Post original: https://www.boardseyeview.net/post/oltr%C3%A9%C3%A9
Em
Oltréé, do Studio H, os 2-4 jogadores são Guardiões trabalhando juntos para proteger um reino de fantasia medieval de uma série de ameaças existenciais. É um jogo totalmente cooperativo, fácil de jogar e acessível, onde você experimentará uma história que avança no enredo, mas também atua como um cronômetro do jogo.
O jogo é jogado em um tabuleiro dividido em oito seções. Cada jogador escolhe um dos oito personagens. Estes diferem principalmente na profissão em que se especializam (receberão um dado extra ao rolar um teste nessa profissão) e na habilidade especial que possuem. Observe que as habilidades especiais geralmente só podem ser invocadas quando seu guardião está com a saúde total. Os jogadores podem realizar duas ações diferentes em seu turno, incluindo movimento, lidar com um incidente ou problema em seu local, coletar um recurso ou gastar recursos para adicionar uma construção ou fortificação.

No início do turno de cada jogador, eles lançam o dado de adversidade personalizado de seis lados que determina a distância ao longo de uma trilha onde o 'marcador de adversidade' é movido (0,1,1,1,1,2). Quando parar no local da carta de Incidente, uma carta de Incidente é colocada no local mostrado em um dado de oito lados. O jogo começa com três cartas de Incidente em cada local, e quando o número de cartas em um local chega a quatro, é considerado perigoso e os jogadores perderão prestígio para cada local perigoso sempre que o marcador de adversidade cair no local da carta de Incidente. Se o prestígio cair a zero, o jogo termina e os guardiões perdem. Isso significa que os jogadores necessariamente estarão combatendo problemas ao longo do jogo: viajando para locais e lidando com os incidentes. Às vezes, as cartas de incidente oferecem uma escolha binária - portanto, as cartas precisam ser lidas por outro jogador - e às vezes exigem o pagamento de um recurso específico, mas na maioria das vezes a resolução envolve um teste de profissão. Você sempre jogará pelo menos um dado para determinar o sucesso ou falha, mas se o teste corresponder à sua profissão, você jogará um segundo dado. Mais dados podem ser adicionados à medida que os jogadores coletam recursos e os usam para erguer construções. O dado de profissão personalizado de seis lados tem 50% de chance de sucesso, mas um dos lados com um ícone de sucesso está condicionado à perda de um ponto de vida do guardião. O sucesso geralmente oferece uma recompensa e a falha às vezes pode impor uma penalidade, mas, independentemente do resultado, a carta de Incidente será removida assim que for testada.

Além das cartas de Incidentes, as cartas de Problemas também vão para vários pontos do tabuleiro. Essas cartas impedem os guardiões de usar esses locais; por exemplo, para coletar recursos ou regenerar a saúde. Para remover uma carta de Problema, geralmente são necessários testes de profissão bem-sucedidos ou o pagamento de recursos específicos. Como as cartas geralmente bloqueiam o acesso aos recursos, ela introduz um elemento de otimização de quebra-cabeça no jogo.
Depois, há cartas de Evento que impõem um efeito imediato único ou um efeito que persiste até que a próxima carta de Evento seja comprada...
No coração de cada partida está a Crônica. Este é um baralho de 10 cartas que contam uma história em desenvolvimento. Sem revelar nenhum spoiler, você pode esperar que a história aumente constantemente a dificuldade para os guardiões antes de chegar à conclusão do jogo no capítulo final. Isso provavelmente envolverá um teste muito desafiador que provavelmente só poderá ser passado se você tiver sucesso em lidar com um bom número de problemas. Os jogos podem terminar em Vitória Menor, Vitória Maior ou Derrota...

O design do jogo de Antoine Bauza e John Grümph incorpora cinco Crônicas, além de uma breve Crônica introdutória que os jogadores são encorajados a usar como um jogo de aprendizado. Você pode definir o nível de dificuldade como fácil, médio ou difícil, o que será refletido na preparação de uma partida, para que você possa tentar repetir uma Crônica em um nível de dificuldade diferente. Haverá menos surpresas em uma Crônica repetida, mas o mesmo vale para muitos títulos em que o jogo repetido significa que os jogadores estão cada vez mais familiarizados com as cartas e com as reviravoltas de um jogo. Mas se o número finito de Crônicas o preocupa, não tema, porque a Studio H já tem expansões em andamento, oferecendo mais Crônicas para seus guardiões enfrentarem e um ou dois outros ajustes...
A Studio H fez um ótimo trabalho com a produção de
Oltréé. Graças à arte de Vincent Dutrait, ficou ótimo, com um tabuleiro atraente e cartas de Incidentes com versos que apresentam dicas de silhueta do que a carta está escondendo. Existem recursos de madeira impressos e as cartas são de boa qualidade. Os guardiões são representados com um meeple impresso mostrando o ranger montado em seu corcel, e é uma marca do cuidado e atenção que foi colocado na produção deste jogo que eles não são apenas o mesmo meeple reproduzido em oito cores diferentes; todos os oito meeples são únicos.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.