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  3. Stone Age
  4. Mudando pontuação - regra da casa.

Mudando pontuação - regra da casa.

Stone Age
  • avatar
    Jaron18/01/23 18:49
    avatar
    Jaron
    18/01/23 18:49
    11 mensagens MD

    Joguei Stone Age com alguns jogadores novatos e, como a maioria investe pesado nos marcadores de construção ( creio que por ser possível ver a evolução nos pontos durante a partida) e minha estratégia, obviamente, é investir nas cartas de civilização, percebi, por algumas partidas, que a minha pontuação chega a aproximadamente o dobro da pontuação dos outros jogadores.

    Diante disso, o que acham  de dobrar o valor dos marcadores de construção? Creio que trará mais disputas pelas diversas áreas do tabuleiro e mitigar as disputas apenas pelas cartas de civilização entre os jogadores mais experientes.

    Quando eu tiver a oportunidade de jogar novamente, seja lá quando isso ocorrer, vou fazer isso e volto pra contar a  experiência.

    Abraços.

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  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal18/01/23 22:41
    Ovatsug Rednal » 18/01/23 22:41

    Eu acho nada a ver você fazer isso, pq vai quebrar completamente o jogo. 

    No geral não sou contra house rules, mas essa não faz sentido. Já ganhei tbm com pontuação de fim de jogo.

    O que vc precisa é explicar pra novatos que isso dá pontos pra cacete e se não fizerem pelo menos um pouco vai ficar bem atrás na pontuação. 

    Mas quase qualquer euro tem esse "problema" se os jogadores não marcam os adversários em alguns forma de pontuar e deixam ele lá sozinho, vai acabar fazendo a festa mesmo. 

    Se por exemplo vc falar pros seus amigos que o endgame da muito ponto e eles só focarem nisso, ai você ficaria sozinho ganhando pontos de construção enquanto eles estariam disputando cartas.. ou seja, é questão de explicar mesmo que o jogo tem a ver também com bloquear o adversário.

    5
  • thiagoandrade
    129 mensagens MD
    avatar
    thiagoandrade18/01/23 22:48
    thiagoandrade » 18/01/23 22:48

    Eu não sou muito fã de mudanças de regras, isso altera muito a dinâmica do jogo,  vai fazer com que as cartas deixem de ser interessante, pq a grande sacada do Stone age é o "time" do jogo, o set collection, decidir se a carta vale a pena pelo custo do momento, buscando ter recursos p/ quando a construção top aparecer vc ir com tudo, diante disso, informe a eles que a vitória do jogo consiste em um equilíbrio, e  se não derem a importância as cartas irão perder sempre, ensine o jogo, na vez que ela for jogar diga qual a melhor jogada(uma vez ou outra) e pq, acredito que eles irão entender.

    3
  • maueze
    1426 mensagens MD
    avatar
    maueze19/01/23 08:23
    maueze » 19/01/23 08:23

    Sou contra house rules, tendo dito isso adoto a semi oficial de deixar mais punitivo não alimentar os trabalhadores, que foi alterado pelo developer para tornar o jogo mais amigável, mas torna viável a estratégia de simplesmente não alimentar nunca.

    1
  • RaphaelGuri
    1397 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri19/01/23 10:19
    RaphaelGuri » 19/01/23 10:19

    Diferente de colegas acima, sou super a favor de Regras da Casa, inclusive tenho sugestões postadas para Stone Age, CONTUDO essa sua sugestão de alteração para o Stone Age não faz sentido. 

    O que deve estar acontecendo no seu caso é que sua mesa não sacou o jogo, logo o lance está mais para rever a dinâmica da mesa do que alterar alguma regra.

    Explicando: a marcação na aquisição das cartas é necessária justamente devido a pontuação existente, além de ser forma de adquirir coisas sem a rolagem de dados (comida, por exemplo). Para balancear essa recompensa sem rolagem (apenas pagando recurso) existe a pontuação da coleção de cartas. Dobrar os valores das construções, pelo fato de ninguém ir nas cartas, incentivaria ainda mais as pessoas não irem atrás das cartas, as deixando ainda mais sub-utilizadas.

    A solução para seu caso, portanto, é na próxima partida reforçar (e lembrar) os demais como o placar fica discrepante caso ignorem as cartas.

    4
  • andre_fcl
    445 mensagens MD
    avatar
    andre_fcl19/01/23 10:20
    andre_fcl » 19/01/23 10:20

    Pra vencer só com construções é bem difícil mesmo, tem que investir em cartas que multipliquem pela quantidade de construções também. E focar em outro nicho pra pontuar bem também.

