Pra quem gosta de ilhas paradisíacas REPLETAS DE VULCÕES, FURACÕES E TSUNAMIS, Tindaya é a escolha perfeita pra passar um tempo divertido e MUITO desafiador com seu grupo!
FICHA TÉCNICA Tindaya é um jogo de tabuleiro lançado no Brasil pela editora Mosaico Jogos, que pode ser jogado em grupos de 1 a 4 pessoas com idade mínima sugerida de 13 anos, e as partidas duram, em média 2 horas cada.
VISÃO GERAL e RESUMINHO DAS REGRAS
Em Tindaya, entramos na cultura Imazighen, do Norte da África, habitando as Ilhas Canárias, desenvolvendo agricultura e comércio, fazendo oferendas no monte sagrado Tindaya e tentando sobreviver à fúria dos deuses e dos terríveis conquistadores europeus!
Tindaya pode ser jogado tanto de forma cooperativa quanto competitiva. Em ambos os modos de jogo, o objetivo é sobreviver durante 3 Eras, cumprir missões e expulsar os conquistadores europeus das suas ilhas!
Cada rodada é dividida em 3 Fases:
Durante a Fase de Estratégia, os jogadores irão revelar as profecias das xamãs no monte Tindaya, que vão ajudar a saber quais catástrofes vão acontecer e onde vão acontecer no final da rodada. Essa fase é fundamental pros jogadores fazerem o planejamento de suas ações pra sobreviver à fúria dos deuses Acoran e Moneiba, enquanto desenvolvem seu povo e sua cultura. Nessa fase também são escolhidos os objetivos secretos de cada jogador se estiverem jogando no modo competitivo!
Então vem a Fase de Ação, que é onde o jogo de fato acontece! Na fase de ação, de forma alternada, cada jogador vai colocar um dos seus marcadores no tipo de ação que deseja fazer: explorar as ilhas, desenvolver uma atividade, produzir recursos, construir novos assentamentos, realizar oferendas… São MUITAS combinações possíveis, e por isso é importante planejar bem durante a Fase de Estratégia! Os jogadores realizam ações enquanto tiverem marcadores para gastar. Quando todos os marcadores acabarem, é a hora da verdade…
Fim de Era… Essa é a fase onde o jogo pega FOGO, e que vai determinar quem vive, quem sucumbe e se o jogo acaba ou não em Tindaya… E é aqui também que a complexidade do jogo se mostra muito bem amarrada e brilhante! No Fim de Era, seus rebanhos se reproduzem, gerando mais recursos pra vocês. É preciso alimentar seu povo, mas cuidado com a produção de alimento em excesso, porque os deuses detestam desperdício de comida e podem ficar ainda mais furiosos se vocês deixarem comida estragar… Ofereça abrigo pra garantir a sobrevivência de todo o seu povo e faça oferendas no vulcão para que as videntes ajudem no planejamento da próxima Era. E, por fim, faça com que TODAS as catástrofes se abatam sobre as ilhas de Tindaya, e tentem sobreviver à fúria dos deuses e à ganância dos homens…
E aí uma nova rodada de uma nova Era começa!
Ao final de 3 eras, vence quem:
tiver pelo menos 1 aldeão e 1 chefe vivos
controlar pelo menos 1 assentamento
expulsar os conquistadores da ilha
completar a missão do jogo
E parabéns!! Você sobreviveu a Tindaya!!
OPINIÃO
Tindaya é um jogo pra quem gosta de DESAFIO MESMO.
A gente já fez aqui review de vários outros jogos da MosaicoJogos que a gente sempre parabeniza por serem extremamente estratégicos, extremamente inteligentes, mas apesar disso, a maioria dos que a gente já trouxe - Invasores de Cítia, Carnegie, Terramara - são jogos razoavelmente simples, são jogos mais facilmente “administráveis”. Tindaya. Vai te botar. Na beira. Do teu assento. Suando frio!
Eu amei de paixão que o jogo traz muito elementos que permitem modular a dificuldade da partida, de modo que ele possa ser aproveitado por jogadores mais novatos e mais experientes de forma similar, mas ainda assim: sobreviver nas Ilhas Canárias no século 15, entre disputas de clãs, domar a natureza, agradar a deuses coléricos e lidar ainda com os terríveis invasores europeus não vai ser uma tarefa NADA fácil, nem pro jogador mais apaixonado por jogos tipo euro.
E isso é magnífico!! Porque assim como a gente precisa de jogos que ajudem a gente a apenas relaxar e rir, é preciso também os jogos que fazem a gente queimar os neurônios, precisar jogar mais de uma vez reanalisando as ações tomadas, pra então tentar melhorar na próxima partida, melhorar a forma como entendemos e usamos as regras, melhorar nossa compreensão e domínio das mecânicas que o jogo oferece, fazendo desenvolver esse senso de risco e recompensa que é uma habilidade ímpar de se cultivar e que os jogos de tabuleiro conseguem fazer a gente exercitar de forma fenomenal.
E nem preciso comentar como os componentes são LINDOS, não é?!
Não vá esperando sombra e água fresca não! Tindaya vai virar seu mundo de ponta cabeça, mas da melhor forma possível!
ASSISTA AO NOSSO REVIEW COMPLETO!
ENCERRAMENTO
A nossa conversa vai ficando por aqui, mas se você quer ver mais dicas curtinhas sobre jogos de tabuleiro, se inscreve no nosso canal do YouTube e segue o Pra Quem Gosta nas redes sociais!
Pra quem gosta de jogos, muitos desafios e muitos presentes dos deuses pra você! Pra quem não gosta… bom, fazer o que, né?