Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Oficina de Jogos
  3. A Volta ao Mundo em 80 Dias - ...
  4. Desenvolvendo um jogo sobre a Volta ao Mundo em 80 dias

Desenvolvendo um jogo sobre a Volta ao Mundo em 80 dias

A Volta ao Mundo em 80 Dias - A Grande Corrida!
  • Radiated
    244 mensagens MD
    avatar
    Radiated23/10/23 14:47
    Radiated » 23/10/23 14:47

    Boa tarde pessoal, eu aqui de novo para falar um pouco do desenvolvimento do meu jogo e de como está indo. E estou feliz em informar que está indo ok, gostaria de conseguir testar mais, mas mesmo assim estou progredindo. 

    Como já havia falado anteriormente a ideia seria criar personagens para deixar o jogo ainda mais assimétrico. Acho que sem eles as partidas iam ser muito iguais, mesmo com rotas distintas. Então essa é uma forma de varias mais as coisas e aumentar a interação entre os jogadores. Por enquanto já fiz seis desses personagens, mas a ideia é ter 12. Pois o local que faço a impressão imprime 20 cartas de pôquer por folha. Então vão ser 20 para as cartas de clima, e mais 4 para as cartas de descanso, então pensei em mais 4 para auxílio dos jogadores, sobrando 12.

    Na postagem abaixo já há 5 deles disponível. Logo que eu tiver os 12 feitos devo postar de novo e preparar os arquivos para os testes. Com certeza alguns vão estar quebrados e precisar serem balanceados. Mas a ideia é essa mesmo.

    Postagem no insta


    Bem gente, por hoje é isso, espero que achem interessante. E qualquer opinião é bem vinda. Logo que eu tiver com tudo atualizado no TTS vou disponibilizar a versão para testes. Assim qualquer pessoa vai poder abrir e ver, mesmo sem estar jogando comigo. 

    Tenham todos uma boa semana!

    1
  • Radiated
    244 mensagens MD
    avatar
    Radiated26/10/23 13:13
    Radiated » 26/10/23 13:13

    Boa tarde pessoal, eu aqui novamente para comentar sobre o desenvolvimento do meu jogo sobre a volta ao mundo. Como  eu havia comentado no post passado estava desenvolvendo os personagens que os jogadores poderão escolher no jogo, assim tornando o jogo ainda mais assimétrico. 

    A parte mais complicada dessa criação foi pensar nos efeitos, alguns eu já tinha imaginado há algum tempo, mas não tinha pensado em 12. Então foi um pouco demorado pensar nos efeitos, porém deu tudo certo e os 12 personagens foram criados. Agora só preciso testar para ver se algum está muito quebrado, ou muito fraco. Já era para eu ter informado isso antes, porém eu fiz as cartas no tamanho errado, então tive que voltar ao GIMP e refazer as coisas no tamanho correto. O que felizmente não demorou muito. 

    Na postagem do Instagram que postei anteriormente as imagens estão no tamanho incorretos, eu também alterei a fonte para facilitar a leitura, mas não vou postar novamente. Mas lá têm disponível todos os 12 personagens e suas habilidades. 

    Bem gente, por hoje é isso. Assim que eu tiver testado com os ajudantes eu digo como foi. 

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
    avatar
    Radiated03/11/23 08:41
    Radiated » 03/11/23 08:41

    Bom dia pessoal, eu aqui novamente para comentar como anda o desenvolvimento do meu jogo Volta ao mundo em 80 dias - A grande corrida! Fico feliz em ter uma atualização mais concreta hoje. Ontem conseguimos testar o jogo com os personagens, o que foi muito bom, pois já deu de ver coisas que precisam ser mudadas. Eu já sabia que a introdução de personagens ia quebrar muito o jogo e mostraria as principais falhas, e isso foi o que aconteceu, mas felizmente nem tudo foi negativo. Então como sempre vamos aos positivos, negativos e o que eu vou fazer para corrigir os problemas. 

