frevolta::Eu acompanhei o post original também.
É preciso compreender que as caixas não são só uma escolha de "marketing" como foi falado lá e aqui. Elas são também uma questão de PRODUÇÃO.
Muitos fabricantes de caixas tem seus padrões pré-definidos. E as editoras não vão gastar mais dinheiro com eles apenas por uma caixa que se "adeque ao tamanho que elas querem" pois ao contrário do que disseram vai encarecer o produto e não baratear.
As caixas são fabricadas em maquinários com regulagens 100% automatizados e moldes pré-fabricados específicos. Isso faz com que a editora ao adequar seu jogo procure a caixa que mais se encaixe no produto, já pronta.
Recomendo dois vídeos para quem manja de ingles tranquilamente.
1) Dice Tower Backtalk: https://www.youtube.com/watch?v=z8Pg_PtPf84&list=PLOlRvTbmD6tLG6k13Y6oHVog-vKN6Eg_m&index=15
Nesse vídeos eles falam justamente desse problema das caixas não padronizadas ou grandes demais. Comentam do problema na industria e do problema que elas causam aos revendedores lojistas. Caixas fora de padrão, ruins para prateleiras ou em formatos esquisitos.
2) SPACE LIONS: https://www.youtube.com/watch?v=iUpFlkTvQgg&list=PL5RS_DtD70v5Ke2kdzuaVcb794zVtB30D&index=5
Documentário do canal Shut up and Sit down sobre a história do Twilight Imperium.
Nele, tem um pedaço que eles discutem um pouco sobre as caixas (pequeno no video) e em uma entrevista depois falaram sobre os problemas com os fabricantes e alguns deles chegaram e relatar que certos tamanhos de caixas o maquinário deles não conseguiria fazer e as adaptações sairíam muito caras.
No final a discussão sempre se remete a cadeia de produção. Não estou dizendo que marketing não tem nenhuma parcela nisso, até tem sim, mas tem muita coisa de logística no meio a se considerar. Tamanho de tabuleiro e quantidade máxima que ele consegue ser dobrado, folhas de tokens que passam pela prensa de corte e seus tamanhos mínimos, componentes plásticos, etc..
Sobre especificamente as caixas criadas com o "reboxing" de que trata este tópico: Eu, se olhasse no anúncio que a caixa era uma dessas, não original e refeita, não compraria nunca.
E observando as perguntas na maioria dos anuncios que dizem "como está o estado geral da caixa" vejo que quem fizer isso vai entrar em um mercado de nicho dentro do nosso mercado de nicho: O nicho de quem não liga para as caixas. Ou seja, ou fica com o jogo para sí, ou na hora de vender, vai encontrar uma boa dificuldade. Vai vender? Talvez sim, mas acredito que com dificuldade.
Obs: colocar o jogo todo dentro da caixa da expansão ou a expansão dentro da do jogo não é "reboxing" neste caso. Inclusive muitas editoras ao lançar uma expansão já fazem uma nova caixa que acomoda a versão base dentro dela, então é para isso mesmo. Diferente de criar uma caixa do nada de forma caseira.
Caro frevolta
Analisando o que eu vejo, eu tendo a pensar um pouco parecido com você, e acredito que realmente entre comprar um jogo com a caixa customizada, que vai economizar espaço e comprar um jogo com a caixa original, mesmo que um pouco mais cara, a tendência é que as pessoas optem pela caixa original. No entanto eu gostaria de pontuar, como disse na resposta anterior para o
metelo, que essa é uma prática relativamente nova, então é possível que com o passar do tempo, e com o agravamento do problema de espaço, as pessoas comecem a enxergar essa possibilidade com outros olhos.
Mas outra coisa que eu gostaria de comentar em cima do que você escreveu, e que eu achei muito interessante, foi a questão da padronização das caixas. Com certeza, uma editora não cria um jogo e encomenda uma caixa feita sob medida para esse jogo. Obviamente o projeto do jogo leva em consideração as caixas padronizadas já existentes no mercado. Porém, apesar disso, é no mínimo estranho, a menos que isso seja uma clara estratégia de marketing (como eu acho que é), que a Space Cowboys, a editora do Splendor tenha optado por uma caixa maior, quando existe uma caixa padrão menor que é a do Arboretum, que comporta todos os componentes, conforme o
Nanquim e Dados claramente demonstrou no tópico original dele.
Por isso, eu acredito que a questão da padronização não foi tão preponderante assim, porque caixa padronizada, por caixa padronizada, a Space Cowboys poderia ter optado pelo "padrão Arboretum" de caixa, e não pelo padrão de caixa que ela utiliza com o Splendor. Por esse motivo, eu acho que a maior exposição na prateleira da loja, bem como a questão, quase inconsciente de vincular uma caixa maior a um jogo maior, justificando um preço maior, tenha mais a ver com a escolha por caixas maiores, por parte das editoras.
Se uma caixa maior, permite que uma editora venda seu jogo por preço tão maior, aponto de compensar o custo maior de produção, frete e armazenamento, é exatamente isso que ela vai fazer, para atingir seu objetivo de maximizar os lucros, mesmo que isso implique em caixas de jogos, com enormes espaços vazios.
Dito isso, mesmo não concordando 100% com as suas ponderações, ainda assim eu te parabenizo, porque achei interessantíssimo para a discussão o ponto que você levantou.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio