Por Christopher Halbower
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1516224/dune-board-game-brief-review
Dune de Frank Herbert foi um dos melhores livros que eu já li. O jogo de tabuleiro baseado em sua obra literária ficou um longo tempo fora do catálogo, tempo esse que eu queria estar jogando-o. Recentemente tive a oportunidade de jogá-lo, não uma, mas duas vezes. Aqui estão alguns pensamentos sobre esse clássico dos jogos modernos.
Antes de jogamos Dune, jogamos Rex: Final Days of an Empire
Muito antes de John S. nos emprestar sua cópia de
Dune, a Muskegon Area Gamers exigiu que jogássemos
Rex. Exigiu? Não. Nós amamos
Twilight Imperium (Third Edition) e a
Fantasy Flight. Ficamos super animados ao ouvir que a Fantasy Flight pegou a mecânica de Dune e aplicou-a ao seu magnífico universo de Twilight Imperium.
Rex: Final Days of an Empire é um resgate de Dune da Avalon Hill. Os componentes de Rex são substancialmente melhores. Tirando algumas pequenas alterações, o jogo é idêntico.
Eu tenho uma cópia de Rex desde meu aniversário em 2012. Nós pegamos o jogo e e colocamos na mesa.
E Jeremy Pyne venceu na primeira rodada.
Foi um golpe de sorte. Então, nós imediatamente configuramos o jogo novamente para uma nova partida. Foram consultadas as regras para se certificar de que não esquecemos nada óbvio. Satisfeito, começamos um segundo jogo.
E Jeremy Pyne venceu na primeira rodada.
Eu troquei Rex no dia seguinte.
Ao nosso grupo de jogo foi emprestada uma cópia de Dune
Nosso grupo recebeu uma cópia de
Dune recentemente. John S. disse que poderíamos pegar emprestado indefinidamente. Confesso que estava relutante em jogar, pois minha raiva ainda estava ardendo quanto a Rex.
Kevin não estava em nosso grupo quando jogamos Rex. Nem Nick Sima. Apesar de minhas reservas sobre Dune e as minhas alusões a Jeremy Pyne ganhar o jogo, eles realmente queriam tentar.
Kevin (que não é o filho de John S.) levou as regras para casa. Ele nos ensinou a jogar na quinta-feira. Em seguida, cinco de nós lutamos por todo o planeta deserto de Arrakis.
Como se joga Dune?
O objetivo em
Dune é controlar três das cinco áreas com fortalezas. Estas áreas são as áreas laranja-avermelhadas no tabuleiro. Você controla uma área se tiver um ou mais exércitos nela.
O jogo começa com uma tempestade de areia se movendo em torno da mesa, acabando com exércitos e especiarias em seu caminho. O caminho da tempestade de areia é constante, mas seu movimento é aleatório. A localização dos seus exércitos é importante, pois pode perdê-los para a tempestade.
Uma carta de evento aleatório é escolhida. Normalmente estas cartas colocam um tempero a mais no jogo. Às vezes, causam o aparecimento de um verme da areia, depois disso haverá uma rodada de negociação onde os jogadores podem aliar-se.
Depois, há uma rodada de licitação. Cartas de traições são colocadas com a face para baixo. Elas são leiloadas pelo maior lance. A moeda são especiarias. E especiarias é uma coisa difícil de encontrar.
Após o lance, os jogadores na ordem do turno implantam exércitos de suas reservas para o tabuleiro. Isto custa especiarias. Depois podem mover um grupo de soldados.
Uma vez que todos os jogadores tenham concluído o seu movimento, há uma rodada de combate. Se dois jogadores ocupam o mesmo espaço, devem lutar entre si. Os jogadores fazem uma rodada de combate. Secretamente escolhem um número de 0 a 20. Este número é a quantidade de soldados no combate. Eles selecionam um líder, que acrescenta 1-7 ao valor de combate. Podem jogar cartas de traição também. Os jogadores revelam seus números de combate e suas cartas de traição. Algumas cartas de traição atacam e matam o líder inimigo; outras são cartas de defesa e protegem de outra carta de traição. Se o seu líder morre, sua força não conta na batalha. Quem tem a maior força ganha. O perdedor perde todas as suas tropas; o vencedor perde a diferença, ou seja, aqueles que morreram no combate.
Os jogadores então colhem qualquer especiaria daquele espaço do tabuleiro.
Isso continua até que um jogador tenha três fortalezas ou quando uma aliança de dois jogadores tem quatro fortalezas ou quando uma aliança de três jogadores tem todas as cinco fortalezas.
Por que Dune é tão amado?
Dune é classificado dentre os 200 nas listas de melhores jogos de tabuleiro com sólidas notas. Apesar de ter sido publicado em 1979. Apenas um jogo mais antigo está à frente de Dune nessa lista de jogos de tabuleiro: o abstrato
Crokinole.
Então, por que as pessoas gostam de Dune?
Uma razão é a assimetria. Cada jogador assume uma facção com poderes únicos. Os poderes não são apenas únicos, mas suas interações permitem um monte de tomadas de decisão e tensão. Que é a marca de um bom jogo.
Outra razão para a contínua popularidade de Dune é a baixa aleatoriedade. Cartas de traição são sorteadas aleatoriamente. Mas o jogador Atreides pode olhá-las no começo. Por isso que não se sente a aleatoriedade. A tempestade de areia se move de 1 a 6 espaços por turno. Mas você sabe o seu caminho. Por isso, não sinto que seja aleatória. Ao jogar uma partida de Dune, não parece que existe muita sorte aleatória no jogo.

Dune tem uma agradável mistura de mecânicas. Não é um truque. Tem montes de mecânicas. E em nenhuma delas parece existir sorte. Os jogadores têm de gerir suas economias, porque o dinheiro será pouco. Há uma rodada de leilão em cada turno. É um jogo de negociação. Os jogadores podem negociar com outros jogadores. Os jogadores em uma aliança vencem juntos além de obter um poder bônus: uma versão mais fraca das habilidades primárias de seu aliado. O combate é determinista. Não há informações ocultas. No jogo inicial, os jogadores recebem o líder de um adversário selecionado aleatoriamente para ser um traidor. Se o seu oponente joga aquele líder, você ganha o combate imediatamente, declarando que aquele é seu espião. A maioria dos jogos modernos não tem mecânicas muito diferentes. E Dune fez isso em 1979.
E sobre Rex?
Nossos dois jogos de Rex (aqueles que terminaram na primeira rodada) foram um golpe de sorte muito grande. Isso pode acontecer em Dune também. Mas os astros têm que estar alinhados e os outros jogadores têm que estar adormecidos.
Dusty S. (que não é o filho de John S.) ficou reclamando sobre Rex por muitos meses. Ele disse que fomos muito duros com o jogo e não lhe demos um tratamento justo. Odeio admitir que ele está certo.
Dusty disse que comprará Rex no futuro. Estou ansioso para dar-lhe outra chance.
Traduzido por mgstavale