    Como os amigos ja falaram, o mais normal pros novatos é só focar em pegar construções porque ali são pontos "palpáveis", os pontos das cartas de fim de jogo normalmente a pessoa não enxerga e por vezes nem entendem  durante o jogo inteiro :dizzy:, já aconteceu em partidas que eu estava apresentando. Mesmo eu falando pra focarem nas cartas, continuaram querendo pegar construções. 

    Stone Age além de ser um alocação de trabalhador simples tem outras camadas envolvidas: marcação de outros jogadores, block e custo de oportunidade.

    3
  • cleitonpoa
    376 mensagens MD
    avatar
    cleitonpoa19/01/23 10:54
    cleitonpoa » 19/01/23 10:54

    Stone Age é um jogo bem consolidado e antigo com regras simples, não tem necessidade de mudar regras.


    Acho que o ponto é sempre ao explicar as regras de qualquer jogo, já dar dicas do que vale pontos, dificuldades, experiências que passou, etc. Assim a partida fica mais competitiva e acaba dando chance de pessoas que nunca jogaram ganhar também.

    1
  • iuribuscacio
    3190 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio19/01/23 13:22
    iuribuscacio » 19/01/23 13:22

    Jaron::Joguei Stone Age com alguns jogadores novatos e, como a maioria investe pesado nos marcadores de construção ( creio que por ser possível ver a evolução nos pontos durante a partida) e minha estratégia, obviamente, é investir nas cartas de civilização, percebi, por algumas partidas, que a minha pontuação chega a aproximadamente o dobro da pontuação dos outros jogadores.

    Diante disso, o que acham  de dobrar o valor dos marcadores de construção? Creio que trará mais disputas pelas diversas áreas do tabuleiro e mitigar as disputas apenas pelas cartas de civilização entre os jogadores mais experientes.

    Quando eu tiver a oportunidade de jogar novamente, seja lá quando isso ocorrer, vou fazer isso e volto pra contar a  experiência.

    Abraços.


    Caro Jaron

    Esse assunto de regras da casa é bastante polêmico. Como tudo na vida, existem prós e contras. 

    No caso dos prós, é sempre bom lembrar que é você que é dono do jogo e não o jogo que é seu dono, portanto você deve jogá-lo da forma que melhor lhe aprouver e que você achar mais divertida. Por outro lado, na parte dos contras é preciso lembrar que um designer não pensa num jogo, monta as regras e logo de cara está tudo pronto. Depois que se chega às regras originais, se inicia o longo processo de balanceamento e ajuste que é tão difícil quanto a parte de criação. Nessa fase de balanceamento são jogadas centenas de partidas, em alguns casos, para se achar o conjunto de regras mais eficiente e equilibrado. Desse modo, incluir, alterar ou suprimir uma regra, é mais provável desequilibrar um jogo do que melhorá-lo. 

    Com isso, não estou dizendo que não se deve aplicar uma "regra da casa", mas apenas que é preciso muito cuidado e sabedoria ao fazer isso. 

    No caso do Stone Age, um exemplo claro disso é a estratégia da fome. O jogador não alimenta seus trabalhadores e os utiliza para pegar mais recursos. Com isso ele sempre tem mais trabalhadores disponíveis que os demais jogadores. Claro que isso pode ser resolvido com uma marcação cerrada de cada um, o que inclusive resolveria a questão do seu grupo de subestimar as cartas, como já foi dito acima. Só que nem sempre as pessoas, especialmente quem não conhece muito bem o jogo, se dão conta da importância dessa marcação. Por isso, é mais fácil simplesmente fazer com que o jogador perca um trabalhador se não conseguir alimentar toda a tribo. Aliás eu acho essa house rule até mais eficiente do que a penalização em pontos no final da partida, que pode até ser descartada. Mas veja só que no caso dessa regra da casa, não se está incluindo algo novo, ou tirando algo existente, mas apenas modificando uma penalidade, caso um jogador deixe de cumprir uma obrigação (alimentar a tribo).

    Mas acima de tudo é bom lembrar que os jogos não são um fim em si mesmos. Você não joga um jogo, apenas para jogar um jogo, mas sim para se divertir. Então se as suas house rules aumentam a sua diversão, apesar de quebrar o jogo e deixá-lo desiquilibrado, entretanto mais do seu gosto, isso tem de ser levado em consideração. 

