
Sinopse:
Scout é um jogo de vazas onde o objetivo é ganhar vazas e pontos pela venda de cartas aos outros jogadores até que alguém fique sem cartas na mão ou ninguém consiga bater a sequência de um jogador antes que o seu turno chegue de novo.
No final de tantas rondas como o número de jogadores, vencerá quem tiver mais pontos!
Como se joga:
⇒ Setup
Ronda
Uma ronda joga-se no sentido do ponteiro do relógio. Há tantas rondas como o número de jogadores. Começa o jogador que tenha a carta 1/2 na mão, que recebe o marcador de jogador inicial.
Antes de começar os jogadores retiram do jogo (no caso de ser necessário) algumas cartas em função do número de jogadores (indicado nas regras).
Cada jogador recebe também uma ficha de carro que deve manter à sua frente com a inscrição Scout & Play voltada para baixo. Distribui-se todo o baralho pelos jogadores. No final todos terão o mesmo número de cartas.
Depois de cada um ter o mesmo número de cartas na mão, os jogadores não as podem mais reorganizar. A posição das cartas mantem-se inalterada até ao fim da ronda, no entanto, antes de começar, todos os jogadores têm a oportunidade de girar a sua mão em 180 graus para usarem os números da extremidade oposta.
Imagem Gen X Games
⇒ Desenvolvimento
Na sua vez, o jogador ativo pode:
a) Jogar uma ou mais cartas da sua mão para a mesa;
b) Recolher uma carta jogada para a mesa por um jogador anterior a si;
c) Combinar as duas ações anterior, tirar carta e jogar cartas.
A) Se optar pela ação de jogar carta, o jogador tem de jogar uma ou mais cartas para a mesa, no caso de não haver cartas ainda jogadas por outro jogador. No caso de já haver cartas na mesa, a sua jogada terá de ser superior.
Se optar por jogar mais que uma carta ao mesmo tempo, estas têm de estar todas juntas no baralho, ou seja, não se podem jogar cartas que não estejam lado a lado na mão de cartas do jogador.
Para vencer uma carta, o jogador tem sempre de jogar uma carta de valor superior ou uma combinação de cartas, que podem ser sequências numéricas ou cartas com o mesmo número.
Uma sequência numérica só pode ser vencida por outra sequência superior, por exemplo: 1 e 2 pode ser batido por 2 e 3, por 3 e 4 e assim sucessivamente; qualquer sequência de duas cartas é sempre batida por um par de cartas do mesmo número, por exemplo: um 9 e um 10 é batido por par de uns, ou um par de dois e assim sucessivamente ou por uma sequência com mais cartas.
Um par de números iguais é batido por um par de números superior, por exemplo: um par de uns é batido por um par de dois ou por um par de três e assim sucessivamente; um par também é batido por uma sequência de três cartas ou por um trio. Uma sequência de três cartas é batida por uma sequência superior ou por um trio.
A ordem de grandeza vai sempre crescendo desta forma.
B) Se optar por recolher carta da mesa, o jogador tem de dar 1 ficha de 1 ponto da reserva ao dono das cartas jogadas na mesa, e de seguida pode recolher uma carta da extremidade do set de cartas jogado. Por exemplo: se o jogador A tiver jogado uma sequência 1/2/3; o jogador B pode optar por recolher cartas, mas só pode escolher entre a carta 1 ou a carta 3. Obviamente que se só existir 1 ou duas cartas esta situação não se coloca.
Quando se recolhe uma carta para a mão, decide-se livremente a posição onde se vai colocar essa carta e também qual a extremidade que nos interessa mais, ou seja, há sempre a possibilidade de usar um dos dois números que cada carta apresenta, em função da nossa necessidade de formar sequências ou conjuntos de cartas iguais no nosso baralho, para mais tarde ter combinações poderosas que vençam as cartas jogadas pelos nossos adversários.
Imagem Gen X Games
C) No decurso de uma ronda, cada jogador tem uma oportunidade de combinar as duas opções anteriores, ou seja, recolher e jogar cartas. Para isso, assinala a sua intenção voltando a ficha de carro antigo, que recebe no início da partida, para o lado Scout & Play e realiza a ação de recolher uma carta, obedecendo às regras enunciadas anteriormente. De seguida joga cartas que irão vencer as cartas que estão na mesa (agora enfraquecidas por ter recolhido uma para si).
Na eventualidade de ter recolhido a última carta que estava sobre a mesa, o jogador joga uma ou mais cartas como se fosse o jogador inicial, não tendo de bater nenhuma carta/cartas.
Imagem Gen X Games
⇒ Fim do jogo
Uma ronda pode terminar de duas formas:
1. Um jogador fica sem cartas na mão, ou
2. As cartas de um jogador não são batidas por ninguém antes do turno voltar a ser dele.
Quando uma das condições anteriores acontece faz-se a pontuação dessa ronda e recebem-se os respetivos pontos de vitória (podem ser negativos e nesse caso viram-se as fichas para o lado oposto).
A pontuação de um jogador é composta pelo número de cartas que ele ganhou mais as fichas de pontos que ganhou por outros jogadores terem recolhido as suas cartas jogadas. A esse valor subtrai-se o número de cartas que não foram jogadas e permaneceram na sua mão.
O jogo termina após tantas rondas quantos os jogadores.
Imagem Gen X Games
Avaliação:
Scout é um daqueles jogos que tem tudo o que é preciso dentro de uma caixa pouco maior que uma caixa de fósforos.
A edição que experimentei é a verão multi-idioma da Gen X Games que tem regras em inglês e espanhol.
O material é de boa qualidade, apesar de não ser mais do que um pack de cartas e algumas fichas de cartão grosso. Para os puristas é possível arranjar um organizador de caixa para impressora 3d que parece muito prático.
As regras do jogo são muito simples e com muita facilidade se começa a jogar uma partida. O número ideal para uma partida de Scout são os 4 jogadores. A sua simplicidade permite encadear várias partidas seguidas, e com o tempo, o jogo vai “escalando” e vai-se revelando com as suas cativantes subtilezas.
Scout dá-nos muitas opções quando toca a escolher uma carta da mesa, e a escolha do timing para usar o poder do Scout & Play, outro elemento diferenciador desta pequena maravilha de pequena dimensão. As opções estratégicas vão-se revelando à medida que as partidas se vão acumulando no histórico, e para mim, isso é excelente!
Scout é rápido, fácil de aprender, cativante e divertido! Para mim tem tudo para se tornar num dos meus jogos recomendados para apresentar nos encontros de jogos de tabuleiro que vou dinamizando através do Grupo de Boardgamers de Aveiro (GBA) com novatos, grupos intergeracionais e amigos.
Se tiverem oportunidade não deixem de experimentar e tirar as vossas próprias conclusões.
Ligações:
Site da Gen X Games → AQUI
Ficha BGG → AQUI