    O positivo. - As mudanças feitas na questão de melhorias, ajustes do tabuleiro e das cartas no mercado foram positivas, ainda precisa de mais testes, mas senti que o que foi alterado melhorou. Os jogadores começaram com mais recursos assim fazendo a partida fluir mais rápido. Os personagens realmente são essenciais ao jogo, deixando tudo mais dinâmico.

    Agora ao negativo, acho que aqui está o interessante. Primeiro com relação ao descanso. Mesmo reduzindo o número de ações disponíveis nessa ação, ela ainda assim foi abusada durante a partida. Não foi tanto culpa do descanso em si, e sim por causa da sabotagem, mas mesmo assim não é interessante para o jogo que os jogadores fiquem descansando a toda oportunidade. Por este motivo resolvi que os jogadores terão um número limitado de descansos durante a partida. Então vou criar um token que os jogadores vão ter e usar quando realizarem o descanso, acabou os tokens acabou os descansos. Eu pensei em dois liberados no início da partida, e outros dois liberados assim que o jogador chega nos últimos dois passaportes. 

    Outro ponto que precisa ser alterado é a regra de Sabotagem. Não dá de deixar como está. Hoje há uma ação que dá uma carta de sabotagem para todos os oponentes e isso precisa ser alterado. Durante o teste um dos jogadores utilizou um personagem que pode trocar o efeito do evento comprado para ganhar um ponto de fama e dar uma carta de sabotagem a cada oponente. O problema foi a frequência com que isso ocorreu... Não tanto pela interação, mas a distribuição com frequência de sabotagem para todo mundo fez com que a partida demorasse muito... Então todas as cartas que interagem com sabotagem vão precisar ser revistas, assim como a regra. Não penso em nada muito drástico, mas o efeito que dá uma carta de sabotagem para cada oponente será trocado para Dê uma carta de sabotagem para um oponente que ainda não tenha uma (ou que menos tenha). Assim mesmo que o efeito ocorra alguma vezes ele vai poder ser distribuído entre os jogadores. Se mesmo assim a sabotagem for um problema vou colocar um limite de 2 cartas de sabotagem. Para dois jogadores já acho que essa limitação vai ser necessária. Com essas alterações já acho que a sabotagem vai estar sob controle. Não quero remover essas cartas completamente do jogo, mas não dá de deixar como está agora, não com a inclusão dos personagens. 

    Agora com relação aos personagens, bem como já disse os que mexem com sabotagens vão ser alterados, não tem o que fazer. Agora os outros testados somente um deles acho que vou precisar alterar, a Akiko está muito forte, o jogador usando ela ganhou com muita facilidade, o benefício de ganhar 2 de fama sempre que libera um passaporte é extremamente forte. E isso que ele praticamente não usou a primeira habilidade, que também é muito boa. Já os outros personagens testados senti que estão bons e equilibrados, mas preciso de mais testes.

    Bem gente, por hoje é isso. Parece que damos um passo pra frente e dois para trás. Mas é só impressão, o jogo hoje está muito melhor do que já esteve, e essas coisinhas são parte normal do processo. Queria muito não ter um jogo muito complexo, então vou tomar bastante cuidado para que essas mudanças não criem regrinhas chatas nem nada assim, tudo tem que fluir e ser coeso. Por hoje é isso, espero que estejam achando interessante e tenham um ótima dia. 

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
    avatar
    Radiated16/11/23 11:16
    Radiated » 16/11/23 11:16

    Bom dia pessoal, eu aqui novamente para informar como anda o desenvolvimento do meu segundo jogo o Volta ao mundo em 80 dias - A grande corrida! Primeiro eu quero dizer que não explico regras muito bem... O que é um problema rs. Tanto para a divulgação do jogo, quanto para quem vai testar. Na minha cabeça as coisas fazem sentido, mas sei lá. Preciso trabalhar nisso, pois o jogo não é complexo. 

