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Woodcraft! Lançamento da Delicious Games, criado por Vladimír Suchy e Ross Arnold, era obviamente um chamariz aos meus olhos. Os jogos de Suchy sempre ocuparam um lugar especial em meu coração... e em minha estante, então este foi um dos lançamentos de Essen mais esperados de 2022!
O maravilhoso mundo do Woodcraft: visão geral
Como o título sugere, estamos transformando a madeira em objetos: móveis complexos, caixas requintadas, instrumentos musicais elegantes... as possibilidades são infinitas!! Tudo com o objetivo de administrar a oficina mais próspera até o final do jogo. Atendendo aos pedidos dos clientes, podemos expandir nossos negócios: contratar funcionários, equipar nossa oficina com ferramentas de última geração e divulgar nossa habilidade por toda parte.
É um belo cenário com artes idílicas que são tão convidativas que você quase quer se aconchegar em um canto e vasculhar esse baú de cartas do tesouro por horas.
O tema é realmente encantador. Vou confessar agora que não sou uma grande fã de temas e estou sempre muito mais interessada em mecânica, então nem sempre noto (ou me importo) se um jogo é particularmente temático. Mas, do meu ponto de vista, direi que
Woodcraft faz um bom trabalho. Algumas áreas parecem puramente funcionais, um meio de ganhar pontos, mas particularmente nas áreas de criação de dados e depósito de ferramentas (mais sobre isso em breve!), eles realmente fazem sentido temático e frequentemente me pego dizendo “ok, então é só cortar esse pedaço de madeira aqui, talvez eu tenha o suficiente para o meu violino…” e “ah sim, preciso de uma lima na minha oficina, ainda não tenho uma dessas!”.
Em termos de qualidade do material, cartas e tabuleiros à parte, senti que a madeira usada tanto para os dados quanto para os cubos não é tão pesada quanto eu esperava e o livro de regras é bastante frágil, mas não é nada que afete sua diversão com o jogo.
E por falar no livro de regras, ele é claramente definido ação por ação com imagens úteis, por isso é agradável de ler e torna a experiência de aprendizado agradável. E há uma folha separada para explicar as habilidades do Ajudante! Não há auxílio ao jogador como tal, mas a sequência do turno é descrita em seu próprio tabuleiro de jogador, então fica difícil errar!
Dados realmente crescem em árvores: manipulação dos dados
A dupla de designers Suchy e Arnold conseguiu pegar dados como os conhecemos e virá-los de cabeça para baixo… cortá-los ao meio… ou cultivá-los literalmente a partir de árvores… Porque, em
Woodcraft, os dados SÃO madeira e para cumprir contratos específicos, criamos habilmente esses dados de acordo com a solicitação do cliente.
Ok... então o que isso realmente significa?
Imagine que você tem um cliente vindo até você e pedindo um jogo de gamão. Agora, como todos sabemos (e se você não souber, vou esperar enquanto você pesquisa no Google), os conjuntos de gamão são bastante complexos, exigindo uma quantidade bastante grande de madeira clara (amarela em Woodcraft) e pequenos pedaços de madeira escura (marrom) para os detalhes. Além disso, é preciso cortar e trabalhar muito, então provavelmente vai exigir o uso pesado de uma serra. Comigo até agora?
Woodcraft representa isso como um contrato que exige:
4 pontos de madeira amarela
2 pontos de madeira marrom
1x lâmina de serra
Digamos que em nosso estoque só temos um pedaço enorme de madeira amarela: 6 pontos no valor. Bem, como uma de nossas ações gratuitas, Woodcraft nos permite usar uma serra para cortar este dado em dois. Então, habilmente dividimos isso em 4 pontos necessários para o conjunto de gamão e 2 pontos sobressalentes para um trabalho futuro!
Da mesma forma, se tivermos apenas 2x 1 ponto de madeira marrom disponível, então podemos usar (gastar) cola para realmente colar esses dois dados juntos para fazer 1x 2 pontos no dado para o nosso contrato!
Isso é muito legal né??
Então tudo o que é necessário é jogar a lâmina de serra para representar o desgaste causado durante a fabricação
et voila! Um cliente feliz!
Uma espiada dentro desse baú intricadamente esculpido: Jogabilidade
Woodcraft é como um baú de tesouro artesanal de mecânica e oportunidades!
