Essa é uma afirmação forte e bastante verdadeira, pelo menos pra mim. Então senta que lá vem a história! Tal qual ex-fumante, vegano, ateu e crosfiteiro, que toda oportunidade que surge e sem ninguém terem sido solicitados, eles agraciam os transeuntes com pérolas de suas convicções, admito ser um pouco assim sobre futebol. Tento melhorar mas tem vezes que é mais forte do que eu. Nunca fui um exímio esportista e no que tange ao futebol em si, minhas poucas incursões em partidas ocasionaram zero gols e várias lesões, não graves porém em retrospecto, bastante desnecessárias. Também nem vou começar a falar sobre a baixaria que foi a copa desse ano. E apesar de ter jogado MUITO International Superstar Soccer Deluxe no Mega Drive, sempre achei FIFA e PES chatão...
Então sim, sou daquele tipo de pessoa que “desgosta” de futebol e fala isso sempre que possível. Dito isso, quando fomos convidados pelo Rodrigo Rego para jogarmos uma partida de Camisa 12, fiquei meio assim pelo tema, mas como era um jogo exclusivo para duas pessoas e de autoria do Rodrigo, que já éramos fãs, aceitamos o convite. E que bom que aceitamos porque naquela vez nós conhecemos um dos melhores jogos nacionais dos últimos anos.
Visão geral do jogo
Camisa 12, um jogo futebolístico sem ser sobre futebol
Camisa 12 não é um jogo sobre futebol e sim sobre torcidas. É sobre torcer, vibrar, cantar, erguer cartazes e soltar foguetes, incentivando aquelas criaturas a fazerem pelo menos um gol. Sobre o ambiente no estádio quase como ir num show de rock, o que é muito mais relacionável do simplesmente ver uma dúzia de marmanjo correndo por um campo, chutando uma bola de 70cm em uma goleira de 2,5m por 7m e errando… Mas voltando ao Camisa 12.
Ele é um jogo para 1 ou 2 pessoas lançado em Julho de 2021 pela Dijon Jogos. Camisa 12 conta com a arte do ilustrador [url=https://danielbogni.com" target="_blank" rel="noreferrer noopener">Daniel Bogni[/url] e dura uns 20 minutos por partida. Tendo com mecânica principal a colocação de peças, o jogo tem um mini rondel que exigirá uma boa parte da sua atenção. Seu objetivo é fazer sua equipe marcar mais gols ao fim da partida e, em caso de empate, é realizado uma disputa de pênaltis, o que costuma ser bastante frequente.
Mini rondel e moedão de início de jogo
Regras simples e diretas
No início da partida, cada jogador escolherá (ou receberá de forma aleatoriamente) uma carta de time, com uma habilidade única e diferentes níveis de dificuldade de uso. Além das 24 peças de estádio na cor do time escolhido. Inclusive se vocês escolherem times com a mesma cor de uniforme, poderão optar pelo uniforme reserva, o que aparentemente existe na vida real também.
O jogo segue com os jogadores intercalando turnos. Você, na sua vez, obrigatoriamente terá que mover de 1 a 3 espaços no rondel, pegar a peça do coleguinha e colocar na sua frente e posicionar sua própria peça em algum lugar do seu lado do estádio. As peças podem ser de cinco tipos e pontuam de formas diferentes. O jogo termina quando todo o estádio estiver com as arquibancadas cheias e então é feita a pontuação final.
Trilha de pontuação, quase gol não é gol.
Na trave não é gol
Um ponto bastante interessante é que conforme você pontua, ou seja, avança seu marcador na trilha ao redor do estádio, seu time pode marcar um gol. Isto significa que para marcar o primeiro gol, você precisa ter feito 9 pontos, sendo que o que vence o jogo são os gols e não pontos. É como se você estivesse incentivando o time a fazer o que eles precisam fazer, valendo a máxima de que um quase gol não é gol.
Com regras simples e um manual bem ilustrado e muito bem estruturado, Camisa 12 é um jogo muito estratégico, com muitas formas de pontuar, uma interação entre jogadores bastante presente, além de curto, o que pra nós é sempre uma vantagem. Há uma variedade enorme de times e os diferentes poderes podem mudar drasticamente uma partida e outra. Além disso as partidas são fluídas, quase não havendo o famoso “AP”.
Os vários times de Camisa 12
Se assim como eu, você também tem um desapreço por futebol e acha que não vai gostar de Camisa 12 pelo tema, recomendo sinceramente que dê uma chance. Não pro futebol, claro, mas para o Camisa 12! Abaixo tem a entrevista e partida completa que fizemos ao vivo com o rodrigorego, pelo nosso instagram, com as regras explicadas por ele também. Inclusive descobri no dia que camisa 12 é a torcida, já que no time tem 11 pessoas. Quem diria, não?