    Agora deixando isso de lado, ontem rolou mais um teste do jogo com pessoas que nunca haviam jogado ele antes. E foi escolhido que o jogo ocorreria sem nenhum tipo de assimetria, pois queriam primeiro aprender as regras mesmo. E fico feliz em dizer que o jogo seguiu muito bem com poucos problemas. O tamanho atual do tabuleiro é algo que eu achei que estava bom, mas não está me satisfazendo, acho que ele precisava ser um pouco maior. Sei que isso encareceria muito o valor final do jogo, pois deixaria de ser num tamanho padrão para entrar em um personalizado (segundo a ludenslab), mas talvez seja necessário. O tamanho atual é jogável, mas uma boa visualização das rotas é essencial para a partida, sem falar que não ficaria tudo amontoado. Então estou questionando a empresa para saber qual se é possível aumentar e continuar utilizando o mesmo tamanho de caixa. 

    Voltando ao teste, como disse tudo correu bem, o novo balanceamento das cartas está funcionando corretamente, não senti que nenhuma carta está mais fraca ou mais forte. No entanto eu acho que as cartas que são iguais dos dois lados devem ser removidas ou alteradas. Elas acabam não sendo tão interessantes, você não precisa ficar pensando nelas ao fazer sua estratégia, elas estando numa boa posição você pode esquecer. Como o jogo já não é muito complexo acho que isso é um desperdício, preciso que o jogador se engaje mais na hora manipular seu tableau para realizar o movimento. Ainda não sei o que faria ou como ficaria, mas vou pensar nisso. Hoje há 12 cartas de trem e barco, e somente 5 cartas que de um lado é trem e do outro barco. Então acho que isso podia ser alterado, aumentar um pouco deixar 10, 10, e 9. Ou pelo menos 11, 11 e 7. 

    Como o jogo foi jogado sem assimetria nenhuma eu não consegui testar as mudanças nos personagens e nas cartas de sabotagem, então não tenho atualizações sobre isso, mas acredito que estão ok. E quanto a partida, ela terminou em empate, dois jogadores ficaram com 77 dias e a regra de desempate foi utilizada pela primeira vez. Ganhou o jogador com maior fama. Um dos jogadores não conseguiu fechar 80 dias por pouco. Infelizmente muita gente não percebe o enorme erro que é tentar atravessar o Pacífico no início da partida, quando você mal tem cartas de desconto. Caso e o jogador tivesse feito a rota pelo outro lado teria sido melhor e com certeza teria fechado antes de 80 dias. 

    Quanto ao tempo que os jogadores terminar o jogo, dois deles terminaram com um turno de diferença. Já o último precisou de pelo menos mais 3 turnos para finalizar a volta. Pra mim isso é bom, quer dizer que todos terminam meio que juntos, mesmo com estratégias e caminhos distintos, e isso me deixa feliz. 

    Bem gente por hoje é isso, espero que estejam achando interessante. E qualquer coisa só entrar em contato. Bom dia pra todos. 

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
    avatar
    Radiated23/01/24 15:41
    Radiated » 23/01/24 15:41

    Boa tarde pessoal, eu aqui novamente para comentar um pouco sobre como anda o desenvolvimento do meu jogo A Volta ao mundo em 80 dias - A grande corrida! 
    Esse final de ano foi importante para ajustar alguns pontos nos personagens, e mesmo assim não sei se eles estão ainda bem balanceados. Só com mais jogos para ter essa certeza. 

    Além de mexer nos personagens eu finalmente fechei os componentes do jogo. Agora tenho a quantidade exata de todos os componentes. Deu muitas fichas, e teria dado até mais, porém fiz uma redução para diminuir os custos, coisa pouca. Agora os jogadores não possuem mais 4 fichas de descanso, somente uma que vai no tabuleiro, os contadores de descanso substituí por um token de plástico. Não é bem o que eu queria, mas não é algo que vai prejudicar o jogo.  

    Agora no início de janeiro eu passei os arquivos do jogo para a empresa responsável pela impressão, a Ludenslab e eles solicitaram algumas mudanças para deixar tudo ok. O valor final de um único jogo deu +/- R$400. O que me deixou até feliz, pois imaginava que ia sair mais caro, afinal o jogo possui um tabuleiro grande e 4 tabuleiros de jogador. 

