Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Ticket to Ride: Europa
  4. Dúvida sobre Estação

Dúvida sobre Estação

Ticket to Ride: Europa
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas26/12/22 15:10
    Mateus Dantas » 26/12/22 15:10

    RockerGamer::
    Mateus Dantas::
    samduarte::
    Mateus Dantas::Parece uma questão de como se interpreta o manual.

    Eu até havia respondido antes que não poderia, mas apaguei e lanço uma nova resposta, tendo agora conferido novamente o manual, pois essa é realmente duvidosa rsrsr.

    Mostrei minha esposa e ela tambem acredita que não poderia, ja que a cidade central (onde está a estação azul) não parte de uma rota ou de uma estação verde. Se a estação verde estivesse onde a azul está, valeria, mas neste caso não é permitido. 

    Mas novamente, parece mais uma questão interpretativa.

    Na minha interpretação acredito que pode, pois no manual não vi nada relacionado a sentido da rota, tem que ser do lugar X ao lugar Y pelo mesmo sentido.
    Eu sei que não podemos utilizar uma estação para duas rotas para completar um objetivo. Mas utilizar sentidos diferentes de uma rota não vejo problema. 

    Entendo, mas por aqui achamos que ficaria sem nexo pois a cidade central está avulsa, sem qualquer conexão com o verde.

    Fica estranho de se ver alguém completando uma rota "sem ter ligação".

    Mas com as duas estações há a ligação: Roma a Brindisi e Athína a Brindisi. 
    Cada estação liga duas cidades em qualquer direção escolhida.

    Sim, eu entendo isso. Quando digo que não há contato, digo visualmente. Fica com uma aparencia de que a pessoa simpleste está usando duas rotas.

    Para ficar ainda mais claro o porquê de minha percepção, é o fato de que vejo esse uso das estacões muito solto. Eu acredito que deveria ter uma restrição de estar sempre em conecção com uma rota ocupada, ou com uma rota conectada a uma estação, como seria o caso do exemplo se o verde tivesse uma estação no centro.

    Primeiro porque visualmente foge da percepção do jogo de você estar construindo uma rota. Neste caso da imagem, por exemplo, a conecção visual está totalmente perdida. 
    Segundo porque tematicamente fica estranho, como se o passageiro usasse um trem de outra linha sem algo que validasse o seu embarque, principalmente quando a estação é em um ponto de partida/chegada. Claro que estou avaliando isso de acordo com o meu conhecimento da forma de trens funcionarem hoje e aqui no Brasil.
    Mas reafirmo que o manual dá essa condição.

    0
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas26/12/22 15:19
    Mateus Dantas » 26/12/22 15:19

    RockerGamer::
    Mateus Dantas::
    RockerGamer::
    Mateus Dantas::
    samduarte::
    Mateus Dantas::Parece uma questão de como se interpreta o manual.

    Eu até havia respondido antes que não poderia, mas apaguei e lanço uma nova resposta, tendo agora conferido novamente o manual, pois essa é realmente duvidosa rsrsr.

    Mostrei minha esposa e ela tambem acredita que não poderia, ja que a cidade central (onde está a estação azul) não parte de uma rota ou de uma estação verde. Se a estação verde estivesse onde a azul está, valeria, mas neste caso não é permitido. 

    Mas novamente, parece mais uma questão interpretativa.

    Na minha interpretação acredito que pode, pois no manual não vi nada relacionado a sentido da rota, tem que ser do lugar X ao lugar Y pelo mesmo sentido.
    Eu sei que não podemos utilizar uma estação para duas rotas para completar um objetivo. Mas utilizar sentidos diferentes de uma rota não vejo problema. 

    Entendo, mas por aqui achamos que ficaria sem nexo pois a cidade central está avulsa, sem qualquer conexão com o verde.

    Fica estranho de se ver alguém completando uma rota "sem ter ligação".

    Mas com as duas estações há a ligação: Roma a Brindisi e Athína a Brindisi. 
    Cada estação liga duas cidades em qualquer direção escolhida.

    Como eu disse, entendo, mas fica um vago no centro, de modo que visualmente não aparenta nenhum contato. Como se tivesse ligando a duas estradas de distancia.

    Mas todas as cidades são "vagas". 
    O que é relevante é que com as estações você usa os trens do adversário, na direção escolhida.

    AS cidades são vagas, mas quando sua rota chega ate ali, pressupõe se que há um modo de embarcar naquela cidade. Lógico que estou falando da questão lúdica da coisa, da verossimilhança.

    1
  • pauloaguila
    944 mensagens MD
    avatar
    pauloaguila26/12/22 15:31
    pauloaguila » 26/12/22 15:31


    Pra mim não poderia.

    1
  • samduarte
    323 mensagens MD
    avatar
    samduarte26/12/22 15:47
    samduarte » 26/12/22 15:47

    pauloaguila::
    Pra mim não poderia.


    Se puder expor sua opinião do porque agradeço. Tenho um amigo que também não concorda. A opinião dele é parecida com a do Matheus Dantas

    A regra fala que uma rota é de um ponto a outro, se uma estação liga um ponto a outro então à princípio funciona dessa maneira.

