Post original: https://www.boardseyeview.net/post/kokopelli
Publicado pela Queen Games,
Kokopelli é essencialmente um jogo de cartas, mas existem tabuleiros que são usados para representar a aldeia de cada jogador: os quatro espaços em que eles estarão jogando cartas. Há uma fina camada de tema sobre cerimônias tribais, mas você não precisa se preocupar com isso. Dos 16 fornecidos, você escolhe aleatoriamente os 10 poderes com os quais jogará e cada jogador monta seu próprio baralho individual composto por três cartas para cada poder mais seis cartas Kokopelli, que contam como curingas. Cada jogador está, portanto, jogando com seu próprio baralho de 36 cartas.

Todos os jogadores têm uma mão de cinco cartas (o tamanho máximo da sua mão: se você terminar seu turno com mais de cinco cartas, você deve descartar o excedente no fundo da sua pilha de compra). No seu turno, você realiza duas ações das cinco disponíveis e pode realizar a mesma ação duas vezes: comprar uma carta; abrir uma cerimônia; jogar uma carta para uma cerimônia existente; cancelar uma cerimônia ou trocar cartas (coloque as cartas da sua mão no fundo do seu baralho de compras e compre o mesmo número de novas cartas).
Para abrir uma cerimônia você joga uma carta para um espaço vazio em sua aldeia. A carta não pode corresponder a nenhuma das cartas já existentes ou em qualquer um dos dois espaços das aldeias dos seus vizinhos imediatos. Uma vez que uma cerimônia foi aberta (ou seja: você iniciou uma coleção), você ganha o poder que acompanha essas cartas. Você retém esse poder o tempo todo em que o conjunto permanece aberto e pode ter até quatro poderes em jogo juntos. Você perde um poder quando o conjunto é concluído (geralmente quando uma quarta carta é jogada para ele), mas também tem um incentivo para completar seu conjunto porque ganha pontos de vitória, principalmente por ser o primeiro e o segundo a completar a cerimônia desse poder. Há circunstâncias em que você pode simplesmente querer cancelar uma cerimônia (descarte-a, mesmo que ainda esteja incompleta); por exemplo, para abrir outra cerimônia que pode ser mais útil para você.
Se isso fosse tudo o que há em
Kokopelli, já seria um jogo interessante o suficiente, mas o designer Stefan Feld não parou por aqui. Os jogadores podem jogar cartas não apenas para sua própria aldeia, mas também para os dois espaços mais próximos a eles em cada uma das aldeias vizinhas. Isso significa que um oponente pode jogar uma carta que encerra sua cerimônia para privá-lo do poder e até roubar a maior parte dos pontos para sua conclusão. Completar a cerimônia de um oponente também pode permitir que você abra a mesma cerimônia em sua própria aldeia... De repente, Kokopelli se torna um jogo altamente interativo de "Toma Essa", onde os jogadores são forçados a tomar decisões de forçar sua sorte: se eu jogo uma terceira carta na minha cerimônia, estou correndo o risco de que meu vizinho consiga fechar o conjunto e levar os pontos...
Kokopelli leva de 2 a 4 jogadores, embora pelas partidas aqui no Board's Eye View, o jogo está no seu melhor em três jogadores. Gostamos da arte de Markus Erdt. A caixa é maior do que precisa ser, mas a produção é do alto padrão que esperamos da Queen Games.
Adoramos a maneira como os jogadores são capazes de construir seus poderes extras, mesmo aqueles que vêm e vão no decorrer do jogo. Gostamos do ato de equilíbrio entre construir poderes que otimizam seus turnos e completar conjuntos para ganhar pontos, e gostamos da interação inteligente entre jogadores. Como você não usa todos os poderes em todas as partidas, há potencial para muita variedade, e as partidas são jogadas rapidamente - cerca de 40 minutos - até porque há um bônus de 5 pontos por ser o primeiro a esgotar suas 36 cartas do baralho.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.