O Camisa 12 é um dos preferidos aqui. Gostamos de futebol e, em ano de Copa, realizamos uma Copa do Mundo do jogo, com Eliminatórias e Repescagem, inclusive.
Obviamente, apenas gostar de futebol não seria suficiente para encararmos 44 partidas só desse "evento". O jogo é sensacional!
Gostamos da rapidez em montar a mesa e do tempo de cada partida (nem 15 minutos cada). Os poderes dos times são a chave do sucesso do jogo: eles fazem com que as estratégias mudem, pois existem uns "caminhos" mais fáceis de pontuar e os poderes podem bagunçar isso tudo. Sem contar que existem times mais "atacantes" e outros mais "defensivos".
A rejogabilidade é "infinita" devido ao sorteio das peças no rondel e suas diferentes formas de pontuar.
E, de fato, não precisa curtir futebol para gostar do jogo, pois suas mecânicas é que lhe transformam num jogão.
Eu poderia escrever por horas sobre o Camisa 12, do tanto que faz com tão pouco. Mas pararei por aqui.
Só uma última dica: conseguimos 3 sacos de pano para sortear cada um dos 3 tipos de peças de torcida; isso agiliza a jogatina (pois não precisa ficar embaralhando e empilhando as peças toda vez) e traz mais suspense (porque não se conhece qual será a próxima peça a entrar no rondel).
Raitz::O Camisa 12 é um dos preferidos aqui. Gostamos de futebol e, em ano de Copa, realizamos uma Copa do Mundo do jogo, com Eliminatórias e Repescagem, inclusive.
Obviamente, apenas gostar de futebol não seria suficiente para encararmos 44 partidas só desse "evento". O jogo é sensacional!
Gostamos da rapidez em montar a mesa e do tempo de cada partida (nem 15 minutos cada). Os poderes dos times são a chave do sucesso do jogo: eles fazem com que as estratégias mudem, pois existem uns "caminhos" mais fáceis de pontuar e os poderes podem bagunçar isso tudo. Sem contar que existem times mais "atacantes" e outros mais "defensivos".
A rejogabilidade é "infinita" devido ao sorteio das peças no rondel e suas diferentes formas de pontuar.
E, de fato, não precisa curtir futebol para gostar do jogo, pois suas mecânicas é que lhe transformam num jogão.
Eu poderia escrever por horas sobre o Camisa 12, do tanto que faz com tão pouco. Mas pararei por aqui.
Só uma última dica: conseguimos 3 sacos de pano para sortear cada um dos 3 tipos de peças de torcida; isso agiliza a jogatina (pois não precisa ficar embaralhando e empilhando as peças toda vez) e traz mais suspense (porque não se conhece qual será a próxima peça a entrar no rondel).
Mas saber qual a proxima peça sua e do adversario faz parte da estrategia. Inclusive tem poderes que usam esse artificio.
Mas é uma variavel interessante tambem
Raitz::O Camisa 12 é um dos preferidos aqui. Gostamos de futebol e, em ano de Copa, realizamos uma Copa do Mundo do jogo, com Eliminatórias e Repescagem, inclusive.
Obviamente, apenas gostar de futebol não seria suficiente para encararmos 44 partidas só desse "evento". O jogo é sensacional!
Gostamos da rapidez em montar a mesa e do tempo de cada partida (nem 15 minutos cada). Os poderes dos times são a chave do sucesso do jogo: eles fazem com que as estratégias mudem, pois existem uns "caminhos" mais fáceis de pontuar e os poderes podem bagunçar isso tudo. Sem contar que existem times mais "atacantes" e outros mais "defensivos".
A rejogabilidade é "infinita" devido ao sorteio das peças no rondel e suas diferentes formas de pontuar.
E, de fato, não precisa curtir futebol para gostar do jogo, pois suas mecânicas é que lhe transformam num jogão.
Eu poderia escrever por horas sobre o Camisa 12, do tanto que faz com tão pouco. Mas pararei por aqui.
Só uma última dica: conseguimos 3 sacos de pano para sortear cada um dos 3 tipos de peças de torcida; isso agiliza a jogatina (pois não precisa ficar embaralhando e empilhando as peças toda vez) e traz mais suspense (porque não se conhece qual será a próxima peça a entrar no rondel).
Mas saber qual a proxima peça sua e do adversario faz parte da estrategia. Inclusive tem poderes que usam esse artificio.
Mas é uma variavel interessante tambem
No caso dos poderes, se for preciso saber a peça seguinte, fazemos o sorteio dela antes, ficando as peças visíveis do rondel + 1.