Cumprimento de Contrato
O foco principal do jogo é cumprir contratos. Cada jogador terá 4 contratos que selecionou no início do jogo e que DEVE completar ou sofrerá as consequências... porque, embora o cumprimento de contratos não seja nada de novo, eu realmente gosto da maneira como é implementado no
Woodcraft, pois você tem prazo!
No início do jogo, o jogador deve escolher um de seus 4 pedidos e colocá-lo em sua fila de pedidos. Este é o contrato que o jogador está atualmente focado em cumprir (e como mencionei acima, você pode optar por aceitar mais). Existem então 4 fases de rendimento no jogo e durante estas, os contratos que não foram concluídos serão movidos para a linha abaixo; tornando-se menos lucrativos, pois indicam uma perda de confiança de seu cliente! Se os pedidos demorarem muito, eles podem desaparecer completamente, resultando em perda de reputação! E a reputação é MUITO importante porque a Trilha de Reputação atua como um multiplicador de Pontos de Vitória para cada contrato que você cumpriu no final do jogo!
Mas supondo que você tenha feito um bom trabalho e tudo esteja dentro do prazo, você receberá todas as recompensas descritas em seu contrato, que podem ser uma combinação de reputação, mirtilos (sim, mirtilos), Pontos de Vitória, ferramentas para sua oficina, etc.
Agora, já falei sobre o cumprimento de contrato... mas devo dizer que só isso não faz meu coração disparar. Felizmente para mim, e para qualquer um de vocês que são como eu, Woodcraft oferece muito mais!
A Roda de Ação
Na sua vez, você pegará uma peça de ação de um segmento da roda e resolverá a ação mais o bônus potencial antes de colocá-la de volta no próximo segmento da roda no sentido horário. Existem 7 ações para escolher:
- Comprar madeira (dados) no mercado
- Trocar de dados
- Comprar materiais (cola, lâminas de serra, etc.)
- Ganhar novo(s) pedido(s)
- Adquirir um ajudante
- Produzir / Plantar uma árvore
- Melhorar a oficina
Parece semelhante em sua execução ao que vimos em
Praga Caput Regni: uma roda de seleção de ação que oferece bônus adicionais quando uma peça é retirada E favorece as ações que não são realizadas há algum tempo. Algumas pessoas disseram que
Woodcraft é uma versão melhorada. Eu não consigo dizer isso, mas eu diria que a variedade e combinação de bônus em Woodcraft é maior, o que talvez misture um pouco mais. E acho que aqui você é ainda MAIS dependente desses bônus do que em Praga Caput Regni. Na verdade, às vezes, a ação será um subproduto do bônus que você procura, e não o contrário!
Os mirtilos
Na terra de Woodcraft, os Mirtilos são a fonte de tudo: madeira, ajudantes, melhorias de oficina etc. Você ainda tem a chance de comercializar suas habilidades de artesanato pagando Mirtilos no final de cada rodada em troca de Pontos de Vitória. Mas Woodcraft é um jogo bastante equilibrado e deixe-me dizer que você NÃO quer entrar na situação onde não tem mirtilos ou dados. Esse é um lugar escuro e deprimente, e eu nunca mais quero voltar!!
Existem várias oportunidades para ganhar Mirtilos, então você vai querer usá-los, bem como progredir na Trilha de Renda sempre que possível, para manter um fluxo constante deles. E, em geral, você precisa pensar cuidadosamente sobre como e onde vai gastá-los com um olhar nas rodadas futuras, porque você pode precisar deles!
Os Ajudantes Glamorosos
Você pode contratar ajudantes que oferecem benefícios imediatos, uma vez por turno e contínuos, e eles são TÃO divertidos de explorar. Eles podem dar a você um dado grátis (!), oferecer descontos em compras futuras ou permitir que você ajuste os valores dos dados, etc. E a maioria dos ajudantes também pode produzir certos recursos se você acionar esta ação que pode até ser melhor do que o benefício principal. Portanto, é realmente um caso de saltar sobre eles, adequá-los à sua estratégia e/ou vice-versa! Todo mundo vai começar o jogo com um e então depende de você como expandir!
A Oficina
Por que não gastar o tempo consertando sua oficina? Quem não gosta de melhorar sua seleção de ações gratuitas? Há muito por onde escolher aqui. Você quer aquela lâmina de serra adicional para maior flexibilidade enquanto os negócios estão crescendo? Ou talvez seja melhor expandir seu kit de ferramentas para acionar alguns benefícios deliciosos (isso apresenta um aspecto de coleção de conjunto muito bom)! Oh espere! Talvez primeiro plantemos uma árvore de dados no quintal - é sempre bom ter algumas crescendo enquanto isso. Além disso, bloqueará os vizinhos!
