Rhapsody::rafcor86::Recentemente vendi minha cópia de Waterdeep por não ter gostado das mecânicas dele. Na minha experiência, tive muitas situações que era impossível derrotar os inimigos então era uma corrida para fazer o objetivo e terminar o mapa o quanto antes, não valia a pena fazer exploração com altas chances de sequer conseguir dar dano nos inimigos com as poucas habilidades fornecidas para os personagens.
Minha ideia de vender ele era para adquirir Massive Darkness 2, onde o combate é muito mais interessante do que Waterdeep.
For the Quest é algo muito mais simples, basicamente o Heroquest com algumas alterações de regras.
Se suas opções são somente entre Waterdeep e For The Quest e pelo quesito simplicidade, vai com For The Glory, mesmo porque é bem difícil achar Waterdeep atualmente e o preço está sempre entre 700-1000 reais. Já For The Quest já é possível achar pela metade desse valor e até menos, obviamente a qualidade e as miniaturas fazem bastante diferença no preço.
Mas a ideia do Waterdeep não é matar hordas de inimigos, nesse caso acho que você esperou muito do jogo.
É basicamente o mesmo conceito com Mansions of Madness, tem cenários onde o combate deve ser evitado a todo custo, tem que passar no stealth.
Mansion of Madness até dá pra entender evitar combate, mas o problema que eu tive com o combate do Waterdeep foram dois:
- Personagens/Heróis pouco interessantes: Fora o Feiticeiro/Mago que existia, todos os outros personagens eram fracos. Se fosse possível usar as habilidades dos personagens com mais frequência talvez seria mais interessante, mas das 4 habilidades, 3 são de uso único e depois disso todos os personagens ficam basicamente iguais, sem contar possíveis upgrades e cartas extras.
- Excesso de inimigos e corrida de objetivo: Como já dito por você, Waterdeep realmente não é um jogo de querer derrotar inimigos, porém chega um momento que você está com inimigos cercando você e não tem jeito. Lembro da primeira missão ser algo mais ou menos você indo atrás de um ladrão e no momento que você derrota ele, missão simplesmente termina, nem é necessário voltar para o início do calabouço sequer e independente de quantos inimigos estão a sua volta, e lembro na minha ocasião de ter cerca de 10 inimigos para apenas 2 jogadores. Então não tem muito engajamento entre os jogadores e o jogo com essa corrida ao invés de exploração de calabouços.
Ainda assim eu não considero Waterdeep ruim, mas tem muitas opções melhores no mercado.