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  • endou_kenji
    288 mensagens MD
    avatar
    endou_kenji10/03/23 01:30
    endou_kenji » 10/03/23 01:30

    J. MARQUES::
    Felipe023::pois é cara, eu como fã de tfm e depois comecei a não gostar do mesmo, aqui o erro ocorre da mesma forma...

    Sorte nas cartas... e é bem desbalanceado! o autor nem sequer teve o trabalho de evitar isso...

    Tantas soluções simples como o próprio cidades submersas em separar as cartas por eras....

    Isso pra mim estragou o jogo, assim como me fez desgostar do terraforming mars ...

    Eu cheguei a ter esse emsmo pensamento com o tfm. Nao gosto de depender de sorte para vencer, ou perder. Mas ai passei a enxergar o tfm pelo jogo direto no tabuleiro. Eh perfeitamente possivel jogar e ganhar apenas focando numa estrategia que ignora completamente as cartas. Ja ganhei partida em campeonato que eu tinha jogado apenas duas cartas.

    Eh so vc fazer uma conta simples de custo de carta/pontos de vitoria que fica facil de perceber como vc pode fazer uma excelente pontuaçao apenas colocando cidades/florestas/oceanos usando os projetos padrao. Lembrando que cada floresta, alemd e potuar 1 pto ao fim do jogo, tb sobe o niveld e oxigenio e isso eh mais 01ponto/renda. Assim como so oceanos dao pontos de vitoria os bonus de localizaçao, e os bonus de adjacencia. E nao se pode esquecer do potenial de 6 ptos que cada cidade pode chegar a ter (01 ponto para cada floresta).

    Fora os marcos (da pra garantir 02 - o de construtor e o de cidades) vc ainda pode financiar um rpemio.

    Ao menos eu que gosto dessa disputa que o tabuleiro traz mudou minha visao do jogo e hj ele eh um dos meus favoritos

    O problema é que o povo se deslumbra com mil cartas, quer fazer mil coisas e tudo com uma estratégia definida ainda no setup. Aí fica difícil mesmo, hehhehe

    0
  • Felipe023
    212 mensagens MD
    avatar
    Felipe02310/03/23 03:23
    Felipe023 » 10/03/23 03:23

    J. MARQUES::
    Felipe023::pois é cara, eu como fã de tfm e depois comecei a não gostar do mesmo, aqui o erro ocorre da mesma forma...

    Sorte nas cartas... e é bem desbalanceado! o autor nem sequer teve o trabalho de evitar isso...

    Tantas soluções simples como o próprio cidades submersas em separar as cartas por eras....

    Isso pra mim estragou o jogo, assim como me fez desgostar do terraforming mars ...

    Eu cheguei a ter esse emsmo pensamento com o tfm. Nao gosto de depender de sorte para vencer, ou perder. Mas ai passei a enxergar o tfm pelo jogo direto no tabuleiro. Eh perfeitamente possivel jogar e ganhar apenas focando numa estrategia que ignora completamente as cartas. Ja ganhei partida em campeonato que eu tinha jogado apenas duas cartas.

    Eh so vc fazer uma conta simples de custo de carta/pontos de vitoria que fica facil de perceber como vc pode fazer uma excelente pontuaçao apenas colocando cidades/florestas/oceanos usando os projetos padrao. Lembrando que cada floresta, alemd e potuar 1 pto ao fim do jogo, tb sobe o niveld e oxigenio e isso eh mais 01ponto/renda. Assim como so oceanos dao pontos de vitoria os bonus de localizaçao, e os bonus de adjacencia. E nao se pode esquecer do potenial de 6 ptos que cada cidade pode chegar a ter (01 ponto para cada floresta).

    Fora os marcos (da pra garantir 02 - o de construtor e o de cidades) vc ainda pode financiar um rpemio.

    Ao menos eu que gosto dessa disputa que o tabuleiro traz mudou minha visao do jogo e hj ele eh um dos meus favoritos

    Boas colocações, e no Ark Nova como isso se reproduz?

    0
  • Felipe023
    212 mensagens MD
    avatar
    Felipe02310/03/23 03:28
    Felipe023 » 10/03/23 03:28

    endou_kenji::
    Felipe023::pois é cara, eu como fã de tfm e depois comecei a não gostar do mesmo, aqui o erro ocorre da mesma forma...

    Sorte nas cartas... e é bem desbalanceado! o autor nem sequer teve o trabalho de evitar isso...

    Tantas soluções simples como o próprio cidades submersas em separar as cartas por eras....

    Isso pra mim estragou o jogo, assim como me fez desgostar do terraforming mars ...

