Baita texto, esses dois jogos são muito queridos por mim.
Sou suspeito pra falar do Klemenz Franz, sou uma das 6 pessoas no mundo que adora a arte dele, mas a questão de Caverna x Agricola pra mim é muito relativa com a vontade no dia.
Eu já joguei Agricola de todas as formas, curiosamente a que mais viu mesa é a Family Edition que se livra de todas as cartas e simplifica o sistema das cercas. É uma excelente versão pra agradar os não-gamers, conseguindo ser ainda menos punitiva que a Edição Revisada, mas vai desagradar muito aquele heavy gamer que quer tirar todo o suco da estratégia do jogo. Por outro lado, acho o Agricola com decks experts + Farmers of the Moor pesado demais até mesmo pra aquele dia que a gente tá calmo, provavelmente eu iria preferir outro jogo.
Em relação ao Caverna, é um jogaço que me desanimou um pouco no começo justamente por colocar o tema fantasia na história, com anões se armando e partindo pra aventura, mas vendo por outra ótica isso nada mais é que um tema aplicado por cima, poderia ser qualquer outra coisa. E sim, o jogo muda completamente com a expansão, até estranhei terem demorado tanto pra lançarem ela aqui.
Considero o combo Caverna + expansão o melhor dos mundos, mas é impossível negar que os novatos se assustam quando vêem o tabuleiro de construções do Caverna, tá tudo disponível ali desde o começo e inevitavelmente um novato vai jogar de qualquer jeito na sua primeira partida.
E parabéns ao canal Versus, tem meus votos e torcidas para o prêmio Ludopedia.