Jaron::Joguei Stone Age com alguns jogadores novatos e, como a maioria investe pesado nos marcadores de construção ( creio que por ser possível ver a evolução nos pontos durante a partida) e minha estratégia, obviamente, é investir nas cartas de civilização, percebi, por algumas partidas, que a minha pontuação chega a aproximadamente o dobro da pontuação dos outros jogadores.
Diante disso, o que acham de dobrar o valor dos marcadores de construção? Creio que trará mais disputas pelas diversas áreas do tabuleiro e mitigar as disputas apenas pelas cartas de civilização entre os jogadores mais experientes.
Quando eu tiver a oportunidade de jogar novamente, seja lá quando isso ocorrer, vou fazer isso e volto pra contar a experiência.
Abraços.
Caro Jaron
Esse assunto de regras da casa é bastante polêmico. Como tudo na vida, existem prós e contras.
No caso dos prós, é sempre bom lembrar que é você que é dono do jogo e não o jogo que é seu dono, portanto você deve jogá-lo da forma que melhor lhe aprouver e que você achar mais divertida. Por outro lado, na parte dos contras é preciso lembrar que um designer não pensa num jogo, monta as regras e logo de cara está tudo pronto. Depois que se chega às regras originais, se inicia o longo processo de balanceamento e ajuste que é tão difícil quanto a parte de criação. Nessa fase de balanceamento são jogadas centenas de partidas, em alguns casos, para se achar o conjunto de regras mais eficiente e equilibrado. Desse modo, incluir, alterar ou suprimir uma regra, é mais provável desequilibrar um jogo do que melhorá-lo.
Com isso, não estou dizendo que não se deve aplicar uma "regra da casa", mas apenas que é preciso muito cuidado e sabedoria ao fazer isso.
No caso do Stone Age, um exemplo claro disso é a estratégia da fome. O jogador não alimenta seus trabalhadores e os utiliza para pegar mais recursos. Com isso ele sempre tem mais trabalhadores disponíveis que os demais jogadores. Claro que isso pode ser resolvido com uma marcação cerrada de cada um, o que inclusive resolveria a questão do seu grupo de subestimar as cartas, como já foi dito acima. Só que nem sempre as pessoas, especialmente quem não conhece muito bem o jogo, se dão conta da importância dessa marcação. Por isso, é mais fácil simplesmente fazer com que o jogador perca um trabalhador se não conseguir alimentar toda a tribo. Aliás eu acho essa house rule até mais eficiente do que a penalização em pontos no final da partida, que pode até ser descartada. Mas veja só que no caso dessa regra da casa, não se está incluindo algo novo, ou tirando algo existente, mas apenas modificando uma penalidade, caso um jogador deixe de cumprir uma obrigação (alimentar a tribo).
Mas acima de tudo é bom lembrar que os jogos não são um fim em si mesmos. Você não joga um jogo, apenas para jogar um jogo, mas sim para se divertir. Então se as suas house rules aumentam a sua diversão, apesar de quebrar o jogo e deixá-lo desiquilibrado, entretanto mais do seu gosto, isso tem de ser levado em consideração.
No meu entendimento, mais vale um jogo quebrado vendo mesa toda hora, porque é assim que você gosta, do que um jogo perfeitamente equilibrado abandonado na estante, porque você gosta mas prefere jogar o jogo quebrado.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio