...Se você for do tipo que detesta futebol, mas se você curte futebol, então vale a pena tê-lo! Futegame é um jogo de cartas relativamente simples e que foi publicado pela Estrela, isso, já dentro dessa nova linha de jogos que a empresa lançou. Além das cartas, o jogo é composto por uns marcadores de papel cartão que representam bolinhas e um manual de regras (no meu caso, optei substitui as bolinhas de cartão por marcadores de madeira, pois achei que ficaram bem melhores e mais simples).
Futegame é um jogo de comparação de valores sem maiores complicações, no entanto, diferente dos jogos deste gênero, onde o maior valor vence ou de alguma forma, os valores são retirados ou somados, nele, é a igualdade dos valores que acaba interferindo na comparação e isto é algo bem interessante, e de certa maneira, raramente usual em jogos do tipo confronto comparativo.
Senti nele, uma leve pegada daqueles Super Trunfos, isso quanto aos confrontos entre as cartas, pois as comparações dos valores ocorrem às cegas em disputas que variam no uso de três contra três ou quatro contra quatro cartas na mesa de jogo. Esse critério da variação no uso das cartas, é determinado pelas cores dos minutos em que o jogo se encontra e esses minutos determinam o turno ou a rodada do jogo. Porém, essa comparação com o Trunfo acaba por aí mesmo e serve apenas como ingrediente nostálgico!
Curioso no jogo é que nem sempre fazer as maiores pontuações, logo de cara, pode ser algo legal, pois, pode lhe privar de obter mais cartas do deck de compra e isso foi algo que me chamou a atenção, o fato do menos as vezes ser mais, já que pegar cartas, está condicionado a quantidade de pontos que o jogador consegue fazer nas comparações.
Outro ponto que me chamou a atenção foi o fato do clima poder ir sofrendo mudanças no decorrer da partida, tipo, começarmos a partida com chuva e essa chuva, dar lugar a um sol ou ventos e isso ir interferindo em algumas cartas. Ou, você topar com um apoio ou protesto de sua torcida e necessitar pontuar ou não, para se beneficiar de algum bônus. Essas situações no jogo deu um toque criativo a mais porque realmente, traz um lado imaginativo de algo extracampo que de certa forma acontece no futebol.
Depois que você entende a proposta do jogo, é que você consegue perceber a quantidade de similaridade com essa realidade que o futebol possui, pois nele, você vai encontrar aquele arbitro malicioso, as próprias situações extracampo, participação da torcida, etc. Tudo de maneira bem direta e divertida, com uma arte que tem tudo a ver com o jogo.
Ele é um jogo para se divertir com esse tema (sem maiores cobranças), pois dar para jogar de boa com quem curte futebol, tipo, entre amigos e a família, etc. Inclusive, podendo rolar até um blefe na mesa na hora de baixar as cartas e buscar confundir o outro jogador. Já Jogá-lo no modo para 4 pessoas é muito tenso. Pois, são duas partidas distintas num jogo cruzado na mesa, assim, fica aqui o alerta, as vezes pode dar treta a ponto de algum jogador abandonar a partida (ocorreu durante as jogatinas), principalmente se ele for muito fanático por futebol. Então cautela com seus amigos!
Nesse modo para quatro pessoas, observei outra coisa muito curiosa do joguinho, o fato das duas partidas distintas comprarem cartas de um único deck. Admito que é algo que eu ainda não tinha visto em jogos, não sei se seria uma novidade, mas para mim foi! Há também, dependendo da competição que você disputa, a possibilidade do descarte de cartas, mesmo em partidas diferentes influenciar nos jogos, lembrando um pouco, mas de maneira própria, o Sushi-GO na transição de cartas.
A medida que o final do tempo de jogo vai chegando ele fica de certa maneira bem mais estratégico, principalmente no modo jogo rápido, pois qualquer gol sofrido nesse modo é quase que fatal para a definição do resultado. No modo jogo rápido, o número de gols é bem limitado, sendo comuns resultados muito apertados. Já no modo jogo longo, há mais possibilidade de surgirem goleadas, viradas e placares mais elásticos. Quanto as cartas de Auxiliares Técnicos, vi que nem sempre são tão auxiliadoras e realmente devem ser usadas no momento que o jogador achar que vale a pena usar, pois existem efeitos que podem atrapalhar o próprio técnico (tipo fogo amigo).
No mais, é jogá-lo de boa pensando em se divertir, principalmente nesse clima de Copa do Mundo. Para mim, valeu a compra! Porque gosto de futebol e também pelo que o jogo propõe, já que até aqui, achei ele o mais fiel ao tema, entre os que possuo. Além do mais, tem um bom custo beneficio!
DICA
(1) - Substitua os marcadores de papel cartão por marcadores plásticos ou de madeira.
(2) - Colocar Sleeve melhora muito as cartas. Então para jogar, esse foi o tipo que melhor serviu; CHIMERA 57,5 x 89 mm.
FALHA NOSSA!
O que achei sobre alguns pontos;
(1) - Não existir outras equipes, pois acho que seria legal outras seleções, nem que seja em kits de complemento. Então fica a dica para o autor ou a editora!
(2) - O jogo não ter uma versão de clubes, pois somos um país com futebol o ano inteiro.
(3) - Melhorar o manual com a inclusão de exemplos, pois achei ele raso e deixa muito a cargo da interpretação do jogador (os videos que circulam na internet ajudam mais!).
(4) - A editora entender que um jogo de cartas é um jogo de cartas (Baralho). A espessura e o tamanho das cartas fugiu do padrão habitual e isto ficou devendo. Além do mais, a caixa não precisava ser tão grande para um jogo de cartas (Baralho é baralho). Nisso a editora precisa evoluir e se adequar a modernidade (Estrela foi malvada, destacar carta é fo..). Uma caixa menor dar mais praticidade para levar o jogo é só pensar, afinal os fãs de futebol merecem!