Postagem do Canal!
“Eu sei que serei chamado de insano pelo que estou fazendo. Mas você deve acreditar em mim quando eu lhe digo que esse museu está vivo, infectado por uma maligna força ancestral. Uma vez que essas malignas forças se manifestarem, elas reduzirão a humanidade a cinzas. Noite após noite eu tenho limpado relíquia e objetos em exposição, lutando para manter os horrores afastados e aprendendo o que eu posso. Eu acredito que eu encontrei uma maneira de prevenir nossa perdição. Culturas antigas criaram um estranho símbolo para impedir essas criaturas. Eles o chamam de o Símbolo Ancestral”.
Elder Sign é um jogo cooperativo baseado na obra do escritor Howard Phillips Lovecraft onde um grupo de investigadores está no museu de Arkham investigando poderes malignos ancestrais que querem destruir a humanidade.
Ele faz parte de uma família de jogos (Arkham Horror Files) e tem uma duração média de 1 hora (depende do número de jogadores).
O objetivo em Elder Sign é vencer o ancião que está sendo enfrentado no jogo, para isso é necessário atingir o número de símbolos ancestrais indicado na carta do ancião, e a derrota ocorre se a trilha de marcadores de perdição é totalmente preenchida na carta do ancião.
Para iniciarmos uma partida, cada jogador escolhe seu personagem (o jogo vem com dezesseis) e cada personagem tem:
· O nome
· Quantidade de sanidade (lado esquerdo) e resistência (lado direito)
· Itens iniciais
· Habilidade especial
Com os personagens definidos cada jogador recebe seus marcadores de sanidade e resistência e também os seus itens iniciais.
O jogo conta com os seguintes marcadores:
· Sanidade
· Resistência
· Perdição
· Símbolos ancestrais
· Pistas
· Personagem (serve apenas para indicar em qual aventura seu personagem está)
Os marcadores servem para indicar a quantidade de recurso que cada personagem ainda tem (se esgotado para algum jogador ele morre).
Os marcadores de símbolo ancestral são colocados na carta do ancião na medida que os investigadores vão conquistando-os. Os marcadores de perdição vão sendo colocados na carta do ancião para indicar que ele está conquistando vitórias. Quem chegar ao número total indicado pela carta vence.
Existem também os marcadores de pistas, que servem para o jogador rolar os dados novamente e o marcador de personagem somente para indicar em qual aventura ele está naquele momento.
Depois de escolhido ou sorteados os personagens escolhe-se (ou também pode ser sorteado) qual Ancião será enfrentado durante o jogo (o jogo vem com oito).
A carta de ancião possui as seguintes informações:
· Nome do ancião
· Habilidade especial
· Quantidade de símbolos ancestrais para vitória dos investigadores
· Quantidade de marcadores de perdição para vitória do ancião
· Rolagem de ataque
· Habilidade de ataque
Com personagens e ancião definido vamos para o jogo!
O museu de Arkham (local da investigação) é constituído de cartas que são colocadas na mesa (seis) e cada carta tem algumas informações:
· Título
· Texto (somente para você entrar no clima do jogo!)
· Valor
· Efeito de terror
· Tarefas
· Penalidades e Recompensas
As tarefas nada mais são do que faces que você precisa tirar nos dados. SIM, Elder Sign é um jogo baseado em rolagem de dados, portanto para vencer uma aventura você precisa completar cada tarefa. Cada linha possui uma ou mais tarefas, no exemplo ao lado, a primeira tarefa (de cima para baixo) consiste em tirar três de investigação, depois seis de investigação (combinando dados) e por último uma caveira.
O investigador começa sua rolagem de dados com seis dados verdes, e existem mais dois dados (amarelo e vermelho) que podem ser adicionados na sua rolagem para lhe ajudar. Se ao rolar os seis dados ele não for capaz de cumprir nenhuma tarefa, ele deve então retirar um dado e rolar novamente os cinco que restaram, até que ou ele cumpra todas as tarefas e vença a aventura ou ele perca todos os dados.
Na parte debaixo da carta temos a recompensa em caso de vitória (nesse caso os jogadores ganharam um símbolo ancestral e um monstro aparece) ou a penalidade em caso de derrota (nesse exemplo o jogador perde um marcador de resistência).
Existem aventuras que devem ser cumpridas em uma ordem específica, pois possuem uma seta indicando isso (como a aventura acima) e existe aventuras com efeito de terror. Terror é uma das faces dos dados, e caso você tire um terror e não cumpra nenhuma tarefa, essa penalidade lhe é aplicada.
Nessa aventura por exemplo, ao tirar um terror e não cumprir nenhuma das duas tarefas você deve descartar um troféu.
Além disso as cartas de aventura podem receber monstros, veja que a primeira aventura tem o seu contorno diferenciado, portanto caso apareça algum monstro no jogo é nesse local que ele deve ser colocado.