Post original: https://www.boardseyeview.net/post/nexum-galaxy
Para quem está familiarizado com os jogos 4X (eXplore, eXpand, eXploit, eXterminate), em
NEXUM: Galaxy, de Enrique Prieto, o espaço já está explorado, então este é um jogo 3X no gênero ópera espacial e foi projetado para jogar em menos de uma hora.
Levando de 2 a 4 jogadores e também com a opção de jogo solo,
Nexum Galaxy atinge seu tempo de jogo rápido usando regras muito diretas. A vitória vem ao vencer um certo número de batalhas ou controlar um número de relíquias: é simplesmente uma corrida para qualquer uma dessas condições. Não há aleatoriedade no jogo básico de jogador contra jogador; tudo é quase simétrico: há apenas um tipo de nave, apenas um tipo de recurso (energia) e duas ações para escolher no seu turno. Perca e você certamente não será capaz de culpar
Nexum Galaxy como um jogo de sorte!
A cada rodada, os jogadores realizarão Gerenciamento, Movimento ou ambos. Gerir significa produzir energia e com ela construir novas naves; Movimento significa mover naves e ganhar pilhagem. Os primeiros movimentos parecem xadrez, e os jogadores podem fazer exatamente o mesmo que os outros, mas a partir daí a luta por território e as tentativas de obter vitórias fáceis fazem com que pareça com
Risk - sem os dados!
As primeiras decisões que os jogadores encontrarão vêm das quatro relíquias diferentes espalhadas pelo setor que podem ser equipadas nas naves para dar a elas habilidades especiais. Cada habilidade terá um grande impacto na maneira como você joga a partir de então, levando a decisões táticas interessantes.
Existem algumas regras estranhas sobre o que você pode ou não fazer com as diferentes relíquias do jogo, além de limites de espaçonaves por planeta, por estrela, por fase de produção e até quanta energia você pode armazenar. Você deve se lembrar dessas restrições, mas elas se tornam bastante fáceis de acompanhar e parecem necessárias, mesmo que não sejam totalmente temáticas.
Uma característica inovadora de
Nexum Galaxy é o sistema de controle de jogadores IA nos modos solo, cooperativo ou competitivo, usando um baralho de cartas de evento. As cartas são dispostas três de cada vez, com meio símbolos em suas bordas formando combinações infinitas de resultados. O único problema é que a dificuldade pode, portanto, mudar repentinamente de muito fácil para incrivelmente difícil. Não é difícil criar regras da casa para evitar extremos indesejados.
Embora este jogo não substitua um jogo mais complexo e longo (4X) como
Twilight Imperium (Quarta Edição) ou
Eclipse: O Segundo Despertar da Galáxia, ele traz algumas novas ideias para jogos táticos de controle de área e sem dúvida será de interesse para fãs deste estilo, principalmente aqueles que não têm meio dia necessário para algumas das feras 4X:
Nexum Galaxy oferece uma experiência mais gerenciável!
Review by Matt Young
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.