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Se você é um fã de James Bond, estará muito familiarizado com o SPECTRE - a organização. É a sigla apropriadamente sinistra do Executivo Internacional Especial de Contra-Inteligência, Terrorismo, Vingança e Extorsão: o sindicato cujos planos nefastos o MI6 está tentando frustrar na maioria dos filmes de Bond (SPecial Executive for Counter-intelligence, Terrorism, Retaliation and Extortion).
Com
SPECTRE: The Board Game, a Modiphius aproveitou a IP de Bond, mas 007 é apenas uma presença periférica. Este jogo se concentra em alguns dos vilões clássicos de Bond: Emilio Largo (Thunderball), Rosa Klebb (From Russia With Love), Aristóteles Kristatos (For Your Eyes Only), Raoul Silva (Skyfall) e Ernst Blofeld (a versão de Donald Pleasance de You Only Live Twice). É um jogo semi-cooperativo onde os 2-4 jogadores estão trabalhando juntos para satisfazer coletivamente os requisitos da missão, mas cada um de vocês terá poderes assimétricos que podem ser acionados, seus próprios esquemas individuais e objetivos de plano secreto. Seus vilões estão competindo entre si para completá-los e se tornar o chefe do SPECTRE.

Existem elementos de coleta definidos (você precisará coletar tokens de ouro, inteligência e projeto para seus esquemas e tramas) e há uma fase de licitação, mas a mecânica principal envolve a alocação de trabalhadores e controle de área. Cada jogador tem uma peça representando seu vilão e outra representando seu capanga. Você se revezará para colocá-los em um dos sete locais no tabuleiro, acionando a ação desse local: fornecer recursos específicos ou permitir que você coloque seus agentes (cubos). Como seria de esperar, há um benefício em ter a maioria em um local, mas em nossas partidas aqui no Board's Eye View, gostamos especialmente do efeito cascata apropriadamente perverso, onde a resolução de um local pode afetar a maioria em outro...

James Bond é representado por uma ficha de pôquer que bloqueia um local e, portanto, pode frustrar os planos de SPECTRE, mas, mesmo que jogos como a série Villainous de Ravensburger nos tenham acostumado a assumir o papel de vilões em vez de heróis, alguns jogadores podem se desapontar que 007 seja uma presença tão abstrata neste jogo. Também ficamos desapontados com o fato de as peças de jogo do vilão e dos capangas serem peões de polvo de plástico, especialmente porque a Modiphius é conhecida pela qualidade de suas miniaturas. O consenso entre os jogadores era que minis ou até mesmo personagens de vilões e capangas seriam preferíveis e se encaixariam melhor com a arte que usa capturas de tela de vários dos filmes.
O livro de regras poderia ser apresentado de forma mais clara, mas fornece exemplos que oferecem um Quantum of Solace.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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