    Assim que eu tiver novidades do protótipo pronto vou fazer um vídeo mostrando como ficou. Estou bem empolgado e espero que fique muito legal. 

    Por hoje é isso, só queria mesmo dar uma atualizada em como estão as coisas. Se alguém estiver por Joinville ou região e quiser conhecer o jogo basta dar um toque.

    1
  • Radiated
    244 mensagens MD
    avatar
    Radiated30/01/24 14:27
    Radiated » 30/01/24 14:27

    Boa tarde pessoal, eu aqui novamente com as atualizações sobre como anda o desenvolvimento do meu jogo A volta ao mundo em 80 dias - A grande corrida! O protótipo já está sendo produzido e deve ser enviado entre essa e a próxima semana. Enquanto isso eu estou fazendo o manual, tendo fazer já uma versão que possa ser final. Porém não sei se estou feliz com o tamanho que escolhi. Como a caixa é meio grande dava de fazer um manual grande, mas o template que estou usando é 9x12cm +/- então é menor. Bem por enquanto estou fazendo assim, e vou manter assim até ter ele impresso, se em mãos não gostar procuro outra versão. Agora o motivo do post é mostrar para vocês como está ficando. Ainda não tenho as páginas 4 e 5, que é o setup, mas só para ver como está não precisa também. Não foi postar tudo que tenho, só alguns exemplos.
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a9ad8_y445dm.pnghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6f55d_y445dm.pnghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/669ef_y445dm.pnghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e1a18_y445dm.png

    Por hoje é isso, espero que estejam achando interessante, qualquer dúvida só falar que respondo assim que possível. 

    1
  • Radiated
    244 mensagens MD
    avatar
    Radiated07/02/24 08:34
    Radiated » 07/02/24 08:34

    Bom dia pessoal, hoje só um post rápido para mostrar as primeiras imagens de como está ficando o protótipo do jogo. Espero que isso empolgue um pouco o pessoal que está minimamente interessado. Achei que ficou bonito, mais do que imaginava. Agora é esperar ser entregue.
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a067c_v6ohql.jpghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/84cb3_v6ohql.jpg

    Por hoje é só isso mesmo, o manual está indo bem, já tenho várias páginas concluídas, ainda no mesmo tamanho das que mostrei anteriormente. Assim que ele estiver pronto vou disponibilizá-lo em PDF. 
    Boa semana pra todos nós. 

    1
  • Radiated
    244 mensagens MD
    avatar
    Radiated16/02/24 16:34
    Radiated » 16/02/24 16:34

    Boa tarde pessoal. Terminei a versão quase final do manual. Fiquei bem satisfeito de como ficou, agora só falta imprimir e continuar testando e alterar os problemas que podem surgir. Para quem tiver curiosidade de ver como ficou ele já está disponível aqui na página do jogo. Se não fosse o carnaval eu já estaria com o protótipo em mãos para mostrar mais de como ficou, mas os correios estão uma lentidão por causa desse "feriado"... 

    Bem gente, por hoje é isso, espero que achem legal e tenham um ótimo final de semana. 

    0
  • Radiated
    244 mensagens MD
    avatar
    Radiated26/02/24 11:37
    Radiated » 26/02/24 11:37

    Bom dia pessoal. Enfim o manual ficou pronto e quando fui imprimir eu quase dei risada, ele ficou ridículo de pequeno. Então vou ter que trabalhar para deixar ele maior, provavelmente o tamanho final vai ser um manual em A5. O que me deixou contente é que eu consegui fazer o manual ficar legal em uma página tão pequena, com certeza vou conseguir deixar ainda melhor com mais espaço. 