Todas essas decisões são interessantes, mas como você tem rodadas limitadas, provavelmente terá que escolher algumas áreas específicas para investir e maximizar o uso delas ao longo do jogo.
As cartas de objetivo
Existem também 4 Contratos Públicos que lhe darão pontuação no final do jogo (coisas como pontos por número de Ajudantes ou por quantas ferramentas em sua oficina, etc). Eles são legais porque dão a todos uma espécie de foco, mas você precisa REIVINDICÁ-LOS, ou será o orgulhoso proprietário de um grande nada. E o melhor é que, para reivindicar um, você precisa cumprir um de seus contratos iniciais de “Avelã” mais difíceis do que a média. Estes são especiais porque cada jogador só será capaz de cumprir 2 deles (portanto, você precisa priorizar instantaneamente apenas 2 desses contratos de final de jogo) e, em vez de uma recompensa de mirtilos, etc, eles o recompensam com a escolha de um Contrato Público. Uma vez que um Contrato Público tenha sido reivindicado por um jogador, cada outro jogador deve reivindicá-lo na mesma rodada ou perdê-lo completamente.
Os Bônus
E por toda parte, fiel a todo bom jogo Suchy, temos um bom e velho respingo de ações gratuitas e estas são simplesmente deliciosas! Desde aquelas concedidas a você por seus ajudantes ou capacidades de oficina (colhendo árvores e serrando madeira) até lanternas que podem conceder a você um turno extra (!). Em um jogo com apenas 14 rodadas, esses bônus não devem ser descartados!
Então agora eu dei a você um vislumbre do que este jogo oferece e você está pensando “Ooh, eu gostei disso. Ah sim, e eu faria isso também. E esta parte parece divertida!” Mas eu tenho novidades para você... no estilo típico de Suchy, há APENAS 14 rodadas (!) para fazer tudo. E uau, realmente não é o suficiente! Você precisa estar atento a toda e qualquer oportunidade que o jogo lhe oferece para aproveitar alguns turnos extras ou maximizar os bônus disponíveis para você. É bastante punitivo quando você não está otimizando, pois é um daqueles jogos em que você pode realmente SENTIR. E agora, com isso fora do caminho, faremos um resumo!
Considerações Finais
Os altos e baixos
+ Uso de dados muito inovador e inteligente que nunca vimos antes!
+ Ame a tensão em torno do cumprimento do contrato!
+ Linda arte
+ Jogabilidade e manutenção simplificadas em comparação com designs anteriores
+ Modo solo bem implementado
/ Jogabilidade punitiva
/ Para quem sofre de Paralisia de Análise (AP), esse jogo será difícil!
/ Nada particularmente novo aqui (além da manipulação dos dados). É mais baseado em títulos anteriores.
/ Não tanto por meio da interação do jogador. Apenas em como você manipula a roda de ação.
- Algumas preocupações sobre variedade do ponto de vista do cumprimento do contrato
Este jogo tem o poder de FAZER o seu dia ou acabar com você! Com apenas 14 turnos no jogo, você não tem escolha a não ser fazer com que cada turno valha a pena. E oferece TANTAS maneiras de fazer isso (bônus, recompensas, ações gratuitas, possibilidade de turnos extras etc) que você realmente não tem desculpa.
E você SENTE isso! Quando está indo bem e você está virando seus componentes de serra, colando e emendando seus dados, acendendo aquelas lanternas e produzindo esses pedidos um após o outro... quero dizer UAU, você se sente INCRÍVEL! MAS quando não é… você ficou sem mirtilos, não tem dados e se sente um tolo por ter gastado todas as suas lanternas tão precocemente… este jogo dói! Parece extremamente punitivo. Mas o bom é que, à medida que você joga cada vez mais, descobre mais maneiras de maximizar esses turnos e aproveitar ao máximo o que recebe! Para ser justo, isso é fato para muitos designs de Suchy. No entanto, este é o seu mais castigador na minha opinião (ainda mais do que
Messina 1347 - embora saiba que nem todos concordam com esta observação) - os outros, em particular Praga, são mais para “sentir-se bem”.
