Fundação Meeple – Por Roger Komesu
Olá senhoras e senhores!
De todos os jogos que eu tenho para resenhar, este é o que estou mais ansioso para escrever, primeiro por que eu acredito que este jogo seja o jogo do ano de 2013, e também por que eu tenho certeza que as pessoas vão gostar muito desse jogo, então eu quero escrever de um jeito que transmita bem tudo que este jogo passa!
Escape the curse of the temple põe você e seus amigos dentro de um templo, onde você esta tentado sair, e tudo acontece freneticamente e com muitas risadas, no melhor estilo exploradores “arqueólogos de 1940″.
Esse jogo deixa você com o coração na mão e risadas no rosto!
Todos os jogadores começam juntos no quadrado principal, jogam-se então 5 dados.
Cada quadrado tem um indicador que você precisa tirar no dado para abrir a próxima sala, o jogo continua conforme vão abrindo mais e mais salas, e quando se acha a saída do templo, você consegue escapar.
Simples.
Vamos complicar!
Em cada um dos seus dados existe uma máscara negra, que quando é rolada você não pode mais pegar neste dado
Você só pode se libertar dessa maldição rolando uma máscara dourada com algum outro dado.
Ainda fácil?
Na saída existe um número de chaves para se rolar, e ela é igual ao número de gemas que o grupo todo possui!
Dependendo do número de jogadores, o grupo começa com uma certa quantidade de gemas, dependendo das salas que você abrir existe a possibilidade de se descartar algumas gemas (rolando os dados certos), você vai se livrando dessas gemas para conseguir escapar do templo!
ok, agora o desafio começa a ficar interessante, existe só uma coisa que ainda não mencionei que transforma o jogo completamente!
Você tem um tempo limitado para fazer tudo isso!
O jogo vem com um CD de música que dura 10 minutos e durante esses 10 minutos, além de um som ambiente, ocorre batida de gongos que faz você ter que largar tudo que está fazendo e voltar para a sala inicial para não perder um dado!
Jogo do ano, não tenho dúvidas.
1) componentes : excelentes, design bonito, e de boa qualidade, as peças do tabuleiro são bem grossas, e o jogo vem até com uma ampulheta caso você esteja em um local que não possa tocar o CD.
2) mecânica : 100% sorte, jogar dados até a exaustão e o mais rápido possível, parece realmente que você está tentando escapar (e não conseguindo), a mecânica encaixa perfeitamente com a proposta do jogo.
3) tema : Perfeito para a proposta do jogo, você fugindo de um templo amaldiçoado, o tema é bem transportado para o jogo pela qualidade das peças e som ambiente.
4) é divertido : Provavelmente será a maior diversão que você vai ter em um jogo, ponto.
Esse é um dos poucos jogos cooperativos que realmente você se sente em um grupo.
Quando seu amigo rolou 3 máscaras negras e chora para alguém voltar a tempo e jogar mascaras douradas para ele, você sente como um time.
Quando o mesmo amigo que você salvou, não volta para te ajudar você sente vontade de matá-lo.
Existe um senso de equipe no jogo que os co-ops não transportam 100% das vezes, e esse co-op não sofre da síndrome do jogador que manda em todos.
Como é um jogo com muita sorte, não dá para traçar um plano muito bem definido, como o jogo tem tempo para terminar, não da para alguém pensar e mandar nos outros.
Esse jogo junta adrenalina com jogos de tabuleiro e está com certeza no páreo para o jogo do ano de 2013, e você deve jogá-lo o quanto antes!
A Fundação Meeple recomenda esse jogo!
por Roger Komesu
Olá senhoras e senhores! Representando a Fundação Meeple, espero ajudar o pessoal que está meio perdido a escolherem os jogos! Todos sabemos quão caro esse hobby pode ficar, então essa troca de experiência pode ser benéfica a todos. A ideia dessas resenhas não é explicar nos mínimos detalhes as regras dos jogos e sim mostrar diversos pontos de porque (ou não) você deveria fazer espaço em sua estante para esses títulos. Espero que gostem!