linezinhah::gutolg::MauricioDantas::Qual foi o defeito de fabricação encontrado na sua copia?
Houveram outros defeitos e a editora se disponibilizou a resolvê-los.
O opção pela devolução deu-se por causa do manual de regras, que além dos erros de grafia e quantidades (que eu deixaria passar) veio com regras erradas, e isso considero um erro grave. A editora disponibilizou uma versão digital corrigida, mas negou-se a fazer a reposição física. Palavras deles "essa questão do manual não é um defeito". Solicitei ao menos um desconto no valor do jogo, pois para ter o jogo completo terei de realizar a impressão do manual junto a uma gráfica, nem essa opção foi aceita pela editora.
É o famoso "errei, mas isso não afeta a jogabilidade".
Outro dia comprei uma blusa que não tinha uma das mangas. A loja disse que não afetava em nada, pois era possível colocar os braços com ou sem a manga.
Fui comprar um carro na concessionária e me venderam sem o estepe. Reclamei, mas o vendedor explicou que já tenho 4 rodas e não preciso de uma extra.
Aparentemente, as bizarrices de erros e defeitos só são aceitos nesse nicho de boardgame, sabe-se lá por qual motivo.
Agradeça a cambada de de puxa saco que aceita o jogo com defeito como se fosse algo normal, criando essa "cultura" nas editoras.
Mais um jogo que vou importar pra não me estressar.
Cara
linezinhah, (ou Claudio/Carlos não me lembro ao certo)
Eu acho que você tem toda a razão. A comunidade boardgamer está sofrendo com o Ark Nova o resultado da sua própria passividade em relação a outros jogos defeituoso no passado, em nome dessa balela de "não afeta a jogabilidade".
É óbvio que uma editora de board game não lança um jogo todo cagado porque que quer, mas elas se aproveitam do fato do consumidor brasileiro em geral, não apenas os boardgamers aceitarem verdadeiros absurdos calados, ao invés de correrem atrás de seus direitos. Assim sendo, a editora detecta uma falha no jogo, mas lança assim mesmo, na esperança de que as pessoas não reclamem muito. Se isso acontecer, beleza, a editora simplesmente ignora solenemente as reclamações e parte para o outro lançamento. Por outro lado se as reclamações gerarem uma repercussão muito grande, aí a coisa muda de figura, e a editora acaba se manifestando e arruma uma solução gambiarra, como os safados dos adesivos. A própria Grok propôs isso em um primeiro momento, em relação ao tile em branco do Ark Nova.
As pessoas costumam citar o Everdell com um exemplo de que as editoras resolvem os problemas dos jogos, mas elas esquecem que isso só aconteceu, depois que uma quantidade enorme de pessoas desceu o sarrafo na Galápagos, e começou a devolver o jogo. No caso do Masmorra do Mago Louco, do Western Legends, do Red Cathedral, para citar apenas alguns, como quase ninguém reclamou, as editoras simplesmente não fizeram nada, deixando quem comprou no prejuízo. No caso do Red Cathedral nãou houve erro, mas colocar o jogo em pré-venda, meses depois cancelar a pré-venda de quem comprou, para anunciar uma nova pré-venda mais cara, é o cumulo da safadeza, da má-fé, e do total desprezo para com os compradores.
E para quem acha a Grok muito legal porque se comprometeu a fazer a reposição, o que não é mais do que a obrigação da editora, é bom lembrar de alguns detalhes. Enquanto as pessoas só reclamavam dos diversos problemas e erros, a Grok ficou quietinha no canto dela. Só quando o problema ficou mais grave, e as pessoas começaram a cancelar a compra do Ark Nova e a falar em devolução do jogo, é que ela resolveu tomar alguma providência. Não custa lembra que inicialmente a "providência" da Gork foi aquela "solução sucrilhos", no melhor estilo imprima-recorte-cole, e isso só para o caso do tile em branco que foi um problema geral. Como as pessoas se revoltaram mais ainda, só aí é que a Grok fez aquela live e começou a falar em reposição. Em outras palavras, as editoras ficam testando o limite da paciência dos compradores, para ver até onde podem ir.
Por fim, nós, enquanto comunidade, simplesmente recebemos aquilo que merecemos. Toda a vez que acontece o lançamento de um jogo com erros, os advogados "pro bono" das editoras "brotam da terra", defendendo a tese sem vergonha do "não afeta a jogabilidade", e uma quantidade enorme de pessoas cai nessa conversa fiada. Enquanto isso continuar acontecendo, não há nenhuma dúvida de que episódios como esse do Ark Nova vão continuar acontecendo.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio