Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2940862/iss-vanguard-review-spoiler-free
Eu jogo e coleciono jogos há alguns anos, principalmente adicionando grandes Kickstarters à minha coleção. Quando a campanha
ISS Vanguard foi lançada, eu não sabia nada sobre o jogo e apenas vi isso como uma oportunidade de finalmente ter um jogo da Awaken Realms em minha coleção. Apoiei no nível all-in (sem minis extras) e não acompanhei muito a campanha desde então. Com o passar do tempo, eu esqueci que apoiei este jogo e, quando chegou, algumas semanas atrás, eu não tinha expectativas reais. Meu conhecimento sobre a jogabilidade era tão cega quanto possível, eu sabia sobre o tema básico e que jogadas de dados estavam envolvidas, mas não sabia como todas as mecânicas se encaixavam.
Ao todo, joguei cerca de 50 horas de
ISS Vanguard. Todas as minhas partidas foram solo, mas joguei em diferentes contagens de mão para ver o que funcionava para mim. Antes de jogá-lo, eu coloquei muito
Trudvang Legends na mesa e farei muitas comparações a partir desta análise, pois acredito que a exploração e a referência no estilo livro de histórias são semelhantes o suficiente para justificá-lo. Dito isso, começamos a análise.
Unboxing e preparação inicial
Quando recebi a caixa, fiquei um pouco desapontado. Foi um pequeno detalhe, mas a tampa não fechava perfeitamente e eu estava preocupado que isso fosse um sinal do que estava por vir. A quantidade de cartas e componentes era um pouco exagerada e meu envelope de "segredos" não estava lacrado corretamente, já apresentava alguns desgastes e o conteúdo havia danificado a Planetopaedia (pequenos amassados na capa e um pouco deformado). Não foi uma boa primeira impressão.
Depois de desembalar o conteúdo da caixa, li a seção "Antes de sua primeira partida" e dividi as bandejas e as cartas conforme as instruções. Na verdade, isso foi bastante simples de fazer e as instruções foram claras o suficiente para tornar o processo indolor. O Livro da Nave foi igualmente fácil de preparar, cada página e carta é numerada como um livro real, por isso foi bastante intuitivo de montar. Para crédito do designer, uma vez que tudo foi classificado, perfurado e armazenado corretamente, a caixa fechou perfeitamente.
Componentes
O nível de apresentação deste produto é alto e, além da Planetopaedia, tudo chegou em boas condições. Os Star Maps e Planetopaedia têm algumas ilustrações incríveis e realmente capturam uma estética de outro mundo. Os estandes são coloridos, têm uma ótima arte e se encaixam perfeitamente. As miniaturas são altamente detalhadas e provavelmente ficarão lindas pintadas se eu as levar para a bancada. O plástico parecia um pouco macio em alguns lugares e eu me preocupo que, ao longo de várias sessões, eu possa acidentalmente colocar muita pressão em certas partes dos modelos e danificá-los. Os inserts de cartas e armazenamento são transitáveis e funcionais, conforme declarado acima, todos os componentes se encaixam perfeitamente na caixa após a desembalagem inicial.
O livro da nave é resistente o suficiente, mas já notei que um dos anéis da pasta está ligeiramente desalinhado. Às vezes, isso faz com que as páginas/capas fiquem presas, o que pode danificá-las com o uso repetido. As cartas são muito legíveis, algumas são lindamente ilustradas e permanecem fiéis à estética do jogo. Meu nível de apoio incluiu os dados atualizados e, embora os dados sejam lindos de se ver, é um pouco difícil distinguir as cores se a luz não os atingir corretamente. Acho que os dados que normalmente viriam com o jogo funcionariam melhor, embora pareçam feios em comparação.
No geral os componentes são de alta qualidade e fazem o jogo realmente se destacar na mesa.
Tutorial/ Aprendendo a Jogar
Sem dúvida, este é o melhor "Como jogar" que já vi em QUALQUER jogo que possuo. Depois de me sentir intimidado por todos os componentes que acabei de classificar, o passo a passo do tutorial, os decks do tutorial e o cenário fizeram um trabalho incrível ao quebrar cada conceito e o fluxo do jogo. Mais jogos deveriam fazer isso!
