desvio para Baróvia?
E é isso, Shishô