Poucas coisas já pararam o progresso da Mãe Rússia e o frio, somado ao território inóspito da Sibéria, não foi uma delas. Com quase 10 mil Km em sua extensão máxima, a Transiberiana liga Moscou a costa russa do pacífico, na cidade de Vladivostok. O arriscado e audacioso projeto começou em 1891 e terminou 25 anos depois. Agora é sua chance de entrar para a história como um dos engenheiros ferroviários mais ousados do mundo. Russian Railroads Tá na Mesa!
Russian Railroads é um jogo criado por Helmut Ohley e Leonhard Orgler em 2013. De dois a quatro jogadores, com duração média de 120 minutos, em Russian Railroads os jogadores devem construir as principais estradas de ferro russas do final do século XIX.
- Um jogo comuna! Fujam!!!
Menos, minion mimosa. O jogo é ambientado na Rússia czarina, antes da Revolução de 1917 e da implantação do comunismo. Russian Railroads é um simples jogo de alocação de trabalhadores, onde cada ação faz o jogador construir mais trilhos em umas de três ferrovias, ou conseguir novas locomotivas ou implementar mais fábricas. Só que não!
Esse é o básico do básico de Russian Railroads, pois o jogo é uma salada de combos, onde uma ação desencadeia outras mil. No começo só podemos fazer tilhos simples, que não pontuam. Conforme a transiberiana avança, novas tecnologias ferroviárias são criadas e trilhos melhores entram em jogo. E não basta somente ter trilhos, é preciso ter locomotivas potentes para chegar aos mais distantes destinos.
- Então é só colocar tirlhozinhos atravessando a Ásia? Parece tão chato quanto o Ticket To Ride.
Vai ter mau gosto assim em Dudinka! Gosta de “Aquele que não pode ser citado”, mas não de T2R. C’est la vie. De nada adianta focar só no caminho para o Pacifico, pois as ferrovias para Kiev e São Petersburgo são importantes e destravam vários benefícios. Fora que negligenciar a trilha da indústria pode de tirar muitos pontos valiosos.
Um aspecto legal de Russian Railroads é o escalonamento dos Pvs durante os turnos. Absolutamente tudo o que você faz na partida (Nota do Sr. Slovic: Exceto, talvez, a criação do tilho básico) te dá Pvs e que pontua novamente nas rodadas seguintes. Mesmo que um jogador faça míseros 2 pts na primeira rodada, já faz uns 10 na segunda, que se transformam em 30 na terceira, depois em 80... E no fim do jogo chega fácil a mais de 300 pts no total.
No geral, Russian Railroads é um grande jogo. Parece simples, mas não é. As regras são fáceis de explicar, mas os detalhes… Tudo o que você faz ou deixa de fazer vai impactar e muito na pontuação final. Há muitos caminhos para seguir (Nota do Casal Slovic: Literalmente), muito em que focar. Priorizar as ferrovias, contratar a maioria dos Engenheiros, vencer a corrida até Kiev, conseguir a supremacia industrial. Não dá para abraçar o mundo, nem atacar Vladivostok com três a partir do Alasca.
E é isso, Shishô!