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  4. Comunicado oficial da Galápagos sobre o mofo no reprint

Comunicado oficial da Galápagos sobre o mofo no reprint

Mage Knight: Edição Definitiva
  • iuribuscacio
    3296 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio02/02/23 10:21
    iuribuscacio » 02/02/23 10:21

    wenzelrenato123::

    Então foi exatamente o que comentei - a resposta que a Galápagos me deu quanto ao formulário.

    Abrimos chamado, aguardamos várias semanas pra simplesmente falarem - podem esperar sei lá
    quanto tempo ou devolver pro lojista pois não vamos repor.

    “Suspendemos Vendas E Reposições” foi a palavra deles.

    No mais fica aí o relato, ótimo para quem ajudar a decidir.

    Caro wenzelrenato123

    Rapaz, essa é uma forma de encarar o comunicado da Galápagos. Não sou de passar pano, especialmente em relação à Galápagos, mas pelo menos a editora disse que está tentando resolver o problema com a WizKids. Por isso eu penso que há alguma possibilidade de que a Galápagos esteja realmente empenhada em resolver o problema.

    Apesar disso, sinceramente acredito que as pessoas deveriam devolver o jogo em massa, e aguardar a solução da Galápagos, porque só nesse cenário é que a Galápagos realmente vai resolver a situação.

    Infelizmente, muita gente vai preferir ficar com o jogo mofado e dar seu jeito com Sanol, do que devolver o jogo, para comprar só depois do problema resolvido. As editoras contam justamente com esse tipo de postura, e é por isso que se nós boardgamers não mudarmos e nos tornarmos mais exigentes, os jogos vão continuar sendo lançados com problemas, seja de mofo, seja de tradução ruim, seja de erro nos componentes.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio   
     

    1
  • excluido_124021
    6 mensagens MD
    avatar
    excluido_12402102/02/23 12:11
    excluido_124021 » 02/02/23 12:11

    Espero que esse tipo de comunicação oficial se mantenha de forma clara e aberta ao público/consumidor.

    1
  • Zulk
    259 mensagens MD
    avatar
    Zulk02/02/23 14:20
    Zulk » 02/02/23 14:20

    Pelo menos reconheceu o problema e deu um retorno digno para os consumidores, ainda mais em relação a um produto caro. Eu espero mesmo que a Galápagos consiga resolver e dar uma posição o mais rápido possível. 
    Considerando a relevância da distribuidora no Brasil e a representatividade que ela tem,  acredito que não vai demorar.

     Eu já passei muita raiva com falecida Red Box, que pouco se importaram para as reclamações. Ainda falo mal e não compro mais dessa empresa, hoje como Buró jogos. Me desculpem herdaram a confiança zero.

    1
  • dydimocosta
    106 mensagens MD
    avatar
    dydimocosta02/02/23 16:30
    dydimocosta » 02/02/23 16:30

    iuribuscacio::
    wenzelrenato123::

    Então foi exatamente o que comentei - a resposta que a Galápagos me deu quanto ao formulário.

    Abrimos chamado, aguardamos várias semanas pra simplesmente falarem - podem esperar sei lá
    quanto tempo ou devolver pro lojista pois não vamos repor.

    “Suspendemos Vendas E Reposições” foi a palavra deles.

    No mais fica aí o relato, ótimo para quem ajudar a decidir.

    Caro wenzelrenato123

    Rapaz, essa é uma forma de encarar o comunicado da Galápagos. Não sou de passar pano, especialmente em relação à Galápagos, mas pelo menos a editora disse que está tentando resolver o problema com a WizKids. Por isso eu penso que há alguma possibilidade de que a Galápagos esteja realmente empenhada em resolver o problema.

