Olá,
Meu jogo ficou lacrado alguns meses na estante e finalmente foi a vez do Imperium Clássicos ir para a mesa aqui em casa.
Normalmente, para aprender as regras e experimentar o jogo antes de levar para a mesa com mais amigos, eu faço algumas partidas no modo solitário. Quando o jogo exige dois jogadores eu jogo por dois também.
Minhas primeiras impressões após míseras 3 partidas:
- Achei demorado (tem formas de melhorar o tempo de jogo, como uso do app e uma maior familiarização com as cartas para poder jogá-las sem precisar ler o texto todas as vezes);
- Achei as diferentes civilizações muito interessantes;
- Achei o jogo com uso do Bot muito bem feito;
- Tive muita dificuldade em vislumbrar uma estratégia de jogo, e é sobre esse ponto que eu quero falar aqui.
Peguei uma a civilização Citas, por exemplo, para jogar a minha partida mais recente. Estudei brevemente as cartas da civilização para ver o que as ações das cartas dela direcionam, se é ganhar recursos, conquistas, atrapalhar o oponente e etc. Não consegui avaliar uma estratégia mínima para a civilização e no jogo acabei fazendo o que parecia melhor para aquele momento, joguei muito taticamente. Algumas vezes planejei o que faria na rodada seguinte e poucas vezes pensei em mais de uma rodada à frente, mas não segui um plano de jogo.
Não quero dizer que o jogo "precise" ter um plano de jogo, pode ser um jogo tático e está ótimo. Mas, vendo que trata-se de um jogo de civilização, com diversas cartas, ações, rodadas, diferentes mecânicas de como levar ao final da partida, a impressão que tenho é que em algum lugar escondido esteja uma fórmula estratégica para se jogar.
Essa minha dificuldade em jogar o jogo estrategicamente pode ser pela pouca experiência com o jogo, talvez ele exija mais tempo para o jogador começar a entender os caminhos estratégicos.
Fiquei intrigado porque, em geral, mesmo com poucas partidas, para muitos jogos vejo que é possível pensar em algo de estratégia de jogo. Um exemplo para mim é o Duna Imperium, que também comecei a jogar recentemente e tenho poucas partidas, mas nele já consigo vislumbrar uma estratégia tipo não comprar o terceiro trabalhador e focar na compra de cartas, ou focar em ganhar batalhas, ou subir as trilhas para pontuar e etc.
Independente do Imperium Clássicos ter ou não possibilidades estratégicas, gostei muito e com certeza fica na coleção.
abç
P.Henrique