Bom dia pessoal. Enfim o manual ficou pronto e quando fui imprimir eu quase dei risada, ele ficou ridículo de pequeno. Então vou ter que trabalhar para deixar ele maior, provavelmente o tamanho final vai ser um manual em A5. O que me deixou contente é que eu consegui fazer o manual ficar legal em uma página tão pequena, com certeza vou conseguir deixar ainda melhor com mais espaço.
Alguns testes aconteceram desde que eu peguei essa nova versão do protótipo e fico feliz em dizer que o jogo está muito melhor com as mudanças feitas nos competidores e nas cartas em geral, mas ainda não está bom. Tive problemas em dois testes com jogadores com poucos movimentos, em foi pelo fato do jogador realmente andar pouco e o outro foi pelo jogador não ter conseguido por algum tempo cartas que façam ele pular casas. E essas situações eu já imaginava que iam ocorrer, e já tinham ocorrido, mas não tão exageradas. O que foi bom o que me fez botar para pensar em soluções simples para essas situações. Mas qual é o problema realmente?
Então... O jogo é uma corrida, para isso precisa ter aquela vontade de avançar, ficar parado não deve ser uma escolha fácil de ser feita. É algo necessário, mas deve ter um custo, e no jogo hoje até tem, você perde um dia do seu tempo de viagem, mas isso se provou muito pouco. Principalmente somado ao fato que não há nenhum tipo de penalidade, além do critério de desempate, para os jogadores que terminarem depois.
O problema é como evitar que os jogadores fiquem muito tempo parados no mesmo lugar e incentivar a movimentação para que o jogo flua. Duas opções surgiram, uma eu até já tinha pensado e foi sugerida por mais de um tester e outra eu imaginei e é a que acho que vai ser implementada. A primeira opção é dar uma penalidade aos outros competidores quando um jogador completar a corrida. Assim você não vai querer ficar para trás, pois seu tempo vai piorar. Porém lá li e vi várias coisas sobre designer de jogos e esse tipo de punição aos jogadores nunca causa uma reação legal, e reduzir o tempo de viagem da pessoa só pelo fato dela ter terminado em primeiro parece pior ainda... Por esse motivo estou considerando fortemente a segunda opção.
A segunda opção é ter um aumento gradual nos dias que se passam quando o jogador fica um turno sem fazer um movimento. Não consigo pensar em nenhum motivo temático para isso fora exaustão dos competidores, então é com isso que vou trabalhar. Hoje eu uso um cubo para marcar a trilha de fama, o que mudaria é que esse cubo viraria um dado de seis lados e ele começaria no 1, assim que o jogador ficasse um turno sem se mover ele gastaria um dia, como acontece hoje, e aumentaria esse dado para 2. Então no seu próximo turno sem realizar uma ação de movimento ele gastaria dois dias e aumentaria o dado para 3 e isso ocorreria até chegar em 6 que seria o limite.
Dessa forma a pessoa pensaria duas vezes ao não fazer um movimento quando tiver que gastar três dias ou mais parado no mesmo local. E como ele faria para reduzir essa contagem de dias se chegasse em 6? Oras, se eu chamo de exaustão esse mecânica o melhor jeito de se livrar disso seria com o descanso. Então nada mudaria no descanso além de resertar esse contador quando fosse realizado.
Com essa mudança espero resolver dois problemas do jogo, o primeiro é o dos jogadores que preferem primeiro ficar melhorando o seu tableau para depois realizarem seus movimentos, o que não é o que desejo para o jogo, afinal não faz parte do espírito do livro, e o segundo é a falta de incentivo para terminar primeiro.
Segundo problema que precisa ser resolvido. O jogo está ainda se estendendo um ou dois turnos a mais do que deveria. Chega um momento que os jogadores estão satisfeitos com o tableau que fizeram e não querem fazer mais nada além de andarem. E não tem problema com isso, porém eu gostaria que isso não durasse muito. O que está ocorrendo hoje está quase ideal. Então pensei em algumas coisas que quero para deixar o jogo melhor e que vão melhorar essa questão também.
Primeiro.
Os ajudantes, 12 são muitos, eu tentei reduzir antes e não tinha conseguido, mas acho que precisa. Os ajudantes passivos vão sair, vou deixar 8 ajudantes e todos ativos, então 4 deles vão ser inutilizados por enquanto. com isso vou ficar com 4 cartas sobrando, duas delas vão ficar telégrafos novos, bem diferentes. Outras duas vão virar eventos. Porém esses eventos vão ser um pouco diferentes, não vão ser Eventos em si vão ser somente o símbolo de avançar mais um espaço ou dois espaços assim fazendo com o que avance aquele movimento, o que normalmente é bom se ele tiver cartas de descontos, ou terrível se não.
Essa mudança específica eu vou testar somente depois de ver o resultado da questão do jogador ir ficando exausto, mas é algo que vai ser feito eventualmente.
Outro ponto que vai ser alterado é a competidora Akiko, antes a habilidde dela estava muito forte, agora está fraca demais... E os jogadores não gostam de dar fama à outros jogadores. Com o competidor que dá desconto em cartas no mercado, mas ganha o dinheiro, não houve uma reação negativa, mas com a habilidade de Akiko sim. Então ela eu vou voltar a pensar em alguma habilidade diferente. É possível que outros competidores também tenham mudanças, mas ainda não sei, por enquanto somente ela eu sinto que precisa que algo seja feito.
Agora com relação a coisas mais simples, o tabuleiro individual de cada jogador vai ser um pouco alterado. A trilha de fama vai ter a estrela que simboliza a fama em algum ponto, para mostrar que as duas coisas estão ligadas de alguma maneira. E também vou ajustar umas frases.
Por enquanto é isso. Espero que outros testes ocorram e que o jogo melhore ainda mais. Mas de verdade, como está hoje já está legal. E espero que mais gente tenha a oportunidade de jogar.
Por hoje é isso, Fui! Uma boa semana pra vocês.