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  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Root
  4. House Rule – Ultraje

House Rule – Ultraje

Root
  • avatar
    dhiego30/11/22 10:08
    avatar
    dhiego
    30/11/22 10:08
    62 mensagens MD

    Fala pessoal, blz?

    Não sou um jogador experiente. Jogo board games há pouco mais de 6 meses e tenho umas 2 dúzias de partidas no Root. Mas já entendo que quando se trata de house rules precisamos tomar um certo cuidado para não desbalancear o jogo.

    Uma "reclamação" vem se repetindo aqui no grupo há algumas semanas: a facilidade de eliminar ao token da Aliança sem ter a carta para pagar o Ultraje. Nesse caso, o jogador da Aliança deve simplesmente comprar uma carta do baralho. (8.2.6)

    O grupo entende que isso sai muito barato para o atacante e muito caro (e chato), para a Aliança. Então, estamos pensando em experimentar a seguinte regra:

    “O jogador atacante só poderá eliminar o token da Aliança se tiver uma carta correspondente (ou de pássaro), para pagar o Ultraje.”

    Entendo que isso também poderia desequilibrar o jogo, por isso vamos experimentar pra ver.

    Mas, o que acham? Será que vai dar certo?

    Falando nisso… vocês usam alguma house rule no Root?

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  • marioho
    152 mensagens MD
    avatar
    marioho30/11/22 11:01
    marioho » 30/11/22 11:01

    Olha, não sou nenhum parâmetro para Root não, mas vivo no fórum do jogo lá na BGG e é a primeira vez que escuto essa queixa. E acredito que a Aliança continua sendo a única facção das 10 lançadas até hoje a ser oficialmente modificada para ficar menos forte? Fora ela, de modificação substancial acho que tivemos só os Lagartos Cultistas, mas por razões opostas. Mas, de novo, não sou parâmetro e só adquiri o Root esse ano.

    Acho que para você ter um feedback de qualidade, seria interessante antes discutir qual o estilo de jogo e estratégia típicos de quem tem jogado com a Aliança no seu grupo, não?

    Na nossa opinião aqui, essa modificação ferraria o jogo. Mas a nossa abordagem com a Aliança é diferente da que temos com as demais facções, principalmente com as consideradas "militares", com muita presença. O jogo da Aliança sempre é de poucos pontos no início, com potencial para turnos altos no meio para o fim do jogo e alto poder de criação de cartas, fora o poder disruptivo das Revoltas.

    Estilos de jogo que dificilmente casam com a Aliança:

    • Achar que pode policiar ou guerrear como Marqueses, Dinastia, etc. Guerreiros da aliança deveriam focar em proteger suas bases primeiro, por força ou dissuasão, e depois em Organizar para espalhar simpatia quando ou se a Lei Marcial desacelerar muito sua máquina de simpatia. Policiar a mesa e guerrear com outros, não.
    • Achar que convém colocar todas as bases na mesa. Na maioria das vezes, basta uma bem feita;
    • Achar que convém ter muitos Oficiais. Mais de 4 eu já acho um exagero;
    • Esquecer da ação Organizar, já mencionada


    À exceção da questão de ficar dando ponto de graça para os outros, a Aliança não liga muito para a retirada dos tokens, não. Ela pontua baixando tokens, não mantendo eles no mapa – diferentemente das Rapinas, do Ducado, etc. Nisso é meio parecida com os Marqueses: se a cadeia de suprimento de madeira está firme, os gatos não ligam muito para construções sendo removidas porque pontuam na verdade é baixando construções.
    Considerando isso, Ultraje nem é tanto assim uma "compensação". É mais lenha para a fogueira. O calcanhar de Aquiles da Aliança é a remoção de bases, porque a remoção detona o baralho de Apoiadores dela.

    Acho que o meu comentário vai ser meio insatisfatório pra vc, meio que tangente. Foi mal! Mas é que a alteração sugerida realmente surpreendeu.