Livro de Regras
Depois de uma incrível experiência de tutorial, eu tinha grandes expectativas para o livro de regras. Embora o tutorial seja bom, há algumas coisas que ele não cobre, principalmente toda a fase da nave. Infelizmente, o livro de regras não mantém o alto padrão mantido pela seção "aprender a jogar". Um índice está incluído na última página, no entanto, encontrar uma explicação de regras específicas pode ser uma experiência frustrante e tentar resolver casos marginais e interações estranhas não ajuda muito no livro e no layout dos conceitos. E se algum desses casos fizer parte da fase da nave, boa sorte, eles não estão incluídos no livro de regras.
Posso entender a decisão de não incluir a fase da nave no livro de regras, pois cada seção da fase da nave é realmente definida com as regras e etapas a seguir. No entanto, acho que seria bom incluir uma referência rápida ou um FAQ nas próprias regras. Porém, o livro da nave é ótimo para guiá-lo por cada seção, pois se aplica de maneira clara. Para o bem ou para o mal, a preparação/derrubada do planeta também faz parte do livro da nave, o que significa que, embora as instruções do livro sejam detalhadas com passo a passo, também faltam exemplos ou perguntas frequentes para essa parte do jogo.
Em resumo, o tutorial e o livro da nave são ótimos para colocá-lo em funcionamento, no entanto, algumas escolhas estranhas de design significam que o livro de regras não é uma referência tão útil quanto poderia ser.
Jogabilidade 1: Fase da Nave
Eu amo a fase da nave. Embora a jogabilidade seja essencialmente tomar algumas decisões, alocar funcionários e proteger algumas cartas, sinto que é aqui que a simulação de viagem espacial realmente brilha. Este é o intervalo entre os pousos no planeta, onde você pode alterar a forma como o jogo é jogado. Há um pouco da mecânica de forçar sua sorte quando você explora o universo e ** espera ** que acabe em um sistema com um pouso (a maioria dos sistemas felizmente tem um) ou fique por perto e pegue alguns pequenos bônus com suas reservas de energia. Eu adoro essa parte do jogo e cheguei até a criar meu próprio Mapa dos Sistemas para não me perder ou ficar preso em um sistema sem nada para realmente explorar.
O gerenciamento vê você gastando Pontos de Comando para visitar seções da sua nave. Os pontos de comando são muito limitados e dependem da sua missão/moral. Normalmente um desses pontos de Comando é gasto resolvendo Situações que acontecem na nave, retiradas de um baralho de Situações Possíveis (cartas são adicionadas e retiradas desse baralho dependendo dos acontecimentos da história). Não resolver as situações ativas normalmente torna a próxima fase da nave mais difícil, algumas adicionam um benefício quando resolvidas ou são removidas do jogo se não forem resolvidas. Os pontos de comando também podem ser usados para fazer descobertas científicas, avançar na esteira de produção ou recrutar novos funcionários para suas seções.
Usar um ponto de comando para visitar uma seção raramente é um desperdício, pois é quase garantido que você conseguirá algo ou, pelo menos, iniciará algo. Você também pode "gastar" sua equipe disponível nessas seções para obter mais coisas, embora o planejamento aqui seja essencial. Você nunca pode "gastar" o último tripulante de cada seção e precisa combinar o símbolo na carta da tripulação com o da carta da instalação. Isso pode deixar você com opções menos do que ideais para o seu time visitante quando a Aterrissagem começar.
O gerenciamento de naves é altamente temático, surpreendentemente divertido e recompensador.
Jogabilidade 2: Aterrissagens
Esta é a maior parte do jogo, uma exploração altamente abstrata de um planeta. A cada turno, você pode realizar duas ações dentre as seguintes: Mover, Descansar, Preparar e Ação Especial. O movimento é entre espaços conectados no Tabuleiro do Planeta, geralmente isso envolve fazer uma rolagem, gastar um dado, fazer uma rolagem de perigo ou alguma combinação dessas. O quão difícil é viajar depende do próprio planeta, se houver algum evento global acontecendo (por exemplo, noite sem fim, enxames de insetos, inundações repentinas) e até mesmo com base na interação que você teve no próprio planeta. Descansar gasta seus suprimentos limitados para recuperar metade de seus dados totais gastos da reserva e comprar uma carta. Preparar também permite que você compre uma carta, mas também pode fazer uma jogada de dados para combinar os símbolos em suas cartas para um benefício.