    Apesar disso, sinceramente acredito que as pessoas deveriam devolver o jogo em massa, e aguardar a solução da Galápagos, porque só nesse cenário é que a Galápagos realmente vai resolver a situação. Infelizmente, muita gente vai preferir ficar com o jogo mofado e dar seu jeito com Sanol, do que devolver o jogo, para comprar só depois do problema resolvido. E as editoras contam justamente com isso, e é por isso que se nós boardgamers não mudarmos enos tornarmos mais exigentes, os jogos vão continuar sendo lançados com problemas, seja de mofo, seja de tradução ruim, seja de erro nos componentes.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio   
     

    Concordo com essa conduta de devolver o jogo aos lojistas para pressionar a editora a se empenhar para resolver o problema. Três considerações sobre isso:

    1. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o consumidor pode desistir da compra ou devolver o produto (dentro de um determinado prazo) e receber de volta INTEGRALMENTE o valor que pagou pelo produto, sem qualquer ônus. É nosso direito, como consumidores, recebermos um produto de qualidade, sem defeitos e/ou vícios de qualquer natureza e é dever da fabricante/editora - distribuidora/vendedora assegurar a qualidade do produto oferecido,

    2. Devolver para os lojistas pode parecer, a priori, "empurrar o problema para terceiros / tirar o seu da reta e jogar o outro na fogueira etc", mas não é!! Pois os lojistas são aqueles que compram os maiores volumes de tudo o que a editora comercializa, portanto, seus maiores clientes e se eles forem lesados pela editora ou se sentirem inseguros com ela, a editora terá problemas nas vendas (talvez até prejuízo) e isso pesa muito para qualquer empresa (e geralmente "agiliza" resoluções de problemas), pois os lojistas têm mais força para lhe dar com a Editora do que os consumidores, individualmente;

    3. Ficar com o jogo, "dar o seu jeito" (com sanol ou o que quer que usem) e deixar passar, definitivamente pode estimular a editora a deixar tudo como está e não assumir e/ou resolver o problema (que não necessariamente é culpa dela, mas é ela quem se responsabiliza / se arrisca ao importar os produtos: esse é o ônus do negócio, essas são as regras do "jogo"). E é ela quem tem um canal direto (inclusive via contratual) com a Fabricante do jogo (que pode ser a culpada pelo problema e se for esse o caso, ser responsabilizada e resolver o problema), pois a Editora tem mais força para lhe dar com a Fabricante do que os consumidores, individualmente;

    Provavelmente, esse processo deve demorar um pouco, pois há duas possibilidades de culpa pelo mofo: 1. pode ser da Fabricante, que não tomou as devidas precauções de "higiene" e controle de climatização e de qualidade durante a fabricação do produto (pessoalmente acredito que esse foi o principal problema, porque mofo não entra em caixa lacrada e não atravessa plástico, não importa a quantidade de umidade) ou 2. da Editora, que não acondicionou o produto de forma adequada antes da distribuição.

    Agora é aguardar e ver o desfecho disso. 

    Boa sorte aqueles que receberam um produto com defeito.

    4
  • grivours
    863 mensagens MD
    avatar
    grivours02/02/23 22:15
    grivours » 02/02/23 22:15

    Ainda bem que se pronunciou, é o mínimo a ser feito.

    Espero que resolva logo e de forma satisfatória.

    Aguardemos as cenas dos próximos capítulos da série com temática de sobrevivência intitulada: Como sobreviver sendo um BoardGamer no Brasil.

    1
  • lucasandrade4
    208 mensagens MD
    avatar
    lucasandrade403/02/23 07:50
    lucasandrade4 » 03/02/23 07:50

    Não consigo elogiar a editora por, vários anos e muitos problemas depois, dar passos (tímidos) para melhorar a situação.

    Na verdade, a relação consumidor-editora, nesse caso, me lembra a de um relacionamento abusivo.

    Depois de uma parte passar anos longe de receber o mínimo, senda tratado desrespeitosamente de maneira reiterada, qualquer migalha oferecida pela outra parte é celebrada.

    Uma dinâmica nada saudável.

    .
    .
    .