    Edit: Além das discussões no BGG, recomendo muito o podcast da Woodland War Machine. O Cole Wehrle, designer do Root, já participou um punhado de vezes! Tem episódio de tudo, inclusive um com o próprio Cole comentando a abordagem que ele sugere ou que tinha em mente para cada uma das facções do jogo base (#21, acho). Episódios específicos sobre a Aliança sei de mais dois, o #08 com uma análise da facção e discussão de estratégias, e o #27, que é um guia de como enfrentar a Aliança.

    Recomendo.

    5
  • AMVinicius
    264 mensagens MD
    avatar
    AMVinicius30/11/22 11:05
    AMVinicius » 30/11/22 11:05


    dhiego::
    O grupo entende que isso sai muito barato para o atacante e muito caro (e chato), para a Aliança. 


    Root depende muito da mentalidade do grupo. O que mais escuto quando jogo, por exemplo, é que a Aliança da Floresta é forte demais :D
    Não acho que seja muito barato para o Atacante e caro pra Aliança por 2 motivos:

    - A Aliança pontua toda vez que distribui simpatia, então devolver o token já lhe rendeu uma carta de apoiador e a possibilidade de pontuar por aquela simpatia mais barata do que seria a próxima (provavelmente);
    - Quando o atacante não tem a carta do naipe da clareira ou uma de pássaro, ele precisa revelar a mão para Aliança. Com essa informação a Aliança já consegue antecipar emboscadas, ter uma ideia de que cartas o atacante está querendo criar e ainda utilizar essa informação como moeda de barganha com outras facções inimigas.

    Basta quem tiver jogando com a Aliança ter mais maldade pra explorar essas vantagens do Ultraje :)

    4
  • dhiego
    62 mensagens MD
    avatar
    dhiego30/11/22 11:11
    dhiego » 30/11/22 11:11

    marioho::Olha, não sou nenhum parâmetro para Root não, mas vivo no fórum do jogo lá na BGG e é a primeira vez que escuto essa queixa. E acredito que a Aliança continua sendo a única facção das 10 lançadas até hoje a ser oficialmente modificada para ficar menos forte? Fora ela, de modificação substancial acho que tivemos só os Lagartos Cultistas, mas por razões opostas. Mas, de novo, não sou parâmetro e só adquiri o Root esse ano.

    Acho que para você ter um feedback de qualidade, seria interessante antes discutir qual o estilo de jogo e estratégia típicos de quem tem jogado com a Aliança no seu grupo, não?

    Na nossa opinião aqui, essa modificação ferraria o jogo. Mas a nossa abordagem com a Aliança é diferente da que temos com as demais facções, principalmente com as consideradas "militares", com muita presença. O jogo da Aliança sempre é de poucos pontos no início, com potencial para turnos altos no meio para o fim do jogo e alto poder de criação de cartas, fora o poder disruptivo das Revoltas.

    Estilos de jogo que dificilmente casam com a Aliança:

    • Achar que pode policiar ou guerrear como Marqueses, Dinastia, etc. Guerreiros da aliança deveriam focar em proteger suas bases primeiro, por força ou dissuasão, e depois em Organizar para espalhar simpatia quando ou se a Lei Marcial desacelerar muito sua máquina de simpatia. Policiar a mesa e guerrear com outros, não.
    • Achar que convém colocar todas as bases na mesa. Na maioria das vezes, basta uma bem feita;
    • Achar que convém ter muitos Oficiais. Mais de 4 eu já acho um exagero;
    • Esquecer da ação Organizar, já mencionada


    À exceção da questão de ficar dando ponto de graça para os outros, a Aliança não liga muito para a retirada dos tokens, não. Ela pontua baixando tokens, não mantendo eles no mapa – diferentemente das Rapinas, do Ducado, etc. Nisso é meio parecida com os Marqueses: se a cadeia de suprimento de madeira está firme, os gatos não ligam muito para construções sendo removidas porque pontuam na verdade é baixando construções.
    Considerando isso, Ultraje nem é tanto assim uma "compensação". É mais lenha para a fogueira. O calcanhar de Aquiles da Aliança é a remoção de bases, porque a remoção detona o baralho de Apoiadores dela.