Ações Especiais são as decisões e testes de habilidade que você faz. Você só pode fazer uma delas por turno e elas geralmente exigem que você jogue uma combinação de dados ou símbolos específicos. Verificações fáceis podem exigir apenas que você role um dado verde, verificações mais difíceis podem exigir que você role o símbolo de reconhecimento em um dado. Depende de você quantos dados deseja rolar, e cada jogador em sua área pode contribuir com um dado para sua reserva, se desejar. Alguns testes podem exigir vários sucessos para serem concluídos. Alguns podem ter símbolos listados como condições de falha. Este é o núcleo do jogo, em qual ação especial eu trabalho e quais dados eu gasto para obter o sucesso. Suas rolagens totais durante uma sessão são limitadas, então o que você deseja priorizar para cumprir a missão? Como suas decisões afetarão o restante da equipe e o ambiente ao redor? É um sistema que permite que você empurre e puxe, tomando decisões com base nos registros que você lê e nas informações que você coletou. Não acho que você possa aterrissar em um estado onde seja impossível terminar sua história, no entanto, é totalmente possível falhar na missão.

Acabei de perceber que nem toquei no Livro de Registros! Aqui é onde farei algumas comparações com Trudvang. Este livro de registro é incrível! Essa é a qualidade que eu queria em Trudvang. Na maioria das vezes, usei o aplicativo e foi ótimo. Tudo foi editado com um alto padrão e não notei nenhum erro até agora. Os Registros apontam com precisão para o próximo e o livro/aplicativo não impediu minha diversão com o jogo. O vaivém constante de Trudvang tornou-se irritante, aqui parece melhor integrado e não consigo identificar o porquê. Talvez porque o aplicativo apenas conheça o estado da história e não me faça sentir como se estivesse folheando o livro sem parar em busca de respostas. Talvez porque os Pontos de Interesse contam uma história mais interessante sem fazer referência a outra fonte? Não tenho certeza, mas seja o que for, realmente melhorou a jogabilidade para mim.
Uma última coisa a mencionar aqui é a rejogabilidade dentro de uma campanha. Eu visitei os dois primeiros pousos realmente exploráveis várias vezes no início do jogo porque cada vez havia algo novo que incentivava retornar. Ainda acho que há alguns mistérios ocultos para mim em ambos os mundos, mas agora tenho mais meia dúzia de opções abertas. Embora alguns pousos tenham sido um caso simples, tenho quatro pousos em aberto disponíveis atualmente e outros seis que nem sequer olhei. E mais importante, até agora cada um desses pousos em que estive pareceu distintamente diferente de jogar.
Insert
Outra parte surpreendentemente indolor de
ISS Vangaurd é o quão fácil colocar de volta na caixa (e, inversamente, sair da caixa). Tudo se encaixa onde precisa e a ordem de embalagem sugerida na lateral da caixa (mais jogos também precisam fazer isso) funciona bem. Como tudo já está separado, dividido e armazenado em um contêiner independente, é muito fácil colocar e tirar tudo da caixa. É um ótimo projeto.
Conclusão
ISS Vanguard é um jogo de alta qualidade incrivelmente envolvente e divertido. Estou incrivelmente empolgado com as duas próximas expansões, bem como com a conclusão da minha campanha atual. Para quem está em cima do muro, posso recomendar este jogo, é de longe o melhor jogo estilo campanha que já joguei em termos de história, tomada de decisão e imersão. A jogabilidade é divertida e requer um pouco de pensamento estratégico dentro e fora do mundo. Você pode realmente se perder por horas neste jogo. Além de algumas queixas com o livro de regras (acho que nunca encontrarei um livro de regras onde amarei de verdade) e o unboxing inicial,
ISS Vanguard é um jogo incrível com apresentação imaculada e arte fantástica.
Por Jason Miller (Tal3000)
Traduzido*** por
Vania Telles
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