Jogos de Tetris e meu Top 5
Tetris, criado por Alexey Pajitnov em 1984, é com certeza a maior referência de jogo usando poliminós que existe. Tetris, mais especificamente, usa tetraminós, uma forma geométrica plana formada por quatro quadrados colocados ortogonalmente adjacentes e que são pertencentes ao grupo dos poliminós. Além dos tetraminós, o grupo dos poliminós também contém formas com outros tamanhos, entre eles temos os dominós, os triminós e o pentaminós, com dois, três e cinco quadrados respectivamente. Esses são os tamanhos mais utilizados na criação de quebra-cabeças ou jogos usando poliminós. O termo “poliminó” (“polyomino”, em inglês) só foi criado em 1953, pelo engenheiro e professor Solomon W. Golomb.
No entanto, quebra-cabeças usando poliminós já existem desde o começo do século 20. O primeiro registro que existe de um quebra-cabeça usando todas as doze formas de pentaminós, mais um tetramino, vem do livro The Catenbury Puzzle, publicado em 1907. O livro trás o quebra-cabeça “The Broken Chessboard” (“O tabuleiro de Xadrez quebrado”, em tradução livre) onde você precisa usar todas os treze poliminós para reconstruir um tabuleiro de xadrez que foi destruído pelo príncipe Henry após perder várias partidas para Louis, o Delfim de França (algo que supostamente aconteceu mesmo).

(The Broken Chessboard - The Catenbury Puzzle, 1907)
Por volta de 1937, a revista Fairy Chess Review publicava quebra-cabeças usando poliminós e o tabuleiro de xadrez. Um dos mais populares quebra-cabeças da FCR usava pentaminós e a ideia era cobrir um tabuleiro de xadrez deixando somente 4 quadrados descobertos. Em 1958 uma análise de computador registrou 68 formas de resolver o quebra-cabeça deixando quatro quadrados vazios no centro.
(Fairy Chess Review)
O primeiro jogo de tabuleiro (conforme registro bgg) com poliminós foi o Pan-Kai, de Alex Randolph, em 1960. É um jogo para duas pessoas onde os jogadores competem para preencher primeiro um tabuleiro de 10x10. Até hoje, o mecanismo “cobertura de grade” acompanha a maioria dos jogos que usam poliminós. Inúmeros jogos de mesa modernos adotam poliminós de diversas formas, de jogos familiares a jogos com peso estratégico maior. Patchwork e New York Zoo são exemplos de jogos que usam poliminós para preencher grades, com outros mecanismos em volta. Outra forma bastante comum de usar essas peças é em jogos de construção de padrão, como Recto Verso, Tuki ou Team 3, que usam poliminós em três dimensões. Já no Era Medieval e em Tapestry, os poliminós são miniaturas de estruturas bem detalhadas que o jogador precisa usar para construir sua civilização. Do outro lado, Second Chance, Brikks e Zombicide Gear Up são exemplos de jogos que não tem peças, elas são desenhadas pelo jogador a fim de pontuar mais ou até mesmo matar zumbis. Dentro de jogos mais pesados, o quebra-cabeça sobre otimização de espaço e antecipação dos poliminós pode assumir porções menores, mas importantes, da estratégia. Em Um Banquete a Odin as peças represetam a prosperidade da vila viking, enquanto que em Merchants of The Dark Road o tetris proporciona um mini game de organização de inventário.
Desde de 1984 Tetris de Pajitnov já vendeu mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo e hoje só fica atrás de dois fenômenos modernos dos jogos digitais: Minecraft e GTA. É por isso que nesse artigo eu chamo os meus queridos jogos com poliminós de jogos de “Tetris”.
Abaixo eu listo meus 5 jogos de tetris favoritos. Mas antes gostária de fazer as seguintes
menções honrosas: Project L, Patchwork, Tiny Towns, Cartográfos, New York Zoo, Arraial, Brikks, Silver & Gold.
Um jogo legacy cujo a mecânica principal é o preenchimento de grade, mas cada novo episódio adiciona novas regras de pontuação e assim vão modificando o jogo em pequenas doses de novos mecanismos. Um dos melhores jogos de Reiner Knizia.
Você precisa salvar o máximo de gatos que puder, mas preencher o navio e ainda conseguir pontuar as melhores cartas de aprendizado não é fácil. O jogo mistura draft de cartas e peças com o preenchimento da grade. Para atingir a maior pontuação, o jogador precisar encontrar sinergia entre as cartas de aprendizado que baixou e as regras de pontuação base, fazendo de cada partida um desafio razoavelmente diferente.
Os jogadores constroem seus parque de diversões usando algumas das peças de tetris mais bonitas que eu já vi, que representam as atrações. Mas não é tudo, já que além do tetris existe uma outra colocação de peças que são os lotes, os lotes definem onde você pode construir suas atrações e também a rota dos visitantes. Você precisa planejar as melhores rotas para fazer com que os visitantes passem pelo maior número de atrações, já que atrações não visitadas são desconsideradas durante a pontuação.
Um jogo fenomenal e que apesar da aparência é na verdade um jogo bem simples e elegante. Os jogadores precisam tornar um planeta habitável, e para isso precisam preencher a superfície do planeta usando peças de tetris adquiridas da estação espacial SUSAN. SUSAN na verdade é um componente que gira no centro de mesa para determinar quais peças o jogador pode usar naquela rodada. Cada peça colocada avança nas trilhas dos quatro recursos do jogo, que liberam benefícios ao jogador e dão acesso as habilidades da sua corporação. Toda a experiência é muito bem pensada, começando pela produção excepcional e regras limpas que garantem uma ótima usabilidade ao jogo, tornando ele viciante e com bastante conteúdo para explorar.
Uwe Rosenberg é responsável por vários jogos de tetris que estariam nessa lista se ela fosse maior. Mas eu escolhi o Odin por ser meu jogo favorito do autor (e talvez meu jogo solo favorito). Um Banquete a Odin é um jogo que transforma sua mesa em um jogo de mundo aberto, existem muitos caminhos para escolhar e diversas coisas diferentes para experimentar, mas tudo isso no final é para conseguir as melhores peças de tetris para preencher sua vila viking e evitar uma indigestão de pontos negativos. É difícil entender Um Banquete a Odin sem joga-lo pelo menos algumas vezes, porque a heurística do jogo não é nada simples e , mesmo após várias partidas, eu me pego pensando em coisas que posso fazer para ir mais longe.
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Galera, vocês tem gostam de jogos de tetris? Comentem ai seus favoritos! Tem fraco por algum mecanismo em particular?
Se você gostou desse texto (e mesmo se não gostou) talvez você goste de conferir no site do Covil dos Jogos meu texto sobre o game designer Phil Walker Harding em
Os Melhores jogos de Phil Walker-Harding
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Um abraço a todos e desejo a vocês muitas risadas nas jogatinas!