Cara, muito bacana seu texto.
Joguei o Root uma vez só, e achei o pãozinho de forma verde desbalanceado pra caraleo.... PQP. Só foi lá e PEI!!! Ganhou o jogo fazendo uns trocentos pontos e chegando no final.
Então esse Oath ai eu realmente não tenho interesse. Tenho interesse de ver pessoalmente, tocar as pecinhas e tal, sentir a qualidade da produção. Mas jogar mesmo, nem tenho grupo que toparia várias partidas seguidas dele.
Já o Gloomhaven... Ah meu amiguinho.... Você, acredito eu, perde muito não dando uma chance ao Gloomhaven.
Ganhei ele de presente da minha esposa e agradeço ela até hoje por isso. 
Foi o jogo que eu mais joguei e com certeza o que mais se pagou de toda a minha coleção de jogos.
Joguei em grupos de 3, 4 e em dupla controlando dois personagens cada. Aumentamos a dificuldade, refizemos umas seis vezes o mesmo cenário, zeramos duas vezes o jogo e ainda tem jogo pela frente.
Masterizei o jogo? Acho que não, mas jogo excepcionalmente bem com umas 8 classes e poxa vida cara! Ainda é divertido pra kct jogar Gloomhaven!
Comprei a expansão Círculos. Peguei todos os arquivos do The Crimson Scales e estou traduzindo, quero muito pegar o Presas do Leão ainda. O jogo é bom cara, o jogo é bom pra caramba!!!
Porém concordo sobre a parada do setup. Entre arrumar tudo, escolher as cartas dentre as disponíveis para a missão, comprar itens, só nisso é uma hora. E por muito tempo fui enganado a respeito do insert ajudar nisso. Não me ajudou em nada. Tanto que fui desmantelando o insert que comprei pra ele e usando em outras coisas. Hoje não compro insert para nada!
Por esse problema de setup, pesquisando muito entre vídeos, artigos e projetos no youtube, pinterest e reddit, encomendei com um marceneiro uma mesa com "save-game" (aquelas que você deixa o jogo montado e coloca um tampo por cima e usa a mesa normalmente). Paguei super barato em relação as mesas disponíveis no mercado e permitiu que meu Gloomhaven ficasse montado esse ano por SEIS MESES seguidos. Jogava todo final de semana
Edit: a porcaria do site está cortando uma parte dos meus comentários...
Um resumo: senti muitas coisas e me emocionei de diferentes formas várias vezes.
Pra mim, Gloomhaven é muito bom! Excepcional!