Embora a manipulação dos dados pareça nova e elegante, meus elementos favoritos do jogo são definitivamente os Ajudantes e o Depósito de Ferramentas. Os Ajudantes são muito interessantes e oferecem várias camadas por meio de seu principal benefício versus seu benefício de produção. Escolhendo-os e COMO ativá-los, realmente orientará sua estratégia, bem como a ajudará ao longo do jogo e garantirá uma partida ligeiramente diferente a cada vez! O depósito de ferramentas é simplesmente fantástico, pois você tenta unir duas ferramentas diferentes para reivindicar uma recompensa. É uma coisa pequena, mas pode realmente ser algo incrível, se você se concentrar nisso. Sempre sinto que meus melhores (e mais divertidos) jogos são quando consigo fazer o Depósito de Ferramentas funcionar, mas pode ser muito difícil e depende de você cumprir / selecionar os contratos certos e subir nas trilhas de receita!
Achei que as recompensas da Roda de Ação pareciam pouco... um pouco como... "espere, é isso?". Mas, à medida que joguei mais e aprendi sobre como otimizar minhas ações, quais elementos posso precisar para seguir uma estratégia E como incorporar adequadamente essas lanternas, descobri que elas se tornaram mais significativas. Ainda acho a roda em Praga um pouco mais DIVERTIDA e recompensadora.
A audiência
Se você gosta de outros títulos de Suchy, não acredito que este da dupla de design Suchy e Arnold vá decepcionar. Ele meio que combina elementos da roda de ação de Praga com o aperto de Messina 1347, entregando aqueles combos deliciosos e decisões crocantes pelas quais Suchy é bem conhecido. Para mim, ele realmente segue as mesmas veias desses dois títulos e, embora não esteja realmente introduzindo nada de novo, a manipulação dos dados parece inovadora, e como mencionei antes, aprecio muito o “cronômetro” nos contratos, adicionando mais tensão ao jogo.

Se você nunca experimentou um jogo de Suchy antes, deve esperar um turbilhão de decisões desde o início e um jogo MUITO apertado (mirtilos, dados, número de rodadas, o que você quiser!). É o lado mais pesado de um jogo de peso médio, embora eu ache que isso vem principalmente da pressão da tomada de decisão dentro de uma configuração tão restritiva, e não das regras gerais. Mas não se deixe levar por essa obra de arte extravagante - é pesado e pode causar algum derretimento cerebral! Se você está jogando com pessoas que são propensas a AP... bem, eu não aconselharia ou pelo menos esperaria que a duração se estenda muito.
A contagem de jogadores
Em termos de contagem de jogadores, acho que é bom até 3 pessoas. Em 4 pessoas, você pode ter um bom tempo de inatividade, pois pode ficar bastante pensativo e os turnos podem ser estendidos com ações gratuitas, etc. Não tenho certeza se gostaria de esperar que outras 3 pessoas fizessem seus turnos. Da mesma forma, como não há muita interação entre jogadores, você não perderá tanto jogando em dois jogadores - talvez você veja menos cartas (ajudantes, contratos etc.), mas, novamente, não acho que seja uma coisa ruim porque este jogo QUER que você trabalhe duro com o que você tem e eu pessoalmente acho que é assim que deve ser jogado.
O modo solo
Se você já jogou um modo solo de Suchy antes, saberá que é sobre bater sua pontuação. Definitivamente não é para todos, mas eu realmente gosto disso em seus jogos, pois sinto que é uma maneira brilhante de melhorar a sua estratégia. Além disso, a IA é muito simples de operar, já que apenas leva uma peça de ação (ou duas) a cada rodada, bem como arrebata contratos/ajudantes/benefícios da trilha de reputação E das cartas de objetivo. Na verdade, não está acumulando pontos em si, realmente existe apenas como uma forma de simular um oponente, e como é um jogo de baixa interação, isso realmente faz o trabalho!
A pontuação
8,4 de 10. Ele fica firmemente no meio de Messina 1347 e Praga Caput Regni para mim, com Praga sendo o meu favorito até o momento. Todos eles parecem semelhantes: apertados em termos de número de ações e combo quando você está jogando bem, mas para mim, Praga consegue entregar um pouco mais da sensação de bem-estar de alguma forma.
Observação final
Muito, MUITO boa manipulação de dados combinada com belos bônus e reações em cadeia! Se você é fã dos designs de Suchy, definitivamente não ficará desapontado, mas, sério, não se deixe enganar pela graciosa arte sonhadora, Woodcraft é um osso duro de roer!
Muito obrigada por ler esta resenha!
Lucinda, diário de uma garota de jogos de tabuleiro
Por Lucinda Deakin (diary_of_a_bgg)
Instagram: https://www.instagram.com/diary.of.a.boardgamegirl/
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
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