    Pq tu tá querendo uma coisa que o jogo não é. Nenhum dos dois é pra tu definir uma estratégia no início do jogo e tentar forçar ela até o fim, ambos são jogos onde é muito mais importante viver se adequar à situação e tirar o melhor proveito disso do que ficar tentando tirar leite de pedra.
    A diferença crucial pro modo que o Cidades resolve o problema das eras é pq nele, vc: (1) só tem três cartas na mão, logo, cada carta que você não consegue usar é 1/3 da sua mão que foi inutilizada (em um jogo onde a economia de ações é o que manda). (2) você não paga pra manter as cartas, a compra é automática.
    Tanto no TfM, quanto no Ark Nova, você invariavelmente vai ter que descartar, então tem um filtro natural do que você mantém ou não... O grande lance é exatamente esse: saber o que manter e o que descartar. Parar de querer buscar a estratégia perfeita. O deck de ambos é grande e diluído DE PROPÓSITO 

    Hoje joguei pela 4 vez.
    No escuro veio um panda que por acaso eu tinha os requisitos dele já montados no meu mapa...
    No escuro veio uma carta que pontuava pelas azuis, eu já tinha 5 tags de ciência...
    No escuro veio a carta de rinoceronte que eu comprei mais uma carta de final de jogo, eu escolhi uma que já tinha completo...
    Complicado levar a sério um jogo expert e ganhar na sorte assim, não acha?

    0
  • J. MARQUES
    692 mensagens MD
    avatar
    J. MARQUES10/03/23 09:05
    J. MARQUES » 10/03/23 09:05

    Felipe023::
    J. MARQUES::
    Felipe023::pois é cara, eu como fã de tfm e depois comecei a não gostar do mesmo, aqui o erro ocorre da mesma forma...

    Sorte nas cartas... e é bem desbalanceado! o autor nem sequer teve o trabalho de evitar isso...

    Tantas soluções simples como o próprio cidades submersas em separar as cartas por eras....

    Isso pra mim estragou o jogo, assim como me fez desgostar do terraforming mars ...

    Eu cheguei a ter esse emsmo pensamento com o tfm. Nao gosto de depender de sorte para vencer, ou perder. Mas ai passei a enxergar o tfm pelo jogo direto no tabuleiro. Eh perfeitamente possivel jogar e ganhar apenas focando numa estrategia que ignora completamente as cartas. Ja ganhei partida em campeonato que eu tinha jogado apenas duas cartas.

    Eh so vc fazer uma conta simples de custo de carta/pontos de vitoria que fica facil de perceber como vc pode fazer uma excelente pontuaçao apenas colocando cidades/florestas/oceanos usando os projetos padrao. Lembrando que cada floresta, alemd e potuar 1 pto ao fim do jogo, tb sobe o niveld e oxigenio e isso eh mais 01ponto/renda. Assim como so oceanos dao pontos de vitoria os bonus de localizaçao, e os bonus de adjacencia. E nao se pode esquecer do potenial de 6 ptos que cada cidade pode chegar a ter (01 ponto para cada floresta).

    Fora os marcos (da pra garantir 02 - o de construtor e o de cidades) vc ainda pode financiar um rpemio.

    Ao menos eu que gosto dessa disputa que o tabuleiro traz mudou minha visao do jogo e hj ele eh um dos meus favoritos

    Boas colocações, e no Ark Nova como isso se reproduz?

    Sobre o ark nao saberia responder com precisao pois ainda nao o joguei. Apenas assiti gameplays. ;)

    0
  • grogvar
    62 mensagens MD
    avatar
    grogvar11/03/23 09:41
    grogvar » 11/03/23 09:41

    Felipe023::
    endou_kenji::
    Felipe023::pois é cara, eu como fã de tfm e depois comecei a não gostar do mesmo, aqui o erro ocorre da mesma forma...

    Sorte nas cartas... e é bem desbalanceado! o autor nem sequer teve o trabalho de evitar isso...

    Tantas soluções simples como o próprio cidades submersas em separar as cartas por eras....

    Isso pra mim estragou o jogo, assim como me fez desgostar do terraforming mars ...

    Pq tu tá querendo uma coisa que o jogo não é. Nenhum dos dois é pra tu definir uma estratégia no início do jogo e tentar forçar ela até o fim, ambos são jogos onde é muito mais importante viver se adequar à situação e tirar o melhor proveito disso do que ficar tentando tirar leite de pedra.
    A diferença crucial pro modo que o Cidades resolve o problema das eras é pq nele, vc: (1) só tem três cartas na mão, logo, cada carta que você não consegue usar é 1/3 da sua mão que foi inutilizada (em um jogo onde a economia de ações é o que manda). (2) você não paga pra manter as cartas, a compra é automática.
    Tanto no TfM, quanto no Ark Nova, você invariavelmente vai ter que descartar, então tem um filtro natural do que você mantém ou não... O grande lance é exatamente esse: saber o que manter e o que descartar. Parar de querer buscar a estratégia perfeita. O deck de ambos é grande e diluído DE PROPÓSITO 

    Hoje joguei pela 4 vez.
    No escuro veio um panda que por acaso eu tinha os requisitos dele já montados no meu mapa...
    No escuro veio uma carta que pontuava pelas azuis, eu já tinha 5 tags de ciência...
    No escuro veio a carta de rinoceronte que eu comprei mais uma carta de final de jogo, eu escolhi uma que já tinha completo...
    Complicado levar a sério um jogo expert e ganhar na sorte assim, não acha?

    Não vejo isso como pura sorte, é usar a ação de comprar cartas pra encontrar cartas que te interessam no deck. Qualquer jogador com um zoológico avançado que compre cartas no deck perto do fim da partida vai encontrar várias cartas que podem ser jogadas com facilidade e garantem pontos, faz parte da estratégia. Por isso que um upgrade da carta de ação Cartas é poderoso. 

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