
Woodcraft (Ross Arnold e Vladimír Suchý, 2022)
Somos um povo da floresta especializado em marcenaria. Iremos equipar a nossa oficina, contratar ajudantes, plantar árvores, comercializar madeira e adquirir contratos. O tema não me chamou muito a atenção, mas achei bem interessante a forma que os dados são utilizados para representar o tamanho (pelos números) e o tipo (pela cor) da madeira.
É um euro médio baseado na seleção de ações e na construção de motor. A parte da seleção de ações. Existem 7 delas, que ficam dispostas em rondel. À medida que as ações são selecionadas elas giram no rondel, podendo proporcionar bônus as demais. Parece-me ser um avanço do que havia no jogo Shipyard, também do Suchý. A construção de motor tem seu valor, mas depende da aleatoriedade das cartas, Ajudantes e Contratos, que aparecerão.
Eu gostei. Entrou inclusive na minha lista de melhores jogos que conheci em 2022. É bem gostoso de jogar e envolve tática e estratégia. A interação está na medida que eu gosto. Nada muito destrutivo, mas para jogar bem você tem que evitar “levantar a bola para o coleguinha”. O único ponto que não me agradou foi a aleatoriedade das cartas, mas não é nada que destrua o jogo. Para mim é um dos melhores do Suchý, ao lado de Praga e Messina. Qual o seu favorito deste autor.
_________________________________
Gostou da avaliação? Dá uma olhada no meu Instagram.
https://www.instagram.com/eduardo_boardgame/