    Alguns testes aconteceram desde que eu peguei essa nova versão do protótipo e fico feliz em dizer que o jogo está muito melhor com as mudanças feitas nos competidores e nas cartas em geral, mas ainda não está bom. Tive problemas em dois testes com jogadores com poucos movimentos, em foi pelo fato do jogador realmente andar pouco e o outro foi pelo jogador não ter conseguido por algum tempo cartas que façam ele pular casas. E essas situações eu já imaginava que iam ocorrer, e já tinham ocorrido, mas não tão exageradas. O que foi bom o que me fez botar para pensar em soluções simples para essas situações. Mas qual é o problema realmente?

    Então... O jogo é uma corrida, para isso precisa ter aquela vontade de avançar, ficar parado não deve ser uma escolha fácil de ser feita. É algo necessário, mas deve ter um custo, e no jogo hoje até tem, você perde um dia do seu tempo de viagem, mas isso se provou muito pouco. Principalmente somado ao fato que não há nenhum tipo de penalidade, além do critério de desempate, para os jogadores que terminarem depois. 

    O problema é como evitar que os jogadores fiquem muito tempo parados no mesmo lugar e incentivar a movimentação para que o jogo flua. Duas opções surgiram, uma eu até já tinha pensado e foi sugerida por mais de um tester e outra eu imaginei e é a que acho que vai ser implementada. A primeira opção é dar uma penalidade aos outros competidores quando um jogador completar a corrida. Assim você não vai querer ficar para trás, pois seu tempo vai piorar. Porém lá li e vi várias coisas sobre designer de jogos e esse tipo de punição aos jogadores nunca causa uma reação legal, e reduzir o tempo de viagem da pessoa só pelo fato dela ter terminado em primeiro parece pior ainda... Por esse motivo estou considerando fortemente a segunda opção. 

    A segunda opção é ter um aumento gradual nos dias que se passam quando o jogador fica um turno sem fazer um movimento. Não consigo pensar em nenhum motivo temático para isso fora exaustão dos competidores, então é com isso que vou trabalhar. Hoje eu uso um cubo para marcar a trilha de fama, o que mudaria é que esse cubo viraria um dado de seis lados e ele começaria no 1, assim que o jogador ficasse um turno sem se mover ele gastaria um dia, como acontece hoje, e aumentaria esse dado para 2. Então no seu próximo turno sem realizar uma ação de movimento ele gastaria dois dias e aumentaria o dado para 3 e isso ocorreria até chegar em 6 que seria o limite. 

    Dessa forma a pessoa pensaria duas vezes ao não fazer um movimento quando tiver que gastar três dias ou mais parado no mesmo local. E como ele faria para reduzir essa contagem de dias se chegasse em 6? Oras, se eu chamo de exaustão esse mecânica o melhor jeito de se livrar disso seria com o descanso. Então nada mudaria no descanso além de resertar esse contador quando fosse realizado. 

    Com essa mudança espero resolver dois problemas do jogo, o primeiro é o dos jogadores que preferem primeiro ficar melhorando o seu tableau para depois realizarem seus movimentos, o que não é o que desejo para o jogo, afinal não faz parte do espírito do livro, e o segundo é a falta de incentivo para terminar primeiro. 

    Segundo problema que precisa ser resolvido. O jogo está ainda se estendendo um ou dois turnos a mais do que deveria. Chega um momento que os jogadores estão satisfeitos com o tableau que fizeram e não querem fazer mais nada além de andarem. E não tem problema com isso, porém eu gostaria que isso não durasse muito. O que está ocorrendo hoje está quase ideal. Então pensei em algumas coisas que quero para deixar o jogo melhor e que vão melhorar essa questão também.

    Primeiro.

    Os ajudantes, 12 são muitos, eu tentei reduzir antes e não tinha conseguido, mas acho que precisa. Os ajudantes passivos vão sair, vou deixar 8 ajudantes e todos ativos, então 4 deles vão ser inutilizados por enquanto. com isso vou ficar com 4 cartas sobrando, duas delas vão ficar telégrafos novos, bem diferentes. Outras duas vão virar eventos. Porém esses eventos vão ser um pouco diferentes, não vão ser Eventos em si vão ser somente o símbolo de avançar mais um espaço ou dois espaços assim fazendo com o que avance aquele movimento, o que normalmente é bom se ele tiver cartas de descontos, ou terrível se não. 