    No mais, eu trabalho em uma editora e problemas com fornecedores acontecem. Isso é até citado ao cliente, junto com uma possível solução de modo a amenizar a situação. Mas, jamais para redimir a editora em relação aos erros cometidos.

    Os clientes não comemoram ficar recebendo mensagens sendo informados de que parte é a culpa de um erro no seu produto, eles querem o que pagam para receber, produtos sem erros.

    Ao menos os clientes da minha editora.

    A Galápagos, e editoras de boardgames brasileiras de modo geral, se acostumaram a ter clientes mais "dóceis".

    4
  • JMax
    223 mensagens MD
    avatar
    JMax03/02/23 09:20
    JMax » 03/02/23 09:20

    dydimocosta::
    iuribuscacio::
    wenzelrenato123::

    Então foi exatamente o que comentei - a resposta que a Galápagos me deu quanto ao formulário.

    Abrimos chamado, aguardamos várias semanas pra simplesmente falarem - podem esperar sei lá
    quanto tempo ou devolver pro lojista pois não vamos repor.

    “Suspendemos Vendas E Reposições” foi a palavra deles.

    No mais fica aí o relato, ótimo para quem ajudar a decidir.

    Caro wenzelrenato123

    Rapaz, essa é uma forma de encarar o comunicado da Galápagos. Não sou de passar pano, especialmente em relação à Galápagos, mas pelo menos a editora disse que está tentando resolver o problema com a WizKids. Por isso eu penso que há alguma possibilidade de que a Galápagos esteja realmente empenhada em resolver o problema.

    Apesar disso, sinceramente acredito que as pessoas deveriam devolver o jogo em massa, e aguardar a solução da Galápagos, porque só nesse cenário é que a Galápagos realmente vai resolver a situação. Infelizmente, muita gente vai preferir ficar com o jogo mofado e dar seu jeito com Sanol, do que devolver o jogo, para comprar só depois do problema resolvido. E as editoras contam justamente com isso, e é por isso que se nós boardgamers não mudarmos enos tornarmos mais exigentes, os jogos vão continuar sendo lançados com problemas, seja de mofo, seja de tradução ruim, seja de erro nos componentes.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio   
     

    Concordo com essa conduta de devolver o jogo aos lojistas para pressionar a editora a se empenhar para resolver o problema. Três considerações sobre isso:

    1. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o consumidor pode desistir da compra ou devolver o produto (dentro de um determinado prazo) e receber de volta INTEGRALMENTE o valor que pagou pelo produto, sem qualquer ônus. É nosso direito, como consumidores, recebermos um produto de qualidade, sem defeitos e/ou vícios de qualquer natureza e é dever da fabricante/editora - distribuidora/vendedora assegurar a qualidade do produto oferecido,

    2. Devolver para os lojistas pode parecer, a priori, "empurrar o problema para terceiros / tirar o seu da reta e jogar o outro na fogueira etc", mas não é!! Pois os lojistas são aqueles que compram os maiores volumes de tudo o que a editora comercializa, portanto, seus maiores clientes e se eles forem lesados pela editora ou se sentirem inseguros com ela, a editora terá problemas nas vendas (talvez até prejuízo) e isso pesa muito para qualquer empresa (e geralmente "agiliza" resoluções de problemas), pois os lojistas têm mais força para lhe dar com a Editora do que os consumidores, individualmente;

    3. Ficar com o jogo, "dar o seu jeito" (com sanol ou o que quer que usem) e deixar passar, definitivamente pode estimular a editora a deixar tudo como está e não assumir e/ou resolver o problema (que não necessariamente é culpa dela, mas é ela quem se responsabiliza / se arrisca ao importar os produtos: esse é o ônus do negócio, essas são as regras do "jogo"). E é ela quem tem um canal direto (inclusive via contratual) com a Fabricante do jogo (que pode ser a culpada pelo problema e se for esse o caso, ser responsabilizada e resolver o problema), pois a Editora tem mais força para lhe dar com a Fabricante do que os consumidores, individualmente;

    Provavelmente, esse processo deve demorar um pouco, pois há duas possibilidades de culpa pelo mofo: 1. pode ser da Fabricante, que não tomou as devidas precauções de "higiene" e controle de climatização e de qualidade durante a fabricação do produto (pessoalmente acredito que esse foi o principal problema, porque mofo não entra em caixa lacrada e não atravessa plástico, não importa a quantidade de umidade) ou 2. da Editora, que não acondicionou o produto de forma adequada antes da distribuição.