    No meu entendimento, mais vale um jogo quebrado vendo mesa toda hora, porque é assim que você gosta, do que um jogo perfeitamente equilibrado abandonado na estante, porque você gosta mas prefere jogar o jogo quebrado.
      
    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    2
  • marlonklc
    90 mensagens MD
    avatar
    marlonklc21/12/23 00:07
    marlonklc » 21/12/23 00:07

    iuribuscacio::
    Jaron::Joguei Stone Age com alguns jogadores novatos e, como a maioria investe pesado nos marcadores de construção ( creio que por ser possível ver a evolução nos pontos durante a partida) e minha estratégia, obviamente, é investir nas cartas de civilização, percebi, por algumas partidas, que a minha pontuação chega a aproximadamente o dobro da pontuação dos outros jogadores.

    Diante disso, o que acham  de dobrar o valor dos marcadores de construção? Creio que trará mais disputas pelas diversas áreas do tabuleiro e mitigar as disputas apenas pelas cartas de civilização entre os jogadores mais experientes.

    Quando eu tiver a oportunidade de jogar novamente, seja lá quando isso ocorrer, vou fazer isso e volto pra contar a  experiência.

    Abraços.


    Caro Jaron

    Esse assunto de regras da casa é bastante polêmico. Como tudo na vida, existem prós e contras. 

    No caso dos prós, é sempre bom lembrar que é você que é dono do jogo e não o jogo que é seu dono, portanto você deve jogá-lo da forma que melhor lhe aprouver e que você achar mais divertida. 

    Por outro lado, na parte dos contras é preciso lembrar que um designer não pensa num jogo, monta as regras e logo de cara está tudo pronto. Depois que se chegam às regras originais, se inicia o longo processo de balanceamento e ajuste que é tão difícil quanto a parte de criação. Nessa fase de balanceamento são jogadas centenas de partidas, em alguns casos, para se achar o conjunto de regras mais eficiente e equilibrado. Desse modo, incluir, alterar ou suprimir uma regra, é mais provável desequilibrar um jogo do que melhorá-lo. 
    Com isso, não estou dizendo que não se deve aplicar uma "regra da casa", mas apenas que é preciso muito cuidado e sabedoria ao fazer isso. 

    No caso do Stone Age, um exemplo claro disso é a estratégia da fome. O jogador não alimenta seus trabalhadores e os utiliza para pegar mais recursos. Com isso ele sempre tem mais trabalhadores disponíveis que os demais jogadores. Claro que isso pode ser resolvido com uma marcação cerrada de cada um, o que inclusive resolveria a questão do seu grupo de subestimar as cartas, como já foi dito acima. Só que nem sempre as pessoas, especialmente quem não conhece muito bem o jogo, se dão conta da importância dessa marcação. Por isso, é mais fácil simplesmente fazer com que o jogador perca um trabalhador se não conseguir alimentar toda a tribo. Aliás eu acho essa house rule até mais eficiente do que a penalização em pontos no final da partida, que pode até ser descartada. Mas veja só que no caso dessa regra da casa, não se está incluindo algo novo, ou tirando algo existente, mas apenas modificando uma penalidade, caso um jogador deixe de cumprir uma obrigação (alimentar a tribo).

    Mas acima de tudo é bom lembrar que os jogos não são um fim em si mesmos. Você não joga um jogo, apenas para jogar um jogo, mas sim para se divertir. Então se as suas house rules aumentam a sua diversão, apesar de quebrar o jogo e deixá-lo desiquilibrado, entretanto mais do seu gosto, isso tem de ser levado em consideração. 

    No meu entendimento, mais vale um jogo quebrado vendo mesa toda hora, porque é assim que você gosta, do que um jogo perfeitamente equilibrado abandonado na estante, porque você gosta mas prefere jogar o jogo quebrado.
      
    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    perfeita colocação. Diria a mesma coisa, vá ser feliz. Obviamente sabendo que pode dar uma quebrada no jogo, mas o jogo é seu. O mais importante de tudo, apenas jogue !

    1
  • viniciusjf
    2728 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf21/12/23 01:02
    viniciusjf » 21/12/23 01:02

    Sempre que eu explico um jogo, especialmente para novatos, dou alguma dica estratégica nesse sentido, nada extensivo demais a ponto de estragar a experiência, mas coisas que considero simples e que podem evitar frustração com pontuações muito discrepantes.

    Não subestimem as cartas do Stone Age; não subestime a prefeitura no Village; todos os trabalhadores do GWT são importantes, não só o vaqueiro... Coisas assim!

    1
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Stone Age - Mudando pontuação - regra da casa.
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