O amargo da vida existe e assoma porque hesitamos em lutar a batalha até o último fim depois de havermos realisado que Verdade é Deus e Deus é Vitória.
-Sri Chinmoy, Flame-Stars and Flame-Worlds
O que interessou
Um dos solos mais bem recomendados (mas jogável até três), resolução de crises e o tema da Batalha de Stalingrado, a maior da Segunda Guerra Mundial.
Como funciona
Você chama soldados, busca armas, posiciona-os dentro do prédio que está defendendo, coloca minas, sobrevive a bombardeios e artilharia e denta deter o avanço das tropas alemãs. Você tem pontos de ação limitados e precisa definir o que é mais importante em cada rodada. Então a artilharia e ataques aéreos (que podem vir do deck de cartas ou podem ser jogados por outros jogadores) tentam destruir suas comunicações, suprimentos, hospitais, defesas anti-aéreas, etc. A Wehrmacht avança com seus tanques e infantaria e artilharia em Stalingrado, como num jogo de tower defense. Depois, você planeja e recebe suprimentos.



(acima, a "Casa do Pavlov", as defesas e suprimentos, e o avanço da Wehrmacht sobre a Casa do Pavlov)
Tema
Você comanda um punhado de soldados soviéticos dentro de uma casa que tem localização estratégica para deter o avanço alemão em Stalingrado, numa batalha que durou cinco meses e destruiu praticamente tudo na cidade. Stalin deu ordens para não perderem Stalingrado de forma nenhuma. O número de mortos foi de mais de dois milhões.
Pavlov é o sargento agora encarregado do comando da 13th Guards Rifle Division, que conseguiram se estacionar no melhor local possível para a defesa. O avanço da Alemanha sobre a União Soviética e, indiretamente, da Segunda Guerra, está em simbolicamente e, em parte, materialmente nas suas mãos.
Densidade
É um jogo médio.
Setup
Médio.
Interação
O jogo é solo, mas pode ser jogado com até três pessoas, cada uma das outras duas usando um baralho de cartas (nesse caso, ao invés de aparecerem cartas aleatórias, os jogadores é que escolhem).
Andamento
Bem rápido.
Regras
O manual é um pouco comprido e tem diversos detalhes, no estilo wargame. Mas não é difícil.
Produção
Boa, apesar de levemente caseira (o jogo é de 2011 e de baixa tiragem).
Partidas
Umas três partidas solo e duas em três jogadores.
Conclusão final:
Gostei bastante. Gostei mais de jogar em três pessoas do que solo, apesar do solo ser muito bom. É bem legal conseguir pegar armas novas, posicionar seus soldados nas esquinas do prédio (onde podem atingir mais alvos, mas também serem atingidos por mais alvos.
Sobre esta série de mini-reviews:
Esses reviews vão ser sempre baseados em primeiras impressões, pois é justamente como gostamos de jogar por aqui: se o jogo é muito bom, jogamos mais vezes; se não encanta de primeira, é vendido/trocado. Preferimos buscar jogos que nos encantam já na primeira tentativa do que investir tempo e experiências tentando descobrir se aprenderemos a gostar de um jogo que não se demonstrou inicialmente promissor. A vida é curta!