Olha, não sou nenhum parâmetro para Root não, mas vivo no fórum do jogo lá na BGG e é a primeira vez que escuto essa queixa. E acredito que a Aliança continua sendo a única facção das 10 lançadas até hoje a ser oficialmente modificada para ficar menos forte? Fora ela, de modificação substancial acho que tivemos só os Lagartos Cultistas, mas por razões opostas. Mas, de novo, não sou parâmetro e só adquiri o Root esse ano.
Acho que para você ter um feedback de qualidade, seria interessante antes discutir qual o estilo de jogo e estratégia típicos de quem tem jogado com a Aliança no seu grupo, não?
Na nossa opinião aqui, essa modificação ferraria o jogo. Mas a nossa abordagem com a Aliança é diferente da que temos com as demais facções, principalmente com as consideradas "militares", com muita presença. O jogo da Aliança sempre é de poucos pontos no início, com potencial para turnos altos no meio para o fim do jogo e alto poder de criação de cartas, fora o poder disruptivo das Revoltas.
Estilos de jogo que dificilmente casam com a Aliança:
- Achar que pode policiar ou guerrear como Marqueses, Dinastia, etc. Guerreiros da aliança deveriam focar em proteger suas bases primeiro, por força ou dissuasão, e depois em Organizar para espalhar simpatia quando ou se a Lei Marcial desacelerar muito sua máquina de simpatia. Policiar a mesa e guerrear com outros, não.
- Achar que convém colocar todas as bases na mesa. Na maioria das vezes, basta uma bem feita;
- Achar que convém ter muitos Oficiais. Mais de 4 eu já acho um exagero;
- Esquecer da ação Organizar, já mencionada
À exceção da questão de ficar dando ponto de graça para os outros, a Aliança não liga muito para a retirada dos tokens, não. Ela pontua
baixando tokens, não mantendo eles no mapa – diferentemente das Rapinas, do Ducado, etc. Nisso é meio parecida com os Marqueses: se a cadeia de suprimento de madeira está firme, os gatos não ligam muito para construções sendo removidas porque pontuam na verdade é
baixando construções.
Considerando isso, Ultraje nem é tanto assim uma "compensação". É mais lenha para a fogueira. O calcanhar de Aquiles da Aliança é a remoção de bases, porque a remoção detona o baralho de Apoiadores dela.
Acho que o meu comentário vai ser meio insatisfatório pra vc, meio que tangente. Foi mal! Mas é que a alteração sugerida realmente surpreendeu.
Edit: Além das discussões no BGG, recomendo muito o podcast da
Woodland War Machine. O Cole Wehrle, designer do Root, já participou um punhado de vezes! Tem episódio de tudo, inclusive um com o próprio Cole comentando a abordagem que ele sugere ou que tinha em mente para cada uma das facções do jogo base (#21, acho). Episódios específicos sobre a Aliança sei de mais dois, o #08 com uma análise da facção e discussão de estratégias, e o #27, que é um guia de como enfrentar a Aliança.
Recomendo.