Em uma publicação oficial o site francês de jogos Tric Trac anunciou o seu fim.
Na publicação
Monsieur Guillaume anuncia que também não haverá mais novos vídeos do canal do
Tric Trac. A publicação do anúncio oficial ainda está disponível no site do
Tric Trac:
https://www.trictrac.net/actus/tric-trac-est-mort-et-cest-tout (
em francês)
Em março de 2018, a Flat Prod - proprietária oficial da Tric Trac - foi comprada pela Plan B Games, que na época era propriedade de Sophie Gravel. O então proprietário Monsieur Phal explicou as razões por trás da venda em um editorial intitulado "Flat Prod est mort, Vive Flat Prod".
Em julho de 2019, o Asmodee Group comprou o Tric Trac da Plan B Games, uma venda sobre a qual Monsieur Phal escreveu em outro editorial: "Flat Prod est mort (encore), vive Flat Prod (encore)!" Nesse editorial, ele observou que a intenção por trás da compra era eliminar a necessidade de monetizar vários aspectos do site. O conteúdo premium agora estaria disponível para todos; a única assinatura oferecida seria aquela que removesse os anúncios do site. Nas palavras de Monsieur Phal: "Vamos nos concentrar apenas em nosso objetivo principal, informar os jogadores da melhor maneira possível sobre TODO o setor. Asmodee quer uma mídia forte. Eles, portanto, darão os meios para as equipes Tric Trac para focar apenas na informação."
Dito isso, em dezembro de 2021, o Asmodee Group foi comprado pelo Embracer Group e, aparentemente, os planos para o Tric Trac mudaram desde então. Em seu editorial, Monsieur Guillaume lista várias razões pelas quais as coisas mudaram: os editores originais Monsieur Phal e Doctor Mops foram embora; o Covid fechou os escritórios da Tric Trac por oito meses (e os escritórios da Tric Trac eram um ponto de parada para todas as editoras apresentarem seus jogos); aumentou o custo de seus recentes esforços de vídeo, especificamente um programa semanal bem produzido com um estúdio parisiense e viagens externas; editoras que decidem não trabalhar com o Tric Trac, pois ele efetivamente dá dinheiro à concorrência (Asmodee); e uma mudança no espaço de comunicação na indústria de jogos, com os influenciadores de jogos de tabuleiro tendo um modelo econômico diferente para seu conteúdo, o que os torna uma escolha atraente para os editores.
Junte tudo isso e, bem, a partir de janeiro de 2023, Monsieur Guillaume diz: "não haverá mais Tric Trac, nem novos vídeos, nem site ..."