A Era de Ouro da civilização portuguesa, com certeza, foi durante a Época das Grandes Navegações. Durante parte do século XV e XVI, o Reino de Portugal dominou os oceanos, lançando suas caravelas por todos os mares, expandindo a visão de mundo dos europeus e descobrindo várias terras novas. Venha ser o capitão dessas frotas. Caravelas Tá na Mesa!
Caravelas é um jogo lançado em 2013 por Gil d’Orey. De dois a quatro jogadores, com duração média de 45 minutos. Em Caravelas, os jogadores controlam uma frota de navios, navegando pelo mundo e descobrindo novas terras para a Coroa Portuguesa.
- E o mais importante, levando a civilização aos nativos primitivos.
Primitiva é essa sua visão da história. Ok, vamos deixar a historinha de lado e nos deter nos fatos. Não foram os portugueses, nem espanhóis, ingleses, franceses ou qualquer reino europeu desta época, que descobriam as Américas, sul da África, Japão etc e etc. Foram os povos nativos que fizeram isso, milhares de anos atrás. Eles também não civilizaram os nativos, mas impuseram sua cultura aos povos que encontraram. Dito isso, podemos voltar ao assunto. Em Caravelas, os jogadores movimentam suas frotas usando cartas. A soma dos valores nas cartas baixadas indica o quanto o jogador vai andar. O mapa indica várias rotas marítimas que devem ser seguidas. Quase todas tem uma direção preferencial, o que significa que quem for por esta direção andará menos, seguindo o fluxo da maré. Ao chegar em um destino, o jogador pode pegar uma mercadoria (Nota da Sra. Slovic: Se disponível no local) ou baixar uma Carta de Descobrimento (Nota do Sr. Slovic: Se tiver em mãos a carta daquela localidade).
Ao chegar em Lisboa, o jogador deve vender todos os produtos que estiverem com ele. Cada mercadoria dá uma quantidade de Pontos de Vitória diferente. Também é possível pegar uma nova Carta de Descobrimento (Nota da Sra. Slovic: Também dá para pegar novas cartas em Calcutá). O jogador ganha Pontos de Vitória ao baixar Cartas de Descobrimento.
- Adoro jogos sobre a Era das Descobertas, mas esse é muito chato.
Chato é você, cara desinformado. Na verdade, mais chato que você é só perder navios ao cruzar o Cabo da Boa Esperança (Nota do Sr. Slovic: Era melhor ter usado o antigo nome, Cabo das Tormentas). Sempre que um jogador chegar nesse ponto no mapa, ele deve parar seu movimento (Nota da Sra. Slovic: É o único caso em que se pode parar antes de usar toda sua movimentação) e jogar um dado. Se cair o número um, um navio da frota, com todas suas mercadorias, afundou por causa das tempestades. (Nota do Sr. Slovic: É triste, mas é um fato histórico. Essa região era o terror dos navegantes), caso contrário, pode seguir seu caminho.
O jogo tem dois gatilhos de fim de jogo: algum jogador chegar aos 100 pontos ou entregar uma determinada quantidade de Pimenta em Lisboa. Essa quantidade depende do número de participantes. Mercadorias não entregues valem pontos no final e cartas de descobrimentos na mão tiram. No fim, quem tiver mais pontos, vence.
No geral, Caravelas é um bom jogo. Fácil de explicar e jogar. Ele é baseado em outro jogo do mesmo autor, com o mesmo nome, lançado em 2010. O original tem regras mas complexas e é bem mais estratégico. Já Caravelas II, é um jogo mais família, mas isso não significa que seja simplório, mas sim que é diversão na certa.
E é isso, Shishô!