Mais uma vez, acho impressionante começarem essa discussão dizendo que as empresas cobram caro porquê querem, que podiam cobrar R$ 100,00 por um jogo que lá fora é US$ 50.00, que somos vítimas do sistema capitalista, etc... E o mais legal é que justamente os que dizem essas coisas, são os que geralmente não sabem de nada sobre composição de custo de um produto.
O custo de qualquer produto nesse caso não é baseado apenas na formulinha mágica de [(preço de aquisição + frete) * cotação de dólar]. Aí a empresa tem que pagar a funcionários os salários e benefícios, encargos sociais, despesas de desembaraço aduaneiro, aluguel, energia, água, material de expediente/copa/limpeza, IPTU, Alvará, licença, Bombeiros, pagar as parcelas do empréstimo bancário para investir em estrutura, Imposto de Renda, CSLL, PIS, COFINS, ICMS pra no final, lá no final mesmo, ficar com o que resta. E ainda vir alguém e dizer que cobra caro porquê fez umas continhas de padeiro usando apenas o custo do produto e o dólar pra dizer que o preço praticado é abusivo.
Francamente, tem muito "entendido" no assunto aqui. Esse pessoal tinha é que aproveitar toda essa "expertise" em baixar custos e abrir uma empresa para distribuir no preço que eles acham que dá pra fazer pra ver quanto tempo durariam no mercado.