Após muitas partidas, sinto que a assimetria das nações são meio desbalanceadas, e olha que gosto de jogos assimétricos pela variabilidade de opções que oferecem, mas esse simplesmente não funciona legal. Pelo bônus de pontuação das nações, tive partidas que ganhei de forma épica, assim como outras que levei uma lavada, principalmente em 2 e 3 jogadores.
Pelos testes que fiz, a assimetria roda melhor em 4 ou 5 jogadores, já que praticamente todo o baralho roda nas mãos, abaixo disso, cartas que seriam "essenciais" para você, podem ficar "mortas" no bolo de compra e outro jogador ser beneficiado.
Já no modo simétrico, o jogo é outro, muito melhor balanceado, já que você define seu caminho, podendo diversificar melhor nas construções, sem aquela pontuação e produção diferente de cada nação.
No manual o designer recomenda o modo assimétrico para novos jogadores, e creio que após conhecer bem o jogo, o simétrico se tornaria padrão. O que acham sobre?
Exemplo no BGA onde achei bem surreal o placar. Uma vitória com mais que o dobro de pontos do outro jogador, que estava com a Nação que beneficia cartas Azuis / Descobertas, e apareceram poucas durante essa partida.

