Para Solo Play eu recomendo Bruto e mais alguém:
Bruto + Engenhoqueiro: 5/10.
Se for sua primeira experiência com o jogo, não recomendo. O que acontece é que você vai precisar de fato causar dano com os dois personagens de forma consistente, e o Engenhoqueiro sofre muito com isso. Entretanto, ele tem um certo controle de grupo que pode ser muito bom se você já tiver experiência com o jogo/cenário (Nessas condições eu subiria a minha recomendação para 7/10).
Bruto + Tecelã Arcana: 7/10
Muito bom, pois você vai ter dois 'roles' bem definidas. O Bruto vai tentar receber os danos enquanto a Tecelã Arcana vai causar dano da backline. A única ressalva é que pode ser que o Bruto acabe recebendo ataques DEMAIS em um turno, principalmente contra monstros que atacam mais de uma vez. Tendo dito isso, é uma dupla muito sólida, você só vai precisar se preocupar um pouco com o posicionamento do Bruto em relação aos inimigos para ele não ficar levando tapa de graça.
Bruto + Malandra: 8/10
Devido à natureza das habilidades da Malandra, ela vai precisar estar adjacente a um aliado para desbloquear seu potencial de causar ainda mais dano. Combina muito com o bruto, pois ele costuma estar próximo dos inimigos. Sua única dificuldade mesmo vai ser a iniciativa. Como a Malandra vai ficar muito próxima do Bruto, pode ser que você acabe tendo que jogar uma iniciativa mais baixa (por falta de opção) e acabe levando danos que deveriam ser do Bruto. Como ela tem HP médio, pode ser que as vezes seja bom que alguns danos seja nela mesmo pois o Bruto não é imortal, mas essas situações precisam ser programadas. Você também pode recorrer à "Dança de Iniciativa", o que pode ser perigoso para o Bruto, e requer um pouco mais de experiência no jogo.
Bruto + Coração de Pedra: 6/10
Essa combinação tem uma peculiaridade: os dois personagens possuem 10 pontos de vida no nível 1. Embora eu tenha jogado com essa dupla e ter tido uma certa facilidade nas missões iniciais, essa facilidade veio inteiramente da capacidade de suportar dano dos inimigos. As mecânicas do Coração de Pedra envolvem controle de terreno e ele causa dano a aliados adjacente, isso pode se tornar um problema em algumas situações. Se você meio que ignorar a maioria das mecânicas iniciais e vender puramente na força bruta (no caso, de pontos de vida), essa dupla é pra você.
Bruto + Ladra de Mentes: 10/10
Quando você une a resistência do Bruto com o controle de grupo e capacidade absurda da Ladra de Mentes de causar dano a um único alvo você tem uma combinação excelente para enfrentar praticamente qualquer situação no jogo. Jogar com a Ladra de Mentes exige um pouco de prática, principalmente para entender a forma de gerar e consumir elemento de gelo, mas quando você tiver isso naturalmente, essa dupla é muito, muito forte.
Menção honrosa:
Coração de Pedra + Ladra de Mentes: 7/10
Pode funcionar também se você jogar de forma bastante agressiva, pois embora o Coração de Pedra possua bastante pontos de vida, ele tem pouca (nenhuma praticamente) mitigação de dano (como os escudos do Bruto). Dá pra fazer funcionar se você utilizar o controle de grupo da Ladra e Mentes junto com o controle de terreno do Coração de Pedra de forma consistente. Eu particularmente achei bem divertido criar um corredor de pedras e atordoar o primeiro da fila e criar uma fila de esqueletos hahaha.
É isso pessoal, espero ter ajudado de alguma forma, pois Gloomhaven é meu jogo favorito da vida.
Lembrando que essas opiniões são minhas, e tudo bem se alguém discordar!!
Grando Abraço,
Lorenzo.