Guy de Lombard ::Acho perigoso dizer que o mapa modular e a trilha de tecnologia do Gaia privilegiam certas facções. O mapa modular é arrumado pelos jogadores e os tiles iniciais são sorteados, não dá para dizer que isso desequilibra o jogo. Na verdade isso o torna muito estratégico desde o começo, pois o jogador já monta seu plano na arrumação do mapa. Por ter muitos caminhos para a vitória, até chegar ao final de uma trilha de tecnologia um jogador pode deixar o outro solto para montar seu plano.
Ele ainda fica mais legal se os jogadores usam a regra de leilão para escolher sua facção, qualquer vantagem que porventura uma delas tenha naquela montagem específica vai para o ralo, pois quem a escolher começará muito atrás.
Tematicamente, são dois euros pesados com tema colado com cuspe, tanto faz. Eu olho os tabuleiros e penso: tenho que gastar esse recurso para fazer isso, que vai melhorar minha produção, aí posso trocar um cubinho por outro cubinho e ganhar mais pontos daqui a duas rodadas.
Quanto ao controle de área, se um jogador pensar que o Gaia é frouxo, vai ver os outros controlarem todos os planetas verdes e roxos e ficará ilhado no mapa, sem ter para onde ir.
Ou seja, não há como objetivamente dizer que um é melhor que o outro, essa discussão é até sem sentido para mim. São dois jogos excelentes, que tem um sabor parecido mas que, quando bem entendidos, são diferentes o bastante para caber na mesma coleção. Pode-se preferir um ao outro, obviamente, mas não consigo ver qualquer defeito em nenhum deles, tirando a feiura de ambos e o script inicial do TM, que nem chega a ser um defeito realmente.
Só para completar: sendo bem chato, se algo é uma melhoria, significa literalmente que torna algo melhor 
Então meu amigo, concordo que o sistema de leilão é uma boa forma de prevenir uma partida muito desequilibrada, inclusive no BGA utilizam também o sistema de banimento de facções, onde no inicio de cada partida cada jogador bani uma facção e porque ele tiveram que implementar isso? Porque como falei há algumas facção que são naturalmente bem mais fortes que outras, e sim o setup do jogo influencia muito no jogo, até posso dizer que ele é determinante para a vitória.
No Terra Mystica como os tabuleiros não possuem mudanças é possível ajustar e equilibrar os pontos de vitória de acordo com cada mapa se baseando em milhares de partidas online, e veja que uma pequena mudança nos mapas faz um grande diferença compare o mapa base com o base revisado.
Já no PG é muito difícil o ajuste de pontos visto que o tabuleiro é modula e além disso tem aleatoriedade de tiles de pontuação de final de jogo e localização dos tiles de pesquisa o pode também levar a um desequilibrio se a sinergia da facção favorecer ou a localização dos tiles de pesquisa ou os tiles de fim de jogo.
Claro que com uma mesa muito experiente isso pode ser minimizado, com leilão ou banimento de facções, mas essas regras não são nativas do jogo e sim implantadas nos jogos online para minimizar o desequilíbrio natural do jogo e mesmo utilizando essa regras tem que ser muito experiente para conseguir utilizar bem esses recursos.
Toda a aleatoriedade do jogo é sim um fator positivo, mas também é um negativo, se não souber contornar todas essa aleatoriedade pode fazer ele um jogo bem desequilibrado.