    Essa mudança específica eu vou testar somente depois de ver o resultado da questão do jogador ir ficando exausto, mas é algo que vai ser feito eventualmente. 

    Outro ponto que vai ser alterado é a competidora Akiko, antes a habilidde dela estava muito forte, agora está fraca demais... E os jogadores não gostam de dar fama à outros jogadores. Com o competidor que dá desconto em cartas no mercado, mas ganha o dinheiro, não houve uma reação negativa, mas com a habilidade de Akiko sim. Então ela eu vou voltar a pensar em alguma habilidade diferente. É possível que outros competidores também tenham mudanças, mas ainda não sei, por enquanto somente ela eu sinto que precisa que algo seja feito. 

    Agora com relação a coisas mais simples, o tabuleiro individual de cada jogador vai ser um pouco alterado. A trilha de fama vai ter a estrela que simboliza a fama em algum ponto, para mostrar que as duas coisas estão ligadas de alguma maneira. E também vou ajustar umas frases. 

    Por enquanto é isso. Espero que outros testes ocorram e que o jogo melhore ainda mais. Mas de verdade, como está hoje já está legal. E espero que mais gente tenha a oportunidade de jogar. 

    Por hoje é isso, Fui! Uma boa semana pra vocês.

    1
  • Radiated
    244 mensagens MD
    avatar
    Radiated04/03/24 13:10
    Radiated » 04/03/24 13:10

    Bom dia pessoal, aqui novamente para continuar falando um pouco de como anda o desenvolvimento do meu jogo A volta ao mundo em 80 dias - A grande corrida! Esse final de semana ocorreu o primeiro teste comigo utilizando a regra que aumenta gradativamente o tempo que passa quando o jogador não realiza um movimento em seu turno. Fico muito feliz em reportar que foi um grande sucesso em fazer o jogo fluir. Só o fato de os jogadores saberem que cada vez mais ficaria pior ficar parado. Fez com que eles considerassem mais os turnos sem movimento, que ainda ocorreram, mas não com a mesma frequência que vinham ocorrendo. E isso vez o descanso ficar ainda mais importante e estratégico, afinal você só tem dois disponíveis no início do jogo, três com o aumento da fama e um quarto se conseguir pegar. 
    Então isso fez com que o jogo tivesse mais movimentos e terminasse mais rápido. Que era o que eu desejava. Porém eu preciso testar as novas cartas, somente essa mudança não é o suficiente para deixar tudo certo como precisa. 

    Alguns competidores não estão legais. Akiko está realmente muito fraca. E preciso reduzir significativamente o número de ajudantes no baralho de movimento para 8, e não 12 como está agora. Com 12 em um momento do jogo sempre acaba tendo ajudantes demais no mercado e cartas de movimento de menos, então isso precisa mudar. Já criei as cartas que vão substituir esses 4 ajudantes, dois telégrafos novos, mais focados em final de jogo, que não dão fama, e dois balões. 

    Se mesmo depois dessas mudanças o jogo ainda não estiver terminando um pouco mais rápido do que está ocorrendo agora vou ter que mexer no tabuleiro. O número de dias no total está perfeito, mas o número de casas está uns 2 a mais do que o ideal por rota (talvez).

    Além disso o número de moedas do jogo para 4 jogadores não é o suficiente, o tempo todo temos que ficar fazendo trocas, então vai ser necessário ter mais impressões de fichas de 1. 

    Pelo menos sei que o jogo está chegando  nos finalmentes. Ele está já bem redondo, só precisando terminar um pouco antes, ajustar algumas cartas e componentes, mas de regras mesmo, com essa última mudança, acredito que está finalizado. 

    Bem gente, por hoje é isso. Espero que estejam achando interessante, tenham uma ótima semana.

    2
Responder
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5(current)
  • 6
  • 7
  • 8
A Volta ao Mundo em 80 Dias - A Grande Corrida! - Desenvolvendo um jogo sobre a Volta ao Mundo em 80 dias
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.