    Agora é aguardar e ver o desfecho disso. 

    Boa sorte aqueles que receberam um produto com defeito.

    Complementando o que o Iuri falou, quem planejar a devolução do jogo o faça o mais rápido possível. 
    No CDC há o prazo de 30 dias para devolução de um produto por insatisfação e outro para a devolução por descoberta de vício oculto (não me recordo agora).
    É claro que a empresa pode aceitar a devolução a qualquer prazo, porém para se resguardar, se fosse o meu jogo eu devolveria o quanto antes.
    Achei um ponto positivo o fato da Galápagos assumir o erro. Já sinaliza, pelo menos, uma mudança de postura, já que antes ela adotava a postura comum do comércio brasileiro que é a de achar que "a empresa está fazendo um favor ao cliente".

    0
  • Isquedo
    590 mensagens MD
    avatar
    Isquedo04/02/23 11:42
    Isquedo » 04/02/23 11:42

    O que é mais grave é o fato do canal de comunicação, o Telegram, ser restrito. Não utilizaram um canal oficial, como emails, Instagram para ampla divulgação. Eles pausaram as vendas aos lojistas. Os lojistas continuam vendendo mesmo sabendo que o produto que ele está vendendo para alguém que não saiba do caso, por no mínimo 800 reais, está mofado. SABEM! Pq os lojistas não devolveram suas cópias? Vejam aqui mesmo na Ludopedia, lojas consagradas vendendo o jogo. Absurdo!

    2
  • Wwak
    4 mensagens MD
    avatar
    Wwak04/02/23 11:49
    Wwak » 04/02/23 11:49

    Isquedo::O que é mais grave é o fato do canal de comunicação, o Telegram, ser restrito. Não utilizaram um canal oficial, como emails, Instagram para ampla divulgação. Eles pausaram as vendas aos lojistas. Os lojistas continuam vendendo mesmo sabendo que o produto que ele está vendendo para alguém que não saiba do caso, por no mínimo 800 reais, está mofado. SABEM! Pq os lojistas não devolveram suas cópias? Vejam aqui mesmo na Ludopedia, lojas consagradas vendendo o jogo. Absurdo!

    Exatamente. Pessoal precisa de uma aula sobre o que é "comunicado oficial". Grupo de Telegram dos parça não vale. Haha

    3
  • kuung
    27 mensagens MD
    avatar
    kuung05/02/23 21:53
    kuung » 05/02/23 21:53

    Minha cópia chegou na terça passada, ao abrir a caixa já senti uma carniça inconfundível de mofo, pelo menos os 4 primeiros punchboards mofados, caixa com diversos pontos de mofo.

    O mais chato é que eu e a esposa somos sensiveis a mofo, foi na hora, nariz coçando e espirros, no meu caso nem sanol vai resolver.
    Entrei em contato com a loja que me orientou a abrir solicitação de reposição junto a Galapagos. Fiz o pedido de reposição do jogo completo, como ainda estou dentro dos 7 dias de passiveis de devolução direta para a loja, vou aguardar até amanhã para ver qual a resposta da Galapagos, eles prometem uma primeira resposta em 1 dia útil.

    Alguém que já teve a resposta da Galapagos sobre a reposição, poderia compartilhar qual a atitude da editora?

    2
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Mage Knight: Edição Definitiva - Comunicado oficial da Galápagos sobre o mofo no reprint
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