Se tem uma coisa gostosa demais, é poder tirar um tempinho pra você, preparar um bom cafézinho, sentar confortavelmente e abrir um jogo de tabuleiro curto, simples e relaxante pra desfrutar uns bons momentos de paz enquanto a mente funciona tranquila. Afinal, a vida anda às vezes tão corrida, não é?
Teve uma época em que eu morava na rua de trás de uma cafeteriazinha, e o momento mais gostoso do dia era chegar do trabalho, pegar um joguinho de tabuleiro, sentar numa das poltronas, escolher um café e relaxar ali, sozinha, eu com os meus pensamentos, num dia meio nublado, chuvoso e friozinho como andamos tendo ultimamente. É uma sensação de conforto sem igual!
E ontem, terminado o trabalho, preparei um café, sentei em casa e abri um desses jogos e revivi aquela sensação incrível, o que me inspirou a vir compartilhar com vocês esta experiência e a minha Lista Pra Jogar Tomando Um Cafézinho, pra que vocês também possam desfrutar de um momento pessoal de paz e conforto onde você estiver.
Ah, e embora essa seja a minha lista, eu adoraria ouvir as recomendações e experiências que vocês têm também! Que jogo você já jogou ou gostaria de jogar num momentinho assim de calma, tomando um bom café? Que indicações vocês sugerem (de café e de jogo! rs)?
Chega mais! Puxa uma cadeira e pode encher a caneca.
LISTA DA DABS PRA JOGAR TOMANDO UM CAFÉZINHO
Mazescape Ariadne

Esse foi o jogo que peguei pra jogar ontem! Mazescape Ariadne é um jogo super divertido e diferente onde seu objetivo é conseguir escapar do labirinto. Simples, não é não? Mas a parte fenomenal desse jogo é que você percorre e altera os caminhos dobrando e desdobrando o mapa de vários modos diferentes, de forma a conectar caminhos antes independentes, encontrar entradas pra lugares antes fechados, e o jogo conta até com objetivos específicos, porque não basta sair do labirinto: um verdadeiro "maze runner" ainda consegue passar por todos os locais extra do jogo, aumentando sua pontuação pessoal e adicionando um ótimo desafio a este jogo cheio de níveis incríveis!
Sugiro um café com leite pra acompanhar e a música "The Labyrinth Song", de Asaf Avidan.
Railroad Ink: Edição Vermelho Ardente

Aqui coloquei a edição Vermelho Ardente porque é a que eu tenho em casa, mas qualquer jogo da franquia Railroad Ink é fantástico e vai fazer o seu momento cafézinho ser a coisa mais deliciosa! Em Railroad Ink, seu objetivo é conectar estradas e ferrovias de modo a fazer a maior sequência contínua e conectar o máximo de saídas possíveis. Você faz isso rolando dados de 6 lados que possuem diferentes configurações de trilhos e de trechos de estrada, e vai anotando tudo num pequeno tabuleiro "limpável". Ao final de 7 rodadas, você conta sua pontuação, e é legal sempre tentar melhorar entre uma partida e outra!
Um dos jogos que eu mais gosto de jogar solo pra relaxar, Railroad Ink vai muito bem com um café pumpkin spice latte (sim, eu sou influenciada pela cor laranja do jogo! rs) e a música "Body & Soul", de Coleman Hawkins.
Pocket Detective - Caso C

Pra Quem Gosta de mistério, histórias de investigação e aquela sensação tensa mas fenomenal do tempo se esgotando para solucionar um crime, a linha Pocket Detective vai te imergir na sua própria série policial onde você é o protagonista! Com uma dinâmica super simples de escolher quais cartas abrir para investigar diferentes pontos do caso, seu objetivo é solucionar o mistério ou resolver o problema antes que o tempo acabe, e eu gosto especialmente do Caso C onde uma bomba é instalada numa empresa de produtos químicos e você precisa não somente encontrar o culpado como também evacuar a cidade a tempo, tudo isso enquanto o tempo escorre e a bomba ameaça explodir!
Sem tempo pra descanso, investigador! Pegue uma boa dose de expresso e coloque "160 BPM", de Hans Zimmer, pra tocar!
UNDO: Sangue na Sarjeta

Um crime ocorreu, mas vocês são agentes do destino com o poder de viajar no tempo para investigar e influenciar diferentes acontecimentos em diversos pontos da história da vítima, buscando evitar que a tragédia aconteça. Embora UNDO não seja nominalmente um jogo solo, é totalmente possível jogá-lo desta forma sem nem precisar fazer alterações. Em 9 rodadas, você deverá escolher momentos da vida da vítima para visitar, ler o que acontece nas cartas e pistas e então decidir como irá influenciar aquele acontecimento escolhendo uma Carta-Destino. Ao final do jogo, você revela todas as Cartas-Destino e soma a pontuação, conferindo na tabela se suas alterações foram o suficiente para mudar o rumo daquela trágica história. Sangue Na Sarjeta é minha história favorita por ter o tema mais tocante e os acontecimentos mais verossímeis, sem contar o saborzinho noir que esta história tem!
Esse vai bem com um bom irish coffee pros mais velhos ou cappuccino pros mais novos, junto de um bom jazz da trilha sonora de L.A. Noire.
Esses são alguns dos jogos que eu selecionei por agora, mas tem muito mais coisa gostosa pra jogar enquanto relaxa com um cafézinho! Se vocês curtiram, deixa eu saber nos comentários pra já preparar uma Parte 2 da lista!
Pra Quem Gosta de jogos, ótimas jogatinas e cafézinhos reconfortantes! Pra quem não gosta... fazer o que?
Siga o Pra Quem Gosta nas redes sociais!