metelo::Na verdade nem 4x eh. talvez 2.5x (o explore ganha 1/2, exterminate nao tem, exploit tem, expand tb).
IMHO, ele e um jogo de corrida para atingir a popularidade e as estrelinhas o mais rapido possivel. As vezes rola ate briga, as vezes rola umas mudancas de ordem para conseguizar minimizar o numero de turnos do jogo...
Eu curto bastante, mas e um Euro puro de corrida e engine building.
Também curto bastante o Scythe independente dele ser um 4x ou não.
Mas me permita discordar. Eu entendo que ele pode ser considerado um 4x sim.
O Explore pode ser bem superficial, consistente na exploração dos territórios de eventos e no território.da fábrica somente. Mas está ali. Então ele existe. Não da pra considerar 1/2x. Ou tem ou não tem. Mas é questão de opinião.
Já o Exterminate precisamos interpretar o conceito atualizado para os jogos modernos.
Atualmente o conceito de Exterminate não está atrelado puramente a eliminação do jogador, mas sim a eliminações de peças ou das unidades (normalmente de combates) do jogador.
Acho retrógrado exigir que o jogador seja eliminado da partida para caracterizar o x do exterminate. É um conceito antigo e que deve evoluir com os jogos, para não ficar ultrapassado.
Nota que a eliminação de peças do Scythe, no caso de Mechas heróis ou trabalhadores força as unidades voltarem para base. E como sabemos, a base não é considerado território no Scythe. Portanto, unidades na base estão fora do jogo, caracterizando a eliminação.
Irrelevante o fato daquela "nova" unidade não precisar mais pagar custo para entrar novamente em jogo. É só uma opção do designer para a eliminação não ficar tão punitiva.
Então pra mim, os 4x do Scythe estão no jogo, e isso não faz dele melhor nem pior. É só uma classificação.