Salvem corredores de plantão ou projetos de piloto, larguem seus dadinhos coloridos de 30 lados e seus câmbios bonitinhos e mergulhem mais uma vez num SIMULADOR DE FORMULA 1 DE VERDADE!
Mais uma vez nosso Euro mega-hiper-ultra-pica-das-galáxias pesado (R)ACE! FORMULA 90 pega mesa com meu amigo warrior e mostrar porque é de longe o boardgame com melhor experiência de simulação do momento.
Chuva, garoa, sol, saídas de pista, batidas, SAFETY CAR e uma ENXURRADA de emoções permearam a estréia do protótipo da pista de INTERLAGOS neste final de semana, tudo para tentar dar aos fãs do RF90 uma pista que proporcione o máximo de simulação (guardadas as devidas proporções, é claro). Cada curva, cada trajetória, cada Track Card foi testada - e retestada - para tirar INTERLAGOS da TV e botar em cima da sua mesa!
Luzes vermelhas se apagam! 1, 2, 3, 4, 5 LARGARAM!
















CONCLUSÃO
Que corrida interessante! Fizemos a coisa que provavelmente 99% dos fãs do RF90 detestam fazer: Brincar com o tempo. Mas isso eu comento mais tarde, vamos falar sobre o que rolou "nos bastidores", ou seja, o que não está estampado aí em cima.
CORRIDA
Se tirarmos o elemento CHUVA desta corrida, tenho 101% de certeza que os SUPERFAST venceriam essa prova. Nem mesmo a entrada do SAFETY CAR nos salvaria de uma derrota, pois o líder SUPERFAST abriu 4 seções de distância para o 2º colocado (humano) nos 6 últimos turnos e isso com minha experiência só pode ser superado com TRACK CARDs ou com alguma estratégia de PONTA, duas coisas que o 2º colocado não tinha já que estava correndo com a aloprada estratégia LUCKY.
Eu cheguei em 3º mas não por causa da chuva e sim porque levei um AZAR MONUMENTAL (mais uma prova do quanto o RF90 pode simular situações reais de corrida), pois o Safety Car entrou na pista 1 turno antes de eu fazer meu último pit stop. Como eu já havia jogado meu turno quando ele entrou no circuito, não poderia fazer PIT STOP com ele na pista (uma situação semelhante a "pit fechado" [risos]), só poderia parar no turno seguinte. Só que no turno seguinte ele DEIXOU A PISTA já que era início de uma nova RACE STAGE.
Resumo: Todo mundo realinhou e quando a prova recomeçou eu tive que fazer meu pit, indo para em último lugar...
Eu achei que tivesse comido bola nessa regra mas é isso mesmo, uma combinação de fatores que só nosso amigo FELIPE MASSA consegue reproduzir com tamanha fidelidade numa prova.
A coisa que mais marcou a corrida foi o CHOVE NÃO MOLHA depois do 1º pit stop. Eu parei primeiro e mantive pneu de CHUVA pois estava sem cartas de chuva na mão. Meu amigo, tendo cartas de chuva em mãos não pensou duas vezes "vou ferrar com esse cara!" [risos]. Botou pneu INTERMEDIÁRIO e mudou o tempo. E assim foi por vários turnos com o peão do tempo "dançando" e trazendo CHUVA e GAROA para o circuito, exatamente como o povo adora assistir na TV.
Se para o expectador é divertido, para nós pilotos isso é um INFERNO mas como reza a regra, o objetivo é tirar vantagem tática disso e ambos tiramos. Nesse ponto eu levei muita sorte pois comprei muito mais cartas de chuva o que penalizou demais meu oponente - que ainda assim correu super bem sofrendo -1 de movimento durante vários turnos - pneu errado é uma desgraça!
Enquanto vocês leram esse parágrafo sobre chuva e garoa, os Robôs SUPERFAST já abriram "uma semana" de vantagem para nós já que eles não são penalizados. O que salvou nossa prova foram 2 eventos raros de ocorrerem numa corrida: Safety Car e chuva. Se não fosse eu ter mudado o tempo para SECO a poucas voltas do fim da corrida (obrigando todos os robôs a pararem) e logo em seguida ter voltado para GAROA (para não sermos penalizados), creio que JAMAIS teríamos "vencido" (eu praticamente fiz a vitória cair no colo do meu parceiro, vai) [HUHAUHAUA].
Ficou claro que vencer os SUPERFAST em interlagos é MUITO DIFÍCIL, fruto provavelmente do miolo da pista (do Laranjinha até a Junção), uma parte sem pontos de ultrapassagem que obriga os humanos a duelar contra penalidades muito altas sendo que os Robôs passam praticamente limpos nesse lugar. Normalmente os humanos perdem as corridas para os ROBÔS pela rivalidade (ficamos nos jogando bandeiras amarelas ou fazendo chover) e neste caso não foi diferente, o que permitiu aos Robôs abrirem uma eternidade à nossa frente.
Mas antes que alguém se assanhe em atirar pedras falando que isso é (ou pode ser) um desequilíbrio da pista, já vou logo avisando que BARCELONA (expansão #2) deve sofrer do mesmo mal.
INTERLAGOS 1.15
Eu já tinha feitos várias corridas SOLO (sem regras solo) em Interlagos até chegar nesta versão 1.15. Mudei algumas trajetórias de lugar até conseguir vencer os SUPERFAST, que estavam imbatíveis. É difícil fazer essa mudança pois eu não queria alterar as características da pista. Essas trajetórias não estão ali a toa, elas respeitam os locais de maior velocidade, maior tração, ondulações e abrasividades do asfalto, etc.
Deu certo, consegui vencê-los em 3 corridas seguidas (solo), o que decretou meu "fim de trabalho" em cima dessa pista, só precisava testar com 2 jogadores. Não foi um teste muito bom porque choveu, mas serviu para deixar claro que com chuva é preciso um pouco de SORTE para fazer os SUPERFAST bater bater os SUPERFAST.
A galera da fanpage deu uma ótima contribuição mas o mérito maior é do Stevan Correa, um brasileiro que criou a pista original e me autorizou a continuar os trabalhos. Meus agradecimentos a ele.
Devo disponibilizar INTERLAGOS 1.15 essa semana juntamente com as TRACK CARDs aqui na Ludopédia.