    Acho que o meu comentário vai ser meio insatisfatório pra vc, meio que tangente. Foi mal! Mas é que a alteração sugerida realmente surpreendeu.

    Edit: Além das discussões no BGG, recomendo muito o podcast da Woodland War Machine. O Cole Wehrle, designer do Root, já participou um punhado de vezes! Tem episódio de tudo, inclusive um com o próprio Cole comentando a abordagem que ele sugere ou que tinha em mente para cada uma das facções do jogo base (#21, acho). Episódios específicos sobre a Aliança sei de mais dois, o #08 com uma análise da facção e discussão de estratégias, e o #27, que é um guia de como enfrentar a Aliança.

    Recomendo.


    Com certeza não foi um comentário insatisfatório. :D Obrigado por opinar no tópico.
    Aqui nós escolhemos as facções de cada jogador de forma aleatória. Aí cada um tem uma estratégia diferente.
    Vou ouvir o podcast!

    1
  • marioho
    152 mensagens MD
    avatar
    marioho30/11/22 11:14
    marioho » 30/11/22 11:14

    AMVinicius::Basta quem tiver jogando com a Aliança ter mais maldade pra explorar essas vantagens do Ultraje :)

    Pois é, por isso que propus a tangente de discutir o approach do grupo do OP. Vai que nisso a gente vê até uma regra sendo mal interpretada, tipo limite do baralho de apoiadores?
    É como disse, Ultraje não me parece "prêmio de consolação" da Aliança. Não é indenização, não é compensação. É um baita bônus, e algo que ta aí apontando os jogadores para o estilo de jogo que casa melhor com a facção.
    Aliança é insurgente, se bobear a facção insurgente por excelência do jogo – mais até que os Corvos. E costuma ser fortíssima.

    1
  • AMVinicius
    264 mensagens MD
    avatar
    AMVinicius30/11/22 11:16
    AMVinicius » 30/11/22 11:16

    marioho::
    AMVinicius::Basta quem tiver jogando com a Aliança ter mais maldade pra explorar essas vantagens do Ultraje :)

    Pois é, por isso que propus a tangente de discutir o approach do grupo do OP. Vai que nisso a gente vê até uma regra sendo mal interpretada, tipo limite do baralho de apoiadores?
    É como disse, Ultraje não me parece "prêmio de consolação" da Aliança. Não é indenização, não é compensação. É um baita bônus, e algo que ta aí apontando os jogadores para o estilo de jogo que casa melhor com a facção.
    Aliança é insurgente, se bobear a facção insurgente por excelência do jogo – mais até que os Corvos. E costuma ser fortíssima.

    Concordo totalmente! Inclusive a minha estratégia pessoal quando jogo contra a Aliança é justamente tentar ignorar as simpatias dela. Sem o fluxo de apoiadores pelo Ultraje, fica difícil a facção progredir em potencial durante a partida.

    2
  • dhiego
    62 mensagens MD
    avatar
    dhiego30/11/22 11:19
    dhiego » 30/11/22 11:19

    AMVinicius::
    dhiego::
    O grupo entende que isso sai muito barato para o atacante e muito caro (e chato), para a Aliança. 


    Root depende muito da mentalidade do grupo. O que mais escuto quando jogo, por exemplo, é que a Aliança da Floresta é forte demais :D
    Não acho que seja muito barato para o Atacante e caro pra Aliança por 2 motivos:

    - A Aliança pontua toda vez que distribui simpatia, então devolver o token já lhe rendeu uma carta de apoiador e a possibilidade de pontuar por aquela simpatia mais barata do que seria a próxima (provavelmente);
    - Quando o atacante não tem a carta do naipe da clareira ou uma de pássaro, ele precisa revelar a mão para Aliança. Com essa informação a Aliança já consegue antecipar emboscadas, ter uma ideia de que cartas o atacante está querendo criar e ainda utilizar essa informação como moeda de barganha com outras facções inimigas.

