endou_kenji::Felipe023::pois é cara, eu como fã de tfm e depois comecei a não gostar do mesmo, aqui o erro ocorre da mesma forma...
Sorte nas cartas... e é bem desbalanceado! o autor nem sequer teve o trabalho de evitar isso...
Tantas soluções simples como o próprio cidades submersas em separar as cartas por eras....
Isso pra mim estragou o jogo, assim como me fez desgostar do terraforming mars ...
Pq tu tá querendo uma coisa que o jogo não é. Nenhum dos dois é pra tu definir uma estratégia no início do jogo e tentar forçar ela até o fim, ambos são jogos onde é muito mais importante viver se adequar à situação e tirar o melhor proveito disso do que ficar tentando tirar leite de pedra.
A diferença crucial pro modo que o Cidades resolve o problema das eras é pq nele, vc: (1) só tem três cartas na mão, logo, cada carta que você não consegue usar é 1/3 da sua mão que foi inutilizada (em um jogo onde a economia de ações é o que manda). (2) você não paga pra manter as cartas, a compra é automática.
Tanto no TfM, quanto no Ark Nova, você invariavelmente vai ter que descartar, então tem um filtro natural do que você mantém ou não... O grande lance é exatamente esse: saber o que manter e o que descartar. Parar de querer buscar a estratégia perfeita. O deck de ambos é grande e diluído DE PROPÓSITO
Hoje joguei pela 4 vez.
No escuro veio um panda que por acaso eu tinha os requisitos dele já montados no meu mapa...
No escuro veio uma carta que pontuava pelas azuis, eu já tinha 5 tags de ciência...
No escuro veio a carta de rinoceronte que eu comprei mais uma carta de final de jogo, eu escolhi uma que já tinha completo...
Complicado levar a sério um jogo expert e ganhar na sorte assim, não acha?