    Meu destino é de x até Z

    Para chegar a Z tem Y no meio.

    Eu coloquei uma estação X para pegar a rota de X até  Y

    E coloquei outra estação em Z para pegar a rota de Z até Y

    Assim Tenho meu destino de x a y completa utilizando vagões dos amigos

    Se tem uma estação de outra pessoa em Y, isso não importa em nada, pois a minha rota está ligada.

    0
  • RockerGamer
    503 mensagens MD
    avatar
    RockerGamer26/12/22 15:56
    RockerGamer » 26/12/22 15:56

    Mateus Dantas::
    Sim, eu entendo isso. Quando digo que não há contato, digo visualmente. Fica com uma aparencia de que a pessoa simpleste está usando duas rotas.

    Para ficar ainda mais claro o porquê de minha percepção, é o fato de que vejo esse uso das estacões muito solto. Eu acredito que deveria ter uma restrição de estar sempre em conecção com uma rota ocupada, ou com uma rota conectada a uma estação, como seria o caso do exemplo se o verde tivesse uma estação no centro.

    Primeiro porque visualmente foge da percepção do jogo de você estar construindo uma rota. Neste caso da imagem, por exemplo, a conecção visual está totalmente perdida. 
    Segundo porque tematicamente fica estranho, como se o passageiro usasse um trem de outra linha sem algo que validasse o seu embarque, principalmente quando a estação é em um ponto de partida/chegada. Claro que estou avaliando isso de acordo com o meu conhecimento da forma de trens funcionarem hoje e aqui no Brasil.
    Mas reafirmo que o manual dá essa condição.

    Mas são duas rotas ali, uma com cada estação. 
    Eu não vejo esse problema visual que você cita, pois no fim das contas o que importa é a regra, as estações existem no jogo para isso, é um "aluguel" de trem/vagões :)

    2
  • brunosemi
    1418 mensagens MD
    avatar
    brunosemi26/12/22 17:52
    brunosemi » 26/12/22 17:52

    Consulta ao VAR:

    "A Train Station allows its owner to use one, and only one, of the routes belonging to another player, into (or out of) that city to help him connect the cities on his Destination Tickets."

    Jogada legal! 

    4
  • Edlomax
    786 mensagens MD
    avatar
    Edlomax27/12/22 06:41
    Edlomax » 27/12/22 06:41

    Essa regra da estação é a que gera mais dúvidas realmente e merecia uma revisão nesse trecho do manual para deixá-lo mais claro e rico em exemplos.

    Segue dúvida semelhante discutida aqui no fórum:
    https://ludopedia.com.br/topico/46320/duvidas-sobre-a-construcao-de-estacoes-de-trem?id_topico=46320&pagina=1

    No seu caso, não vejo problema em ter uma estação no meio. Entendo como jogada válida.

    2
  • ricardoscalioni
    5 mensagens MD
    avatar
    ricardoscalioni17/01/23 10:56
    ricardoscalioni » 17/01/23 10:56

    samduarte::
    pauloaguila::
    Pra mim não poderia.


    Se puder expor sua opinião do porque agradeço. Tenho um amigo que também não concorda. A opinião dele é parecida com a do Matheus Dantas

    A regra fala que uma rota é de um ponto a outro, se uma estação liga um ponto a outro então à princípio funciona dessa maneira.

    Meu destino é de x até Z

    Para chegar a Z tem Y no meio.

    Eu coloquei uma estação X para pegar a rota de X até  Y

    E coloquei outra estação em Z para pegar a rota de Z até Y

    Assim Tenho meu destino de x a y completa utilizando vagões dos amigos

    Se tem uma estação de outra pessoa em Y, isso não importa em nada, pois a minha rota está ligada.

    Acho que depende do seu objetivo com a jogada. Por exemplo:
    Se você quer ligar X a Z para cumprir o objetivo da carta de rotas, eu acho que não poderia, pois o objetivo é ligar em rota contínua as rotas X a Z, você tem dominada a X (com uma estação) e a Z (com outra estação), porém, como você não possuí a Y ( que é do azul), no meu ver, você não possuí uma linha contínua entre X e Z. Eu entendi a regra assim: para ligar o X ao Z, teria que por as três estações. É como se seu "trem" sair do X, passar no Y e chega no Z, como o Y está impedido ( vc não tem os trens e nem a estação) não poderia usar as rotas.

    1
  • Myxophaga Archo
    52 mensagens MD
    avatar
    Myxophaga Archo27/06/23 11:04
    Myxophaga Archo » 27/06/23 11:04

    Concordo com o Mateus Dantas.
    Para meu grupo, o uso de 1 estação usa-se somente emprestado uma única rota seguinte e a continuidade do destino tem que dar continuidade com trens do mesmo jogador, ou usar outra estação.

    Ou seja, na sequência: uma estação do verde, uma rota do azul emprestada, outra estação do verde, outra rota do azul emprestada… até completar os destino.(cada estação usa emprestada apenas 1 rota)

    Ou, uma estação verde, uma rota azul emprestada, uma rota verde…até completar o destino.

    1
Responder
  • 1
  • 2(current)
Ticket to Ride: Europa - Dúvida sobre Estação
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.