    Basta quem tiver jogando com a Aliança ter mais maldade pra explorar essas vantagens do Ultraje :)

    Eu acho que me expressei mal quando falei "grupo". Na verdade, seria a opinião de alguns do grupo. Nas vezes que joguei com a Aliança não tive dificuldade com isso, inclusive já ganhei com ela. 8-)
    Essa questão de ver as cartas do outro e poder prever possíveis emboscadas é interessante. Aqui vejo que o pessoal "erra" muito quando o outro jogador diz que não tem a carta, mas não mostra a mão. O O jogador da Aliança simplesmente acredita, na confiança. Mas nesse caso, claramente a Aliança tá deixando de lado uma grande vantagem de poder ver a mão do outro jogador. Talvez esse seja um dos pontos que leva alguns a acharem que comprar uma carta do baralho "é muito barato" e desequilibrando o jogo.

    2
  • marioho
    152 mensagens MD
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    marioho30/11/22 11:26
    marioho » 30/11/22 11:26

    dhiego, que bom que teve serventia haha!

    Continuando, uma das formas de se conter a Aliança é tornando cara a distribuição de simpatia pela Lei Marcial. Aí é literalmente contenção mesmo: a mesa entender que tem que deixar as clareiras ao redor da Aliança bem municiadas de guerreiros para gatilhar a Lei Marcial lá. A remoção de tokens de simpatia é (ou deveria ser) mais lero lero, porque a Aliança não só vai continuar pontuando (próxima Simpatia dela vai ser tão barata quanto ou talvez até mais que a última que baixou), como ainda tem mais carta no baralho de Apoiadores. 

    Haha é "ultraje", não é "desmantelamento". Ultraje alimenta revolta, né? O nome que o Cole deu não é à toa.

    Isso de ver a mão também não dá para ignorar. E, taí, belo exemplo de regra sendo mal aplicada. Informação vale ouro nesse jogo! Root é jogo de Guerra, poxa! Se eu sou Aliança e o trouxa que vem me importunar não tem carta correspondente à clareira, melhor ainda! "Me mostra" e saio feliz. Às vezes até esqueço de olhar que que comprei e pus nos Apoiadores, de tão carnuda que é essa coisa de ver a mão dos outros haha

    1
  • Djow_
    2101 mensagens MD
    avatar
    Djow_30/11/22 11:27
    Djow_ » 30/11/22 11:27

    Estranho, nunca tivemos essa percepção aqui. Não sugiro house rules.

    4
  • dhiego
    62 mensagens MD
    avatar
    dhiego30/11/22 11:28
    dhiego » 30/11/22 11:28

    marioho::
    AMVinicius::Basta quem tiver jogando com a Aliança ter mais maldade pra explorar essas vantagens do Ultraje :)

    Pois é, por isso que propus a tangente de discutir o approach do grupo do OP. Vai que nisso a gente vê até uma regra sendo mal interpretada, tipo limite do baralho de apoiadores?
    É como disse, Ultraje não me parece "prêmio de consolação" da Aliança. Não é indenização, não é compensação. É um baita bônus, e algo que ta aí apontando os jogadores para o estilo de jogo que casa melhor com a facção.
    Aliança é insurgente, se bobear a facção insurgente por excelência do jogo – mais até que os Corvos. E costuma ser fortíssima.

    Acho que é bem isso que está acontecendo mesmo, @marioho.
    Como citei na resposta ao @AMVinicius, esses jogadores do meu grupo não costumam ver a mão do outro jogador quando ele diz que não tem a carta. Além disso, realmente parece faltar um pouco de exploração no Ultraje por parte desses jogadores.

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