O premiado designer Martyn F leva-nos de volta para o início da civilização. Você assume o papel de um líder de clã e precisa explorar a paisagem, descobrir novas ferramentas e ofertar em lugares sagrados. Tudo isso para reunir o máximo de status possível.
Segundo sua descrição, Epoch: Early Inventors é extremamente temático e tenta ficar o mais próximo possível da realidade.
Antes de começar o jogo você construirá um terreno hexagonal jogando tiles de lugares sagrados.
No seu turno você poderá fazer uma ação e/ou desenvolver um tile e/ou ofertar para um lugar sagrado.
Você pode escolher entre as seguintes ações: adquirir comida, peixe (para comida), caçar veados, cortar em pedaços o veado, explorar cartas adjacentes, ou trabalhar para conseguir matéria-prima.
Você precisa de comida para mover-se pelo tabuleiro e desenvolver as cartas. Adquirir comida e peixe são basicamente a mesma ação, mas dependem das ferramentas que possui, uma ação pode lhe dar mais comida do que outra.
Você precisa de matéria-prima para desenvolver as cartas e ofertar aos lugares sagrados. Algumas vezes as matérias-primas podem ajudar a aumentar o rendimento das ações. A ação "trabalhar" pode lhe fornecer matéria-prima. O tipo de terreno que você estiver determina o quanto de trabalho precisará fazer para conseguir determinada matéria-prima. As matérias-primas usadas no jogo são: madeira, linho, rocha, pedra, argila e minério de ferro.
Cortar em partes os animais pode não somente conseguir comida, mas também pele, ossos e tendões.
Explorar as cartas adiciona ao seu status. Também abrirá mais cartas para desenvolver.
Protótipo
Para desenvolver uma carta, você precisa "pagar" a comida e materiais descritas na carta.
Uma vez que tenha desenvolvido uma carta, você poderá usar a ferramenta, equipamento ou conhecimento nesta carta em benefício próprio. Fazer cordas permite transformar 2 linhos em 3 cordas. Semear lhe dará 2-4 comidas extras quando adquirir comida. Um
machado torna mais fácil cortar madeira.
Usando de forma inteligente suas cartas e as de seus oponentes, você tentará ofertar materiais para a maior quantidade de lugares sagrados que puder, assim aumentando seu status ainda mais.
Após 14 - 20 rodadas a partida se encerra. O jogador que